17. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

A robotização vai gerar desemprego?

A robotização vai gerar desemprego?

A resposta é não!

Quem robotiza com inteligência cresce em receita e resultados, e normalmente gera novas vagas em posições de maior valor. ?


A robotização muitas vezes gera no mercado o temor de que vá substituir os trabalhadores humanos na maior parte da economia. Este medo é reflexo do imenso sucesso das tecnologias de AI, ou Inteligência Artificial. Elas já estão mais presentes no cotidiano da indústria – desde 2010 o número de robôs industriais cresce 9% ao ano – e também da sociedade. De acordo com pesquisa da Forrester Research, 88% das pessoas no mundo afirmam que interagem com assistentes virtuais pelo menos uma vez por mês.

Embora as estatísticas possam assustar, o desemprego não é consequência inevitável da automação/robotização. De acordo com um estudo da McKinsey, dependendo do ritmo de avanço,  ela deve atingir entre 400 milhões e 800 milhões de pessoas no mundo até 2030. Isso não significa que todas essas pessoas vão perder seus empregos e sim que suas tarefas atuais serão impactadas de alguma forma. A mais provável delas é ter um “cobot” (robô colega de trabalho/colaborador), com quem se possa dividir tarefas previsíveis.

O fato é que o sucesso dos negócios requer capacidades que ambos, humanos e robôs, oferecem. Liderança, trabalho em equipe, criatividade e habilidades sociais dos humanos e a velocidade, escalabilidade e capacidades quantitativas dos robôs. Assim, a automação cria novas complementaridades entre homem e máquina e delas surgem novas funções, que exigem mais profissionais humanos qualificados para tarefas complexas, enquanto os robôs executam aquilo que é mais simples e repetitivo.

Quem utiliza robôs para simplesmente substituir mão de obra humana não alcança os melhores resultados que a inteligência colaborativa pode trazer em ganhos de economia, produtividade e posicionamento com a criação de valor. Esses níveis de rendimento surgem somente para empresas que acordam para essa realidade e passam a redesenhar estratégias e processos, incorporando desde o início a automação e a inteligência colaborativa. Se você alguma vez pensou nisso, talvez já exista uma solução completa e de fácil implantação para robotizar parte dos processos do seu negócio, seja ele uma pequena, média ou grande empresa.

Quando se trata de processos de atendimento a clientes, a Code7 é especialista. Afinal, por meio de uma única plataforma é possível criar uma jornada de engajamento completa e oferecer experiências únicas.

Com a Code7 você pode automatizar processos de atendimento e incorporar o contato humano como apoio para canais como chat ou FAQ, por exemplo. Desse modo, você otimiza custos, maximiza recursos e amplia receitas.

Falar com vendas e veja como a Code7 pode ajudar seu negócio a obter os melhores benefícios da robotização. Afinal, essa relação entre homens e máquinas está só começando.

Leia também:

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Como gerar mais vendas com o bot do WhatsApp?

Code7

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]