26. 02. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Passo a passo: como usar o Code7 Sendfy para enviar mensagens de SMS

Passo a passo: como usar o Code7 Sendfy para enviar mensagens de SMS

Conheça o Sendfy, uma solução inovadora e acessível para seu negócio enviar mensagens de SMS de modo massivo e de forma fácil, prática e rápida.

O SMS é dos canais mais velozes e de maior alcance que existem. Segundo uma pesquisa recente, cerca de 98% das mensagens enviadas são lidas imediatamente após o recebimento e a taxa de retorno chega até 45%. Portanto, o SMS Marketing surge como uma estratégia poderosa para impactar seus clientes de forma rápida e eficiente.  

Mas como automatizar esse processo, com autonomia para a gestão completa de mensagens, campanhas e investimentos e de forma acessível para empresas de todos os portes? Foi pensando em resolver esses desafios que criamos na Code7, o Sendfy.

O que é o Sendfy?

É uma plataforma inovadora, completa e online para gestão e envio de mensagens de SMS. Com ela você pode fazer disparos ilimitados para seus clientes, de maneira ágil e eficaz e com o controle total sobre investimentos, campanhas e métricas de resultado.

Como começar a usar o Sendfy? 

É tudo muito simples. A plataforma é bem intuitiva e amigável. Em poucos cliques você consegue criar suas campanhas, escrever os textos, enviar suas mensagens e acompanhar os resultados. Vamos conferir passo a passo.

1) Crie seu usuário

Para começar crie seu perfil de usuário. Basta acessar o endereço sendfy.io, clicar em “SIGNUP” e preencher seu cadastro com nome, e-mail, telefone celular e nome da empresa. Em seguida acesse “Signup” > “Empresa”. Nesta página, preencha os campos obrigatórios com dados sobre sua empresa e pronto! Está criado seu perfil de usuário. Você vai receber a confirmação, com seu login e senha.

2) Cadastre sua forma de pagamento

Acesse “Config” (Configurações) > “Financeiro”. Nesta página você consegue adicionar a forma de pagamento em “Pagamento” > “Adicionar meio de pagamento”. Escolha sua forma de cobrança, que pode ser por cartão de crédito ou faturado. Clicando em “Planos”, você pode selecionar um plano de envio e adicionar mais créditos. Para acompanhar o saldo da conta e utilizações de valores por meses, acesse “Uso”.

3) Insira novos usuários

Para cadastrar novos usuários em sua conta, é preciso acessar novamente o painel de configurações “Config” > “Usuários” e clicar no canto superior direito no botão “+”. Insira as informações do novo contato como nome, e-mail, endereço, entre outras e defina os acessos e as permissões de cada usuário na plataforma. Você pode cadastrar novos usuários na conta somente se o seu perfil tiver a permissão “gerenciar-usuário”. 

4) Importe sua base de contatos

Importe suas listas de contatos, acessando “Config” > “Contatos”. Os números de celular podem ser inseridos manualmente, um por um, clicando na opção “+”. Ou em massa, fazendo envio de um arquivo em formato csv. A planilha deve seguir o modelo padrão do Sendfy, que você pode baixar clicando na barra lateral em “Enviar” > “Enviar Mensagens” > “”SMS” > “Arquivos”> “Clique aqui”.

OBS: Você pode cadastrar quantos contatos quiser. Porém, o envio de uma única campanha por SMS tem um limite de 300 mil números de telefone.

5) Crie segmentações/grupos

Criar segmentações e grupos é bem simples. Vá até  “Config > “Grupos”  > “Grupos de contatos” e clique na opção  “+” para adicionar um novo grupo. Crie um nome para o grupo/segmento e ele está pronto para você importar novos contatos.

6) Configure suas campanhas

No Sendfy é possível cadastrar campanhas específicas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Promoções, Cupons de Desconto, Black Friday, entre outras, de forma bem simples e rápida. Para isso, acesse  “Config” > “Campanha” > “+”. Escolha um nome para a campanha, a data de início e a data de fim. Para concluir, clique em “Salvar”.

7) Envie sua mensagem

Na barra lateral direita acesse “Enviar” > “Enviar mensagens”> “SMS” e selecione o modo que deseja utilizar: 

Envio rápido 

Para enviar um SMS para um contato único ou um número pequeno de contatos cadastrados manualmente. Cada número de celular deve ser digitado no padrão DDI+DDD+Número do celular (Ex: 554899900-2020). Se for inserir mais de um número, separe com vírgula. Depois selecione a campanha; digite o texto da mensagem e veja como fica o layout no celular; escolha a data e horário do envio (ou pule essa etapa se quiser enviar imediatamente) e clique “Confirmar”.

Grupos

Para enviar um SMS para um grupo, ou mais, de contatos previamente cadastrados. Basta selecionar o grupo, ou grupos; escolher a campanha; digitar o texto da mensagem; selecionar as variáveis que deseja incluir para personalizar o SMS (nome, e-mail, endereço, produto, etc); ver como fica o layout no celular; escolher data e horário de envio (ou pule se quiser enviar imediatamente) e clicar “Confirmar”. 

Arquivo 

Para enviar um SMS para um grupo de contatos que você pode cadastrar na hora, fazendo o download de um arquivo csv com o formato padrão que já descrevemos anteriormente. Clique em “+” > “Ícone azul de download”. Selecione o arquivo csv que deseja, escolha a campanha, data, horário e clique “Confirmar”. Você pode carregar até 5 arquivos csv com 300 mil contatos em cada.

Após clicar em “Confirmar”, você será direcionado automaticamente para “Progresso”, onde pode acompanhar todos os envios realizados por data da criação, agendamento, nome da campanha, status do disparo, progresso do envio e custo total.

Seus disparos podem ter cinco status: aguardando, enviando, enviado, finalizado e erro. O status aguardando significa que sua ação está em estágio inicial para envio. Enviando, suas mensagens estão sendo enviadas. Enviado, os SMS foram enviados com sucesso. Finalizado, a operadora de telefonia móvel já devolveu a informação de que os SMS foram entregues. O status de erro aparece quando algo não deu certo, como número de telefone com erro de digitação, número inexistente, entre outras coisas. 

8) Acompanhe seus resultados

Com o Sendfy você pode fazer a gestão de diversas campanhas simultaneamente, assim como diferentes mailings, acompanhando em tempo real como está o disparo de cada uma delas. A ferramenta oferece acesso à taxa de sucesso das campanhas, quantidade de cliques em links enviados, dentre outras métricas.

Você também pode controlar o quanto já foi investido em cada campanha, o que está programado e quanto ainda tem de saldo para novos envios.

Vá na aba lateral em “Relatório” e selecione a opção desejada (campanha, SMS ou delay) preencha os dados e faça sua consulta, ou o download do arquivo Excel com todos os dados. 

Conclusão

Como você pode ver, o Sendfy torna a automatização e o envio de mensagens de SMS muito simples e fácil. E isso é só o começo. Em breve a ferramenta também deve incluir o envio de mensagens através de outros canais como Whatsapp Business, e-mail, voicer, Instagram, Facebook e Twitter. Tudo isso de uma forma bastante acessível para empresas de todos os tamanhos. Para saber mais sobre o produto, acesse o Code7 Sendfy.

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]