2. 03. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

WhatsApp vira o maior serviço de telefonia móvel do Brasil

WhatsApp vira o maior serviço de telefonia móvel do Brasil

É oficial. O WhatsApp tornou-se o maior serviço de telefonia móvel do Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Panorama Mobile Time, em conjunto com a Opinion Box, 50% dos brasileiros, com smartphones, fazem mais ligações pelo aplicativo do que pela rede de voz das suas operadoras. Os outros 50% se dividem entre as operadoras existentes.

Quer saber como essa informação pode ser útil para o seu negócio? Então, continue acompanhando nosso conteúdo! 

Afinal, quem está na tela dos celulares dos brasileiros? 

Antes de mais nada, responde uma coisa: você possui quantos aplicativos instalados no seu celular, atualmente? ?Aposto que muitos!  

A verdade é que em pleno século XXI, é difícil imaginar como seria as nossas vidas sem esses dispositivos, não é? Hoje, eles facilitam a rotina de diversas maneiras. Seja para acessar uma conta no banco, comprar uma roupa, verificar opções de restaurantes, checar a existência de multas na carteira de trânsito e muito mais.  

No âmbito comunicacional, não é diferente. Os serviços de mensageria, que são caracterizados pela troca de mensagens entre sistemas, estão evoluindo a cada dia e conquistando novos adeptos.  

Talvez pela facilidade e agilidade que eles proporcionam, o fato é que a tecnologia nunca esteve tão próxima de nós, quanto agora. 

Diante desse cenário, um leque de novas oportunidades se abre para as empesas que desejam conquistar mais clientes e fortalecer a marca no ambiente digital.  

Com tantos apps populares por aí, é essencial pensar em estratégicas para intensificar o relacionamento com o público. Portanto, se você não quer ficar para trás no mercado, prepara o bloquinho para anotar.  

Os dados da pesquisa Mobile Time/Opinion Box, mostraram quais são os principais aplicativos presentes na palma da mão dos brasileiros. Confira! ? 

Popularidade dos principais mensageiros

apps mais utilizados

Outra informação importante, divulgada nesse relatório, é com relação a frequência de uso em cada mensageiro. Para você ter uma ideia, 86% das pessoas utilizam o WhatsApp todos os dias. Emplacando na segunda posição, vem o Instagram, com uma frequência de 67%. Em seguida, Telegram com 21% e Facebook Messenger com 17%.  

Veja a tabela completa abaixo! 

Frequência de uso de cada mensageirofrequência do mensageiro

Além disso, os números revelam o poder que essas redes sociais exercem no dia a dia das pessoas. Afinal, como é possível perceber, estamos o tempo todo conectados.

Contudo, nota-se que o Instagram e o WhatsApp lideram as primeiras posições, como principais canais utilizados. É sobre eles que vamos falar agora! ? 

Instagram e WhatsApp: a grande aposta das empresas 

De acordo com a pesquisa, o Instagram e o WhatsApp se firmaram como canais oficiais de comunicação de muitas empresas.   

Falando, especificamente, sobre o Instagram, cerca de 65% dos entrevistados costumam utilizar a plataforma para receber informações e comprar produtos e serviços. 

Esse número é, ainda maior, quando o assunto é WhatsApp. Afinal, 80% dos usuários afirmaram que costumam conversar com as empresas por meio do app, para tirar dúvidas e obter suporte técnico.  

O mais interessante é que, segundo o estudo, 61% das pessoas que utilizam essas duas redes sociais estão mais propensas a receberem promoções por elas, desde que esse contato seja previamente autorizado.  

Ou seja, se você possui uma marca e deseja ampliar a sua atuação no meio digital, definitivamente, precisa estar presente nesses ambientes. Como é possível perceber, o engajamento é certo. 

Mas, você deve estar se perguntando: ok, como vou trabalhar de forma profissional e estratégica nesses dois meios? 

É isso que vamos explicar no próximo tópico. Atualmente, existem diversas maneiras de você aproveitar os recursos disponíveis tanto no WhatsApp, quanto no Instagram, a favor da sua marca. Continue acompanhando o conteúdo e se surpreenda! 

Como criar boas estratégias no Instagram e no WhatsApp? 

Para ajudar você a intensificar suas ações comerciais nesses dois canais de contato, separamos algumas dicas. Então, descubra agora como melhorar a interação da sua marca com o público, bem como as vendas. 

1º) Experimente ter um chatbot 

Um dos maiores desafios das empresas que possuem um perfil no Instagram e um número no WhatsApp, é dar conta da quantidade de mensagens que chegam diariamente. Afinal, o volume acaba sendo muito grande e, realmente, conseguir responder todas as pessoas em tempo hábil, não é fácil. 

Porém, existem formas de tonar essa interação otimizada. Isso mesmo. Com a ajuda dos chatbots, você pode automatizar suas conversas nos dois aplicativos e, ainda:

  • oferecer atendimento 24h por dia, 7 dias na semana; 
  • alcançar mais pessoas; 
  • gerar mais engajamento com o público, uma vez que o contato passa a ser imediato; 
  • fazer triagem de leads, de acordo com cada etapa do funil de vendas; 
  • utilizar a inteligência artificial para tornar a interação mais personalizada; 
  • e várias outras coisas. 

Quer saber mais detalhes sobre essa estratégia? Acesse os blogs posts abaixo! 

? Chatbot no Instagram: saiba como intensificar as vendas! 

? Como criar o seu chatbot para WhatsApp em 4 passos 

 2º) Faça integrações 

Esses dois canais, sozinhos, já são ótimos para facilitar o contato com o cliente. Mas, você pode potencializar os resultados, fazendo integrações. Isso mesmo. 

Você pode, por exemplo, acoplar o seu WhatsApp no site da sua empresa. Desse modo, ele torna-se um canal de comunicação direto com seu público e um reforço a mais para o seu e-commerce. Afinal, muitas pessoas acabam desistindo de uma compra on-line, por não ter um local para tirar dúvidas. Ao adicionar o app na página inicial, você tende a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, reduzir o abando do carrinho de compra. Bem legal, né? 

Com o Instagram, não é diferente. Você pode integrá-lo a sua loja on-line e aumentar as possibilidades de contato, também! 

3º) Acompanhe os resultados 

Ao utilizar o WhatsApp e o Instagram nas suas campanhas de marketing e vendas, você consegue mensurar os resultados de um jeito muito mais prático. Desde que, é claro, tenha um sistema de atendimento integrado, de preferência omnichannel, que possibilite o acesso a indicadores e métricas.  

No caso do WhatsApp, inclusive, é indicado a versão profissional do aplicativo. Ou seja, o WhatsApp Business API. Além de disponibilizar diversos recursos extras, ele garante a proteção dos dados e evita que o seu número do aparelho seja bloqueado. Sem contar que ajuda a sua empresa a escalar a comunicação. 

?Saiba mais sobre esse formato do app aqui! 

4º) Utilize uma plataforma omnichannel 

Por fim, caso você queira criar uma estratégia envolvendo diversas mídias, a dica é: tenha uma plataforma omnichannel. Por meio dela, você consegue centralizar a comunicação. Em outras palavras, você pode gerenciar canais de voz, chat, SMS, e-mail, WhatsApp e Instagram em uma única tela. 

Bem legal, né? Sem contar que, caso você tenha uma equipe de atendimento trabalhando, é possível monitorar o atendimento de cada agente. ? 

5 pontos de atenção! 

Enfim, agora que você já descobrir o que fazer para melhorar o desempenho da sua empresa no Instagram e no WhatsApp, chegou a hora de ficar de olha nessas 5 informações importantes! 

1º) ?O WhatsApp continua mantendo a sua hegemonia no Brasil, como o aplicativo mais “queridinho” da população, independente de faixa etária, renda familiar mensal, gênero ou região.  

2º)?O Instagram segue em crescimento. Em um ano, subiu de 82% para 87% a proporção de smartphones nacionais com esse app instalado.  

3º) ? Os canais digitais são ótimos recursos para turbinar as vendas e o relacionamento das marcas no ambiente on-line. 

4º) ? Quando o assunto é e-commerce, é preciso ficar de olho nas tendências para não ficar para trás. 

5º)? Existem diversas ferramentas que podem profissionalizar a atuação da sua empresa nas redes sociais. 

Bora conversar com a gente para revolucionar o atendimento da sua empresa? Queremos e PODEMOS te ajudar! #vem 

cases de sucesso

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]