14. 07. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Lista de transmissão já era! Conheça outro recurso do WhatsApp, mais eficiente!

Lista de transmissão já era! Conheça outro recurso do WhatsApp, mais eficiente!

Você costuma utilizar a lista de transmissão do WhatsApp para enviar mensagens em massa, para a sua base de contatos? Se a resposta for positiva, precisa ler este blog post. Afinal, existe um outro recurso que torna a comunicação da sua empresa muito mais profissional e eficiente.  

Quer saber mais detalhes? Então, vem com a gente e descubra como utilizar o mensageiro mais popular do Brasil, da melhor forma possível! ? 

O que é a lista de transmissão do WhatsApp? 

A lista de transmissão do WhatsApp é um recurso que possibilita o envio de mensagens em massa para diversas pessoas. Por meio dela, a empresa consegue se comunicar com os clientes, de uma só vez, transmitindo uma única mensagem. 

Porém, ao contrário dos grupos de WhatsApp, que englobam vários usuários e permitem a conversação coletiva, a lista de transmissão mantém a privacidade das conversas. 

Ou seja, a empresa pode enviar uma mesma mensagem para diversos contatos, mas cada um irá recebê-la de forma individual. Além disso, caso alguém queira responder à interação, a empresa terá esse retorno de maneira privada, e não em grupo. 

Mas, para que a lista de transmissão, realmente, funcione, os destinatários deverão ter o número da empresa salvo no celular. Caso contrário, as mensagens não chegarão. 

É importante mencionar que esse recurso está disponível, apenas, no WhatsApp Business App.  

Embora a lista de transmissão seja bastante utilizada por aí, atualmente, existe outra ferramenta que torna o disparo de mensagens em massa, mais abrangente e interativo no app. É o HSM WhatsApp. 

É sobre ele que vamos falar agora. ? 

lista de transmissão no whats comercial

Afinal, o que é o HSM WhatsApp? 

O HSM WhatsApp surge para ditar um novo ritmo no atendimento das organizações. Com esse recurso, você pode enviar mensagens em massa para vários contatos, mesmo que eles não tenham o número da sua empresa salvo. Desse modo, é possível atingir MUITO MAIS pessoas.  

Os HSMs são caracterizados por serem altamente estruturados. Eles devem seguir algumas regras, estabelecidas pela Meta, e se encaixarem em uma das categorias abaixo! 

  • Autenticação são aquelas mensagens, iniciadas pela empresa, que tem o objetivo de autenticar os usuários em determinadas etapas de um login. Exemplo: códigos de registro, recuperação de contas e senhas, entre outros.   
  • Marketing – neste grupo, ficam todos os HSMs que visam promover a comercialização de algum produto/serviço. Nesse sentido, entram nessa categoria promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; convites ou recomendações etc.     
  • Utilidade – por fim, aqui ficam aquelas mensagens que resultam de alguma solicitação, transação ou atualização de operações em andamento do usuário. Exemplo: notificações pós-compra; extratos de cobrança etc. 

 Vale ressaltar que as mensagens de HSM precisam ser pré-aprovadas pela Meta, antes de serem disparadas. Além disso, elas estão disponíveis, apenas, na versão do WhatsApp Business API. O formato mais profissional do aplicativo, que oferece recursos extras, para que as empresas possam escalonar o atendimento e as vendas. Dentre eles: 

  • vários atendentes no mesmo número; 
  • conversas automatizadas por chatbots; 
  • integração com outras plataformas; 
  • dados para monitoramento e muito mais. 

? Conheça outros detalhes aqui. 

Agora que você já sabe sobre a lista de transmissão e o HSM WhatsApp, vamos ver as diferenças entre eles? 

mensagens de HSM

Qual a diferença entre lista de transmissão e HSM WhatsApp? 

Veja abaixo as peculiaridades de cada um. 

Tipo de funcionalidade 

A primeira diferença entre a lista de transmissão e o HSM WhatsApp, é a versão utilizada do mensageiro. A lista, só está disponível no WhatsApp Business App. Portanto, para ter acesso a ela, você deve baixar esse formato do aplicativo aqui.  

Já o HSM, é um recurso, exclusivo, do WhatsApp Business API. Para ter acesso a ele, você deve contratar uma empresa provedora oficial da Meta, como a Code7, e iniciar o processo de aquisição da conta. 

Finalidade 

Antes de escolher qual dos dois utilizar, você deve analisar as demandas de atendimento do seu negócio. Atualmente, como é o fluxo de mensagens por aí? 

A lista de transmissão pode ser útil para quem possui poucos atendimentos. Ela é indicada para enviar mensagens mais pontuais e informações a respeito do produto/serviço em questão.  

Já o HSM é indicado para quem precisa lidar com um volume maior de interações. Afinal, por meio dele, é possível estabelecer um contato mais intenso com a base. Você consegue, por exemplo, enviar notificações de entrega, atualizações de pedidos, alertas sobre pagamentos etc. 

Número de envios 

Outra diferença entre esses dois recursos, é a quantidade de envios permitidos. 

De acordo com as diretrizes da Meta, na lista de transmissão, você só pode enviar mensagens em massa para 256 contatos por vez. Há um limite estabelecido. Assim, caso você queira enviar para mais pessoas, deverá criar novas listas. Ou seja, o processo de comunicação fica mais lento. 

Já com o HSM, esse número é maior. Ao criar a conta, você consegue realizar 1000 envios, a cada 24h. Essa quantidade pode aumentar, conforme as políticas da Meta. Portanto, você atinge muito mais usuários, simultaneamente.  

Estrutura 

As mensagens da lista de transmissão possuem formato livre. Isso quer dizer que você pode criar os conteúdos e enviar, direto, para os seus contatos. Não é necessário aprovação prévia. 

Já as mensagens de HSM WhatsApp, precisam obedecer às regras e políticas da Meta e se encaixarem nas categorias de autenticação, marketing ou utilidades, antes de serem disparadas. 

Interatividade 

Na lista de transmissão, é possível incluir fotos, vídeos e links nas mensagens. Porém, ela não oferece recursos avançados de interatividade. 

Já no HSM WhatsApp, além de poder incluir todos esses itens, você consegue disponibilizar botões com opções de respostas rápidas. O que torna a comunicação com os clientes e leads, muito mais engajada. 

Destinatários 

Para que as mensagens da lista de transmissão cheguem, de fato, aos destinatários, é necessário que os membros, adicionados à lista, tenham o número da empresa salvo no aparelho. Caso contrário, eles não irão recebê-las.  

Já com o HSM, a história é outra. Os contatos não precisam ter o número da empresa salvo para receber as mensagens. Logo, você pode disparar mensagens para quem quiser, desde que tenha o aceite prévio.

Relatórios 

Ao optar pela lista de transmissão, você não consegue mensurar os resultados das suas campanhas. 

Já com o HSM WhatsApp, é possível verificar se as mensagens foram entregues, lidas, bloqueadas etc. Assim, você pode acompanhar o desempenho da ação e traçar melhorias para o fluxo do seu atendimento. 

Variáveis 

Na lista de transmissão, não é permitido incluir variáveis para tornar a comunicação mais personalizada. Já no HSM, é possível acrescentar campos variáveis nas mensagens, como: nome cargo ou empresa. Assim, você estabelece uma conversa mais customizada e empática com seus contatos. 

✅Programação de disparo 

Na lista de transmissão, não é possível programar o envio de mensagens futuras. Ou seja, você precisa disparar a informação, que deseja compartilhar com a sua base de contatos, na hora. 

Já no HSM WhatsApp, é possível programar os disparos, conforme o dia e horário desejado, e organizar melhor suas campanhas no aplicativo. 

Recapitulando! 

Então, já printa para não esquecer as principais diferenças entre a lista de transmissão e o HSM WhatsApp. ? 

lista de transmissão x HSM WhatsApp

Lista de transmissão X HSM WhatsApp: crie boas conversas agora mesmo! 

No blog post de hoje, apresentamos as principais diferenças entre essas duas ferramentas, disponibilizadas pelo WhatsApp.       

Mas, é essencial ressaltar que, independente da solução escolhida, você deverá pedir autorização dos seus contatos, previamente, para enviar qualquer tipo de mensagem. Afinal, caso eles recebam algo indesejado, você poderá ter o seu número denunciado e acabar sendo banido do mensageiro. 

No mais, caso queira saber outros detalhes sobre esse assunto e, até mesmo, ajuda para decidir qual desses recursos seria o mais indicado para a sua empresa, Falar com vendas 

Podemos te auxiliar nesse processo de escolha. 

ChatGPT no WhatsApp

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]