11. 01. 2024 - Produzido pela Equipe da Code7

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Entenda como a tecnologia na educação tem provocado mudanças significativas na gestão pedagógica e no relacionamento entre alunos e professores. Conheça exemplos de uso e saiba como utilizá-la na sua instituição.

Ensino híbrido, gamificação, inteligência artificial, salas virtuais…esses, são alguns termos que estão, cada vez, mais em alta na era digital. Assim, como em outros setores, a tecnologia vem transformando a área da educação e assumindo um importante papel nas redes de ensino.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Censo da Educação Superior, os cursos de educação à distância aumentaram 700% nos últimos 10 anos. Os números indicam uma mudança significativa no perfil dos estudantes e chamam a atenção para novas formas de aprendizado.

Hoje, mais do que nunca, as instituições precisam se adaptar a essa nova realidade. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando nosso conteúdo e descubra como criar estratégias educativas inovadoras e uma gestão otimizada.

Qual é o papel da tecnologia na educação?

Com o desenvolvimentos dos dispositivos eletrônicos, as relações sociais passaram a ser mediadas, em sua grande maioria, por meio de aplicativos de mensagens. Hoje, diferentes gerações utilizam smartphones, tablets e laptops para conversar com amigos e familiares, realizar compras, pesquisar alguma informação na internet, entre outras atividades.

Nota-se que a tecnologia passou a ser incorporada de uma forma natural no dia a dia das pessoas. Esse processo é, ainda mais, perceptível entre os nativos digitais. Ou seja, aqueles indivíduos que já nasceram nesse ambiente tecnológico e que já sabem lidar com os recursos digitais de maneira intuitiva.

No âmbito da educação, não é diferente. As inovações têm proporcionado oportunidades de aprendizado mais dinâmicas e interativas, conectando alunos, professores e gestores de ensino. Em outras palavras, elas têm contribuído para uma experiência educacional mais completa e enriquecedora. 

Quais os benefícios da tecnologia na educação?

Listamos os principais benefícios de utilizar a tecnologia na educação. Confira!

1- Mais autonomia para os alunos

Ao oferecer uma variedade de recursos digitais, os alunos tendem a exercer um papel mais ativo no processo de aprendizagem. Afinal, com apenas um clique, eles podem explorar  um universo de informações e ir construindo o conhecimento de maneira mais independente.

2- Desenvolvimento de novas habilidades

A tecnologia na educação pode, ainda, contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como:

  • Pensamento crítico: capacidade de analisar informações, avaliar situações, identificar problemas e desenvolver soluções criativas e eficazes utilizando recursos tecnológicos.
  • Literacia midiática: competência para localizar, avaliar e produzir informações on-line, de forma responsável.
  • Disciplina: habilidade para gerenciar o próprio aprendizado, definir metas, buscar recursos, explorar tópicos de interesse e monitorar o progresso de forma independente 

3- Acessibilidade

Outro benefício que pode ser mencionado, é a acessibilidade. Ao utilizar ferramentas digitais específicas, é possível fazer com que alunos de diferentes localidades tenham acesso à educação, de forma remota.

Além disso, você consegue adaptar os conteúdos para atender pessoas com necessidades específicas. Os voicebots, por exemplo, podem garantir assistência a pessoas com baixa visão.

4-  Redução de custos

Ao ampliar o acesso ao ensino e oferecer educação à distância, é possível reduzir gastos com materiais didáticos, infraestrutura e muito mais. Afinal de contas, tudo pode ser disponibilizado on-line. Portanto, é mais economia para as instituições e para os estudantes. 

5- Experiência de aprendizagem personalizada

A partir do momento que você estimula o estudante a buscar conhecimento e oferece redes de apoio para isso, você consegue criar uma experiência de aprendizagem mais personalizada. Com a tecnologia, é possível fazer isso de diversas formas: enviando pílulas informativas, lembretes de estudo, atividades direcionadas etc.

dúvidas sobre o atendimento digital

Exemplos de uso da tecnologia na educação

Como você pode ver, são muitos benefícios. Agora, separamos alguns exemplos de uso da tecnologia que podem ser aplicados na sua instituição, de um jeito descomplicado.  Acompanhe!

1- Mentoria on-line

Você pode criar um sistema de reforço escolar utilizando a Inteligência Artificial (IA) Generativa para esclarecer dúvidas, explicar conceitos, propor atividades e muito mais. Desse modo, a sua instituição consegue oferecer um aprendizado complementar aos alunos, sem precisar contratar mais professores.

2- Matrícula automatizada

Outra forma de utilizar a tecnologia a favor da sua instituição, é automatizando o processo de matrículas com um chatbot. Você pode inserir o robô em diferentes canais de contato, tais como instagram, site, WhatsApp etc; e deixar ele fazer todo o trabalho de coleta de informações e cadastro. Com isso, além de reduzir a burocracia, você agiliza essa etapa administrativa.

3- Sistema de pagamento conectado

A tecnologia pode ajudar a automatizar sistemas de pagamento.  Você pode, por exemplo, disparar mensagens de HSM WhatsApp para lembrar data de vencimento de boletos, oferecer opções de parcelamento de mensalidades e taxa de matrícula, entre outros. 

4- Gestão eficiente

É possível otimizar processos internos e integrar toda a sua comunicação em uma única tela, por meio de uma ferramenta omnichannel. Desse modo, você consegue ter acesso ao histórico das conversas, em diferentes canais de contato, e a relatórios dos atendimentos prestados. Isso, sem dúvidas, faz a diferença. Afinal, com esses dados em mãos, é possível traçar ações de engajamento mais estratégicas.

5- Comunicação interna integrada

Os chatbots podem ser integrados a sistemas de gerenciamento escolar a fim de facilitar a troca de informações, entre diferentes plataformas. Além disso, eles podem atuar tirando dúvidas de professores e funcionários, sobre política institucional, procedimentos administrativos, e outros assuntos relacionados a esse universo.  Construindo, assim, uma ótima comunicação interna.

6- Feedback e Avaliação

Muitas instituições têm dificuldades em coletar, analisar e responder feedbacks de alunos sobre os serviços prestados, os cursos, os professores etc. Porém, é possível automatizar esse processo com voicebots e chatbots, por exemplo, e conseguir obter todas essas informações com mais facilidade.

7- Acesso a recursos educacionais extras

É possível utilizar um bot, ainda, para direcionar os alunos para recursos educacionais específicos, tais como: e-book, infográficos, vídeos etc. 

Chatbot perfeito_chatbot o que é

Educação conectada, atendimento amplificado

Enfim, o que não faltam são exemplos de uso para você aproveitar o melhor da tecnologia na educação. Hoje, apresentamos algumas medidas simples que podem ser implementadas em qualquer instituição e impactar, de forma positiva, o ensino e o atendimento de uma forma geral.

Quer saber mais sobre esse assunto? Converse com um dos Falar com vendas!

Temos uma Plataforma Conversacional completa, com diversos recursos de texto e voz, que pode ser adaptada à sua realidade.

Conecte-se com o futuro e transforme a área da educação.

?Leia nossa case de sucesso com a MoveEdu?​ MoveEdu aumenta70% das oportunidades de negócio com a implantação de voicebots da Code7

bot educação

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]

Como utilizar a tecnologia na medicina preventiva?

Descubra como a tecnologia pode ser utilizada para facilitar a promoção da medicina preventiva e diversas ações na área de saúde.