O Instituto Ronald McDonald faz parte de uma organização global, presente em mais de 60 países, e tem como objetivo atuar em prol do câncer infantojuvenil. No Brasil, a Organização sem Fins Lucrativos (ONG) existe há mais de 23 anos. Ela se destaca por desenvolver um trabalho de apoio às famílias que estão passando pelo tratamento da doença em diversos estados brasileiros.
Dentre os programas oferecidos, estão:
- Casa Ronald McDonald – acolhe pacientes que estão em tratamento fora de suas cidades. Oferece gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte, suporte psicossocial para crianças, adolescentes e seus acompanhantes.
- Espaço da Família Ronald McDonald – proporciona conforto e acolhimento dentro das unidades médicas para adolescentes e crianças em tratamento de câncer e aos familiares que os acompanham. As ações promovidas tornam o processo menos desgastante e ajudam a reduzir o abandono do tratamento.
- Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil – realiza capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e enfermagem para que possam identificar sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com antecedência.
- Atenção integral – essa frente visa destinar atenção total no combate ao câncer infantil e juvenil, antes, durante e após o tratamento. Sendo assim, oferece suporte completo envolvendo diversas áreas, desde a assistência médica até a social, beneficiando uma rede com mais de 60 instituições que atuam com oncologia pediátrica no Brasil.
Desafio do Instituto Ronald McDonald
Como foi mencionado, o instituto possui pontos de apoio em diversas regiões do país e atua com muitos projetos. Por isso, o conselho administrativo sempre buscou manter um relacionamento eficaz com toda a rede de parceiros, entre voluntários e doadores.
Contudo, devido ao crescimento das demandas e dos atendimentos prestados, eles notaram que esse contato, do jeito que estava sendo feito, não estava sendo objetivo e nem gerando bons resultados. Havia uma dificuldade em enviar mensagens para toda a base, sobre as campanhas, bem como fazer as solicitações de doações.
Tal situação, acabava impactando o dia a dia das ações sociais. Além disso, eles perceberam que não estavam conseguindo mensurar a performance dos eventos que eram realizados em prol da causa.
Nesse sentido, era necessário otimizar a comunicação, com boas ferramentas digitais, para melhorar as interações e ter meios de controlar as ações estratégicas.
Solução
Para resolver essa situação, o instituto Ronald McDonald fez uma pesquisa no mercado a fim de levantar quais soluções poderiam ser aplicadas no contexto apresentado.
Sendo assim, após analisar as possibilidades, eles optaram pelos módulos presentes na Plataforma Code7: Omni e WhatsApp Business API.
A escolha pela empresa, se deu por vários motivos. Primeiramente, pelo fato de a Code7 ser uma referência na área de atendimento digital e softwares conversacionais. Além disso, os cases de sucesso, já divulgados, contribuíram para a decisão final.
Porém, mais do que isso as ferramentas conseguiriam suprir as demandas levantadas. Ou seja, com o Módulo Omni seria possível ter uma comunicação mais centralizada. Dessa forma, o gerenciamento de contatos ficaria muito mais preciso. Sem contar que seria possível ter acesso ao histórico unificado de conversas, independente do canal, e à indicadores de desempenho.
Com relação ao WhatsApp, ele poderia ser utilizado para gerar mais engajamento, visto que o app é o mais utilizado no Brasil, conforme pesquisa da We Are Social e Hootsuite.
Resultados
O fato é que, após implementar as soluções, a gestão do relacionamento entre as várias unidades do instituto e os doadores passou a ser mais assertiva.
Por meio do WhatsApp, por exemplo, foi possível disparar mensagens em massa para públicos segmentados. O que contribuiu para a captação e conversão de novos apoiadores.
Além disso, o desempenho de cada ação planejada, pode ser acompanhado diretamente no Módulo Omni. Ou seja, eles passaram a ter acesso aos dados reais sobre cada atividade realizada em prol da causa. Sem contar, que a adoção dessas ferramentas digitais contribuiu para a criação de novas estratégias de engajamento.
A tecnologia foi implementada de acordo com as necessidades apresentadas pelo Instituto Ronald McDonald. Por isso, o resultado foi satisfatório e funcional.
Se você deseja intensificar as suas relações comerciais, fale com um especialista da Code7 e seja o próximo case de sucesso.
Descubra como podemos te ajudar a criar conexões reais com os seus clientes.