24. 08. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

IA generativa: o que é e como funciona?

IA generativa: o que é e como funciona?

Nos últimos tempos a inteligência artificial (IA) tem se popularizado, graças à ferramentas como DALL-E e o famoso ChatGPT. Mas, não estamos lidando, apenas, com uma IA comum e, sim, com uma tecnologia extremamente potente: a IA generativa. E é sobre ela que vamos falar hoje. 

De acordo com um estudo realizado pela empresa SAS, o Brasil lidera o uso de inteligência artificial na América Latina. Para você ter uma ideia, 63% das empresas do país utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia, sendo que os setores mais avançados em soluções de IA são o financeiro, o varejo e o de manufaturas. 

Os dados demonstram que a transformação digital já é uma realidade e tem provocado mudanças de mindset, bem como gerado novas oportunidades de negócios. Prova disso, é a IA generativa, que tem crescido, significativamente, e impactado diversas áreas da sociedade.  

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue com a gente! ? 

O que é uma IA? 

Antes de tudo, é essencial entender o conceito de IA de forma mais ampla. Afinal, durante muitos anos, essa tecnologia foi vista como algo distante e até inacessível. 

Porém, com o passar do tempo, ela se tornou parte da rotina das pessoas. Hoje, em plena era conversacional, a IA pode ser vista e usada no dia a dia. Por exemplo, em aplicativos de trânsito, câmeras de reconhecimento facial, mecanismos de buscas da internet, entre outros. 

Mas, o que de fato caracteriza uma IA? Pois bem, ela pode ser definida como uma área da Ciências da Computação. Trata-se de um campo de estudo, que possui múltiplas frentes de pesquisas, e tem como objetivo desenvolver sistemas capazes de imitar aspectos da inteligência humana (raciocínio, resolução de problemas, reconhecimento de padrões etc.). 

Dentre essas frentes de pesquisas, está a IA generativa, que utiliza uma metodologia, específica, para criar novas informações, com base em um conjunto de dados pré-existente.  

Mas, o que é uma IA generativa? 

A IA generativa aprende a partir de grandes bases de dados e, após um período de treinamento intenso, ela adquire a capacidade de construir novos conteúdos de maneira original e até única. Isso ocorre, conforme as interações vão sendo realizadas. 

Ao contrário das outras IAs que são projetadas, apenas, para reconhecer padrões e prever intenções dos usuários, esse modelo vai além do aprendizado convencional. Em outras palavras, ela consegue evoluir sozinha, sem a intervenção humana, e de forma constante. 

E como ela funciona? 

A IA generativa é baseada em modelos de aprendizagem de máquina avançados, como as Redes Neurais Generativas Adversariais (GANs). 

As GANs, em especial, são constituídas por duas redes neurais concorrentes: o gerador e o discriminador. O gerador é responsável por criar amostras de dados, a partir de exemplos reais. Já o discriminador tem a função de avaliar se esses dados são verdadeiros ou falsos. 

Esse treinamento, acontece em um ciclo interativo e, conforme vai avançando, o gerador começa a criar amostras, cada vez mais realistas e refinadas. É por isso que uma IA generativa, como o ChatGPT, consegue desenvolver tantos conteúdos novos, por conta própria. 

Atualmente, essa tecnologia pode ser utilizada para diversas finalidades. Na arquitetura, por exemplo, ela pode ser aplicada para criar layouts e design de interiores. Na indústria, ela pode otimizar processos de fabricação. No setor de vestuário, essa IA pode ajudar a desenhar roupas e acessórios. No campo de jogos e simulações, ela pode criar ambientes, cada vez, mais imersivos. O que não faltam são casos de usos. 

No âmbito do atendimento digital, não é diferente. A IA generativa pode simplificar a comunicação em várias esferas. Saiba mais detalhes, a seguir. 

curso ChatGPT

IA generativa no atendimento ao cliente: muito além da codificação! 

Um dos maiores desafios das empresas, que estão presentes no ambiente on-line, é conseguir se diferenciar da concorrência a conquistar a atenção dos usuários. Afinal, o fluxo de informações na rede, é bem grande. 

Contudo, ao utilizar a IA generativa, de forma estratégica, é possível estabelecer um contato mais próximo com os usuários e, ainda, impulsionar as vendas. 

Listamos algumas maneiras de utilizar essa inovação no atendimento da sua empresa. Confira! 

Contextualização de respostas 

É possível utilizar a IA generativa, integrada à várias ferramentas digitais, e oferecer respostas mais aderentes às necessidades dos clientes. Afinal, a IA é capaz de acessar o histórico de conversa, de cada usuário, e elaborar explicações mais personalizadas. 

Resolução de problemas complexos 

A IA generativa pode ser treinada para resolver problemas mais complexos, apresentando soluções detalhadas, bem como o passo a passo para o usuário ter a sua solicitação resolvida. 

Tradução de conversas 

Empresas que precisam lidar com clientes de várias nacionalidades, podem ter dificuldades em desenvolver um atendimento otimizado. Contudo, a IA generativa é capaz de traduzir conversas em diferentes idiomas e facilitar esse contato. 

Personalização de ofertas 

Esse tipo de tecnologia, também, permite a criação de ofertas personalizadas, a partir do histórico do cliente. O que acaba aumentando as chances de conversão. 

Feedbacks aprimorados 

A IA pode coletar e analisar os feedbacks dos clientes e com base nas respostas adquiridas, identificar tendências e pontos de melhorias nos produtos/serviços ofertados pela empresa. 

Essas são, apenas, algumas maneiras de utilizar a IA generativa no atendimento ao cliente. Confira, agora os GANHOS. 

chatgpt

3 Vantagens de utilizar a IA generativa nos processos de atendimento 

Veja as vantagens de ter essa tecnologia na sua empresa! 

1- Redução do tempo de espera do cliente 

Ao introduzir a IA generativa nas abordagens, ela tende a reconhecer a intenção do cliente de forma mais rápida e contextualizada. Oferecendo, assim, respostas mais focadas. Desse modo, a necessidade de transbordo para atendentes humanos, bem como a taxa de espera por atendimento, acaba sendo reduzida. 

2- Experiência do cliente satisfatória 

As pessoas querem se sentir valorizadas. Sendo assim, a partir do momento que você proporciona: interações mais naturais e fluídas; oferece conteúdos customizados; resolve as pendências de forma dinâmica e gera mais engajamento, a experiência do cliente acaba melhorando. 

O que é ótimo. Afinal, clientes mais satisfeitos podem se tornar grandes parceiros e propagadores da sua marca. 

3- Aumento da produtividade e eficiência operacional 

Com a IA generativa, é possível aumentar a produtividade da sua equipe e a eficiência operacional. Isso ocorre, porque ao automatizar tarefas que, normalmente, seriam executadas de forma manual, você consegue liberar sua mão de obra para realizar atividades mais complexas e estratégicas. Desse modo, as operações acabam ficando mais ágeis e econômicas. 

Como é possível notar, a IA generativa gera impacto positivo no seu negócio. 

Mas, você deve estar se perguntando…e quanto as integrações? É possível integrar, esse tipo de IA, a outros produtos? 

A resposta é SIM. Listamos abaixo, 3 exemplos de softwares que podem ser potencializados com essa tecnologia. Acompanhe!

TOP 3 ferramentas digitais que podem ser integradas à IA generativa

? URA Cognitiva

A URA Cognitiva já se destaca do modelo tradicional, por utilizar a inteligência artificial nas interações. Porém, ao implementar uma IA do tipo generativa, você tende a potencializar, ainda mais, os atendimentos por voz da sua empresa. Isso ocorre, porque com essa tecnologia, a URA consegue entender a intenção de fala do cliente e resolver problemas complexos, sem precisar transferir a ligação para agentes humanos. 

Além disso, ao fazer essa integração, é possível oferecer um atendimento mais eficiente. Uma URA cognitiva acoplada a uma IA generativa é capaz de realizar a pesquisa e leitura de documentos, por exemplo, e agilizar as solicitações. Saiba mais detalhes aqui!

?WhatsApp Business API 

Muitas empresas já utilizam o WhatsApp de forma profissional para se comunicarem com os clientes. Afinal o app é o mais popular do Brasil e está presente em 99% dos smartphones. Mas, você pode tornar esse contato, ainda mais, próximo, fazendo a integração do aplicativo com a IA generativa. 

Assim, você consegue ampliar a oferta de conteúdo para os consumidores e estabelecer uma relação mais intensa com o seu público. Dentre as possibilidades de uso, destacam-se: criação de FAQ completo; cursos rápidos etc. 

? Chatbot  

O chatbot, também conhecido como assistente virtual, pode ser integrado a essa IA para entender e responder às perguntas, de forma mais objetiva e contextual. Desse modo, você pode criar interações mais engajadas e humanizadas. O resultado? São clientes mais receptivos e dispostos a conversar com o seu bot.

Enfim, a IA generativa chegou para tirar as automações da mesmice e criar uma atmosfera muito mais conversacional. Portanto, se você tem interesse em adquirir essa tecnologia e potencializar as ferramentas que já utiliza, fale com um especialista da Code7. 

Construa um fluxo de atendimento, realmente, inteligente e volte a fazer a diferença no seu segmento de atuação. 

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]