28. 07. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

WhatsApp Oficial: vale a pena economizar e utilizar uma versão alternativa?

WhatsApp Oficial: vale a pena economizar e utilizar uma versão alternativa?

Quando o assunto é economia, muitas empresas buscam por versões alternativas de produtos. Mas, será que vale a pena reduzir custos e investir em um modelo desconhecido no mercado? ? 

No blog post de hoje, vamos explicar porque a sua empresa precisa ter a melhor versão do WhatsApp, o mais rápido possível! Vem com a gente e descubra. 

Conheça as versões do WhatsApp  

Antes de tudo, você precisa entender que o WhatsApp possui três versões disponíveis no mercado: WhatsApp Convencional, WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business.   

Nesse sentido, o WhatsApp Convencional é direcionado para o uso pessoal dos usuários e pode ser baixado de forma gratuita. Com ele, é possível enviar e receber mensagens de texto ou voz, e muito mais. 

Já o WhatsApp Business, outro formato gratuito, é voltado para contas comerciais. Por meio dele, as instituições podem se comunicar com seus clientes de forma rápida e personalizada. ?  

Porém, mesmo com muitos recursos, essa versão possui limitações. Por exemplo, com ela não é possível automatizar mensagens em massa ou atender várias pessoas ao mesmo tempo.   

Em outras palavras, o WhatsApp Business é indicado para empresas que possuem um fluxo reduzido de atendimento.  

Mas, qual modelo de WhatsApp é o mais completo, então?  

O WhatsApp Business API, sem dúvida, é a versão mais profissional do aplicativo, que oferece diversas funcionalidades extras. 

Nesse sentido, ele é indicado para empresas que desejam ter uma boa performance no ambiente on-line, escalando o atendimento, bem como as vendas. 

A API é uma interface de linguagem de programação que possibilita a troca de informações entre sistemas. Por meio dela, é possível realizar a integração com diversos softwares, tais como: CRMs, chatbots, plataformas omnichannel e muito mais. 

Em outras palavras, essa versão do WhatsApp é ideal para ter um gerenciamento de contatos mais eficaz e gerar mais conversas. Afinal, na era do comércio conversacional, criar interações é fundamental para manter o público conectado e fidelizado. 

WhatsApp Oficial - marketing conversacional

Quais problemas posso ter se optar por uma versão alternativa? 

O WhatsApp Business API ou WhatsApp Oficial, como é conhecido, é um formato pago. Muitas empresas, na tentativa de economizarem, acabam optando por modelos desconhecidos.  

Aí que mora o problema. Afinal, tal situação pode gerar muita dor de cabeça e acabar, inclusive, com a reputação da sua marca. Confira, os danos: 

  • Número banido/bloqueado: violar a Política do WhatsApp pode fazer com que o seu número seja bloqueado por um determinado tempo, ou até mesmo, de forma permanente.  
  • Delay de mensagens: as mensagens nas plataformas não oficiais tendem a chegar com atraso, e isso pode prejudicar o seu relacionamento com o cliente. 
  • Problemas com a LGPD: sem uma API oficial, os dados dos usuários ficam desprotegidos e podem ser vazados.  
  • Instabilidade no sistema: nas versões não oficiais, alterações no código-fonte são constantes, o que pode deixar o sistema lento e instável.  

Como você pode ver, o prejuízo é certo. Então, confira a seguir, 3 motivos principais para aderir a versão oficial da API do WhatsApp Business. 

3 motivos para a sua empresa investir no WhatsApp Oficial  

Preparado para revolucionar as vendas do seu negócio? Agora, anote 3 justificativas para implementar a API do WhatsApp Business no atendimento da sua empresa! ?  

1 – Envio de mensagens em larga escala  

Com a API do WhatsApp, é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente e fortalecer a sua estratégia comercial por meio do envio de mensagens em massa. 

Dessa forma, você pode enviar segunda via de boleto, lembretes de pagamento, status do pedido e, ainda, conteúdos respondendo a dúvidas frequentes.  

E não é só isso, a API do WhatsApp permite a automatização do atendimento com chatbots. O que facilita a interação com o usuário 24 horas por dia! ? 

Esse envio de mensagens em larga escala promove uma dinâmica de engajamento perfeita. Principalmente, quando se trata da fidelização de clientes no ambiente conversacional. O que é ótimo. 

2 – Vários atendentes em um único número  

Uma versão alternativa do WhatsApp não melhora o seu atendimento com os clientes. Pelo contrário, o usuário pode aguardar um longo tempo antes de ser atendido.  

A API garante a sua empresa uma quantidade ilimitada de atendentes no mesmo número. Assim, você consegue conectar mais pessoas em menos tempo. Demais, né? ?  

Desse modo, é possível aumentar a produtividade da equipe e ter mais destaque no mercado com um atendimento automatizado e ágil. Acredite, o seu cliente só tem a ganhar!  

3 – Redução dos riscos de bloqueio e perda do número  

Imagine a cena: a sua empresa tem o número bloqueado e perde todos os contatos de uma lista importante de leads. O que você faria?  

Pois, saiba que essa terrível situação pode ser evitada com o WhatsApp Oficial. Afinal, um número banido representa um grande prejuízo para a sua empresa. ?  

Além disso, uma versão pirata favorece a perda de dados, falhas na segurança, e até mesmo, a suspensão da conta.  

Nesse sentido, o WhatsApp possui diretrizes que garantem a privacidade dos usuários, conforme a LGPD. No entanto, isso não ocorre quando você utiliza uma API não oficial.  

Portanto, anote a dica! Invista na versão oficial e aumente a autoridade da sua empresa no mercado. Afinal, alguns recursos e atualizações são restritos, apenas, a versão original.  

WhatsApp Oficial - LGPD

O que devo fazer para ter a API do WhatsApp Oficial na minha empresa?  

Antes de tudo, para ter acesso a API do WhatsApp e a um mundo de vantagens, você precisa ter uma conta verificada. Nesse sentido, é preciso buscar uma empresa que seja provedora oficial, autorizada pela Meta.  

Sobretudo, para realizar a configuração dos dados, bem como todos os trâmites necessários para aquisição da conta. Logo depois, quando a conta for aprovada, a empresa ganhará um selo de verificação comprovando a autenticidade do perfil.   

Vale lembrar que esse selo é essencial para a reputação da marca, uma vez que transmite mais credibilidade para o público.  

Portanto, se você deseja implementar a versão oficial do WhatsApp na sua empresa, Falar com vendas da Code7 e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.   

Estamos prontos para melhorar o seu atendimento e acelerar as vendas do seu negócio! ? 

 


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]