busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
Telefonia VoIP: conheça os desafios para as operações

Conheça os desafios da telefonia VoIP para as operações

Garanta mais qualidade e estabilidade para suas chamadas telefônicas. Conheça uma tecnologia alternativa à telefonia VoIP que pode ser a melhor solução para sua empresa.

#Relacionamento

17/06/2020 •

Compartilhe:

Com a evolução e popularização da tecnologia de banda larga, cada vez mais as pessoas e as empresas passaram a adotar novas soluções como o Skype, WhatsApp ou Facebook Messenger para fazer ligações telefônicas através da internet. Por trás desses aplicativos e softwares está a telefonia VoIP, uma das grandes tendências em ascensão na última década. 

O que é telefonia VoIP?

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol, em português Voz sobre Protocolo de Internet. Portanto, a telefonia VoIP significa uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz por meio de uma conexão de banda larga, pois ela transforma o sinal da voz em dados. Assim o áudio digital é transmitido em tempo real através da rede de internet ou de qualquer rede baseada no protocolo IP.

Com os avanços na capacidade e velocidade de transmissão de dados, a telefonia VoIP ganhou projeção e passou a ser cada vez mais utilizada por conta de vantagens como redução de custos, mais segurança com criptografia e a mobilidade. Porém, apesar desses atrativos, as chamadas telefônicas que utilizam a telefonia VoIP ainda apresentam uma série de desafios e problemas que podem afetar bastante a sua qualidade. 

Em muitos casos ela pode influenciar negativamente os resultados de uma operação de atendimento, vendas, cobrança ou suporte, por exemplo, através de uma experiência ruim do usuário . No final, isso pode ter um grande impacto nas taxas de conversão, retenção e fidelização do seu negócio. 

As desvantagens da telefonia VoIP

1) Menos qualidade das Chamadas

A qualidade das ligações feitas por meio da telefonia VoIP está diretamente ligada à qualidade e velocidade da rede de internet utilizada. Uma rede instável causa oscilações nas chamadas, cortes e quedas, bem como pode gerar ruídos e eco nas ligações. 

2) Mais atrasos

Tanto a velocidade de resposta do pacote de internet, quanto a decodificação de dados podem gerar atrasos e ecos nas chamadas telefônicas VoIP. Embora isso não impeça a realização de ligações, essa queda na qualidade e na experiência do usuário é mais uma desvantagem importante em relação à telefonia convencional.

Uma alternativa melhor 

Imagine a quantidade de oportunidades de negócio perdidas por conta de uma rede de telefonia VoIP instável e lenta? No final, você pode se ver gastando mais tempo resolvendo problemas técnicos, do que atendendo clientes e fazendo mais vendas, por exemplo. Para evitar isso, muitas empresas estão utilizando soluções de telefonia que incorporam o TDM, de Time Division Multiplex (Multiplexação por Divisão de Tempo, em português), uma tecnologia alternativa que potencializa a telefonia convencional agregando as vantagens das soluções digitais. 

As vantagens da telefonia TDM

1) Estabilidade

Graças a redundância de rede, a tecnologia TDM garante conexões melhores, ou seja, ligações telefônicas muito mais estáveis do que aquelas que utilizam telefonia VoIP.

2) Funcionalidade

O TDM não possui latência, problemas de compatibilidade de codec e agregação de artefatos de cancelamento de ruído implementados nos roteadores. Isso torna os sistemas de telefonia TDM bastante confiáveis na detecção de tons de comando de toque, garantindo a máxima funcionalidade para os recursos de voz.

3) Qualidade de Som

Com a evolução tecnológica do TDM, esse tipo de sistema praticamente eliminou problemas como estática, interrupção, "picotamento" e metalização do som e o popular fenômeno "voz no barril". O TDM oferece um som muito mais nítido e de qualidade insuperável.

4) Confiabilidade

Ao contrário da telefonia VoIP, com a tecnologia TDM não é preciso se preocupar com o tempo de inatividade na maior parte do tempo. O TDM não depende da disponibilidade da Internet ao longo de todo o percurso que a ligação faz. Ou seja, você não depende da internet do provedor VoIP e do transporte da ligação para realizar suas ligações, que são fatores externos que você não pode gerenciar. 

5) Flexibilidade e Mobilidade

Geralmente você encontra o termo TDM associado à telefonia fixa. Sistemas como o PABX Virtual da Code7, por exemplo, que utiliza o TDM, oferecem a flexibilidade e mobilidade que só uma solução na nuvem apresenta. Isso permite criar facilmente suas centrais de atendimento ou escritórios de forma remota

Conclusão

Embora represente uma evolução e seu uso cresça a cada dia, em muitos casos a telefonia VoIP ainda não substitui a telefonia convencional, seja em termos de qualidade ou estabilidade de sinal nas ligações telefônicas.

Por isso, o TDM se apresenta como uma solução acessível e eficiente para empresas de todos os portes, que por meio dessa ferramenta utilizam a melhor tecnologia de voz do mercado, evitando os custos de implantação e conexão da telefonia VoIP – e seus problemas.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, talvez tenha interesse em saber como pode melhorar o relacionamento com os seus consumidores. Veja como aprimorar o atendimento em todos seus pontos de contato, incluindo o telefone. É uma alternativa moderna e simples que pode fazer você ganhar mais clientes satisfeitos e reduzir custos. Confira mais no nosso post O que é PABX Virtual e como ele funciona?

Mais posts

#Relacionamento

Veja como criar um chatbot em 9 passos de forma acessível.

Como criar um chatbot em 9 passos

Amplie a capacidade e qualidade do atendimento ao cliente com a automação de tarefas simples. Veja como criar um chatbot em 9 passos de forma rápida e acessível.

#Relacionamento

Net Promoter Score (NPS): como medir a satisfação dos clientes e buscar a excelência no atendimento?

Conheça mais sobre o Net Promoter Score (NPS) e descubra como essa métrica pode melhorar a sua experiência de usuário e potencializar resultados para seu negócio.

#Relacionamento

Dicas práticas para garantir a qualidade no atendimento

Conheça as mudanças que estão impactando os resultados dos Contact Centers e veja algumas dicas para melhorar a qualidade no atendimento. 
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*
Política de Privacidade e Proteção de Dados