25. 08. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

HSM WhatsApp: o que é e como utilizar?

HSM WhatsApp: o que é e como utilizar?

Antes de mais nada, você já deve saber que o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil para gerar vendas e conversas, não é? 

Afinal, de acordo com a Opinion Box, o aplicativo está instalado em 98% dos celulares brasileiros, dos quais 86% fazem uso diariamente. 

Ou seja, a todo momento, as pessoas estão conectadas e trocando mensagens. Mas, você sabia que existe uma forma de potencializar, ainda mais, a sua comunicação com o cliente no app?  

No blog post de hoje, vamos mostrar como é possível intensificar as interações com o HSM WhatsApp. Vem com a gente! 😀   

Mas, o que é um HSM WhatsApp? 

O termo HSM vem da sigla em inglês Highly Structured Message, que significa Mensagem Altamente Estruturada. 

Nesse sentido, no caso do WhatsApp, trata-se de um recurso que permite o envio de mensagens em massa, de forma ativa.  

Porém, para que ele seja efetivo, é preciso seguir algumas regras. Inclusive, antes de enviar as mensagens, elas devem ser previamente aprovadas pela Meta. 

Além disso, cada conversa tem duração fixa de 24h. Ela começa a ser contada, a partir da primeira mensagem enviada, independente da origem (cliente ou empresa).  

Dentro desse prazo, as mensagens podem ser trocadas em formato livre. Mas, após ultrapassar a janela de 24h, a empresa deverá enviar um novo HSM para continuar a conversa. 

Em suma, a ferramenta pode ser utilizada para notificar o cliente sobre o status da entrega de um produto, realizar cobranças, disponibilizar boletos, enviar notificações e muito mais! 

Ou seja, é uma ótima opção para a sua empresa estabelecer um relacionamento bem mais próximo com os clientes, a fim de fidelizar e personalizar o atendimento. 

HSM WhatsApp - Por que a sua empresa deve investir no atendimento digital

Afinal, como a minha empresa pode utilizar o HSM WhatsApp de forma estratégica? 

Antes de tudo, o primeiro passo para aproveitar os benefícios do HSM é entender o seu funcionamento como um todo. Como já foi mencionado, a ferramenta segue diretrizes de estrutura bem rígidas e específicas.  

Portanto, se você não quer ser barrado por não seguir todas as regras, fique atento! A seguir, listamos alguns fatores que podem garantir o sucesso dos seus envios: 

Boa ortografia 

Revise a mensagem com antecedência e fique atento aos erros gramaticais e ortográficos. O WhatsApp, pode rejeitar, até mesmo, termos e palavras casuais. 

Não ter cunho promocional 

Evite as palavras que possuem cunho promocional. Lembre-se que o WhatsApp está pronto para identificar qualquer ação indevida. Portanto, fique longe dos termos promoção, oferta, brinde ou sorteio, por exemplo. 

Ter nomenclatura clara 

Quando o HSM estiver pronto, coloque um nome claro que facilite a sua identificação. Em outras palavras, seja específico quanto ao tipo do modelo. Se o HSM se refere ao status da entrega, a nomenclatura deve ser status_pedido, por exemplo. 

Além disso, adicione chaves duplas {{#}} para demarcar os campos dinâmicos. Assim, fica mais fácil inserir as informações do usuário ou pedido.  

Verificar o tamanho da mensagem 

O número de caracteres utilizados também é muito importante. Ou seja, cada mensagem deve ter no máximo 1024 caracteres. Além disso, é permitido a inclusão de emojis, mas cuidado com os excessos. 

Não enviar mensagens sem autorização 

Solicite o aceite do cliente (opt-in) autorizando o recebimento de comunicações. Essa confirmação é obrigatória antes de enviar uma mensagem ativa para o usuário e pode ser solicitada via e-mail, por exemplo. 

Da mesma forma, o cliente pode escolher não receber mais as mensagens (opt-out). A dica é deixar essa opção visível e disponível, a qualquer momento. 

Ser objetivo 

Sabe a melhor parte dos HSMs? Eles são ferramentas cada vez mais versáteis para falar com o usuário. 

Portanto, certifique-se que a mensagem está cumprindo o objetivo proposto. Nesse sentido, não esqueça de personalizar a mensagem com o nome do cliente, inserir saudações e outras informações exclusivas. 

Como ter acesso a esse recurso? 

As mensagens de HSM são pagas e para ter acesso a elas, é necessário criar uma conta no WhatsApp Business API. Afinal, ele é a versão mais profissional e indicado para as empresas. 

Por meio dele é possível fazer a integração com diversos softwares, tais como: CRM, ERP, chatbots e muito mais! 😀 

Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar o HSM WhatsApp no seu atendimento digital, não vai ficar sem esse recurso, né? Então, não perca mais tempo e aproveite todas as chances de estar mais perto do seu cliente.  Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas. Estamos prontos para transformar seu atendimento e alavancar suas vendas no aplicativo mais popular do Brasil! 😉 

Saiba mais sobre WhatsApp API aqui! 

Leia também:

Posts Relacionados

URA: tudo o que você precisa saber!

A tecnologia da URA (Unidade de Resposta Audível) tem evoluído cada vez mais. Embora os canais digitais estejam entre os mais populares no mercado, o atendimento por voz continua sendo um importante aliado na jornada de engajamento do cliente. Contudo, é preciso saber utilizá-lo de forma estratégica.  Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue […]

Code7 no VTEX DAY 2023

Nos dias 5 e 6 de junho, será realizada, em São Paulo (SP), mais uma edição do maior evento de transformação digital da América Latina: o VTEX DAY 2023. Neste ano, o encontro traz uma programação diversificada, com grandes nomes do mercado de e-commerce do Brasil e do mundo. A Code7 estará presente como patrocinadora […]

Meta anuncia nova precificação do WhatsApp Business API

Você utiliza o WhatsApp de forma profissional? Atenção! ⚠️ A partir do dia 1º de junho de 2023, a Meta irá alterar o modelo de cobrança das conversas. Quer ficar por dentro das atualizações? Então, acompanhe este blog post e saiba tudo sobre a nova precificação do WhatsApp Business API.  Vem com a gente! 😉  Navegue […]