21. 04. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

6 estratégias para aumentar as vendas no varejo

6 estratégias para aumentar as vendas no varejo

Atrair, converter e fidelizar clientes pode ser mais simples do que você imagina. Ao adotar boas práticas de atendimento é possível aumentar as vendas no varejo e se destacar da concorrência.

Às vezes tudo o que uma equipe de vendas precisa é PARAR. Isso mesmo! Parar e pensar nas estratégias que estão sendo utilizadas para conquistar potenciais clientes. Afinal, “repetir processos” nem sempre é a melhor solução.

Quem trabalha no mercado varejista, sabe bem disso. Tudo muda muito rápido. E não estamos falando, apenas, de preço, viu? Mas, sim do comportamento do consumidor.

Por isso, é essencial rever o planejamento, constantemente, para conseguir obter bons resultados. 

Hoje, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a repensar suas abordagens comerciais e, consequentemente, vender mais. ? Confira!

Como se destacar no segmento de varejo? 6 estratégias certeiras

Já separa o bloquinho para anotar cada tópico! ?

 1 – Invista no omnichannel   

Antes de tudo, organize o seu atendimento. Quantos canais de contato a sua empresa possui, atualmente?

Uma das maiores dificuldades das marcas, é conseguir dar conta de atender todas as pessoas ao mesmo tempo. Por isso, a primeira dica é: otimize seus pontos de atendimento.

Você pode fazer isso, adotando uma  ferramenta omnichannel. Desse modo, é possível centralizar todos os canais em uma única tela e visualizar todas as mensagens com mais facilidade. 

Ao aderir a esse tipo de solução, você consegue proporcionar uma comunicação mais fluida para o seu público e ter um gerenciamento mais eficaz.

2 – Esteja sempre disponível  

Quem nunca fez aquela compra de última hora, fora do horário comercial? Diante de um mundo tão corrido, esse tipo de prática tem se tornado cada vez mais comum. 

Por isso, as marcas precisam se adaptar a essa nova realidade e oferecer atendimento 24h por dia, 7 dias por semana.

Mas, como fazer isso? Investindo em chatbots. Por meio deles, você consegue estar sempre disponível para os seus clientes e não perde nenhuma venda. Demais, né?

O que acha de criar um bot, agora mesmo, de forma gratuita? Acesse nossa plataforma e aproveite!

3- Personalize suas interações

Acredite, é possível automatizar o seu atendimento, sem deixar de lado o fator humano. Hoje, com o desenvolvimento da inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, é possível tornar as interações mais dinâmicas e customizadas em diversos canais. Seja texto ou voz.

Portanto, não deixe de apostar nessa inovação. 

ChatGPT

4 – Idealize promoções direcionadas para aumentar as vendas 

Cada pessoa tem um estilo diferente, não é mesmo? Por isso, conhecer o perfil do seu público é fundamental. Hoje, o cliente se tornou o protagonista do processo de compra.

Agora, não basta apenas vender o produto, é preciso agradar o consumidor, exigente, em todas as etapas da jornada e criar oportunidades de conversão mais efetivas. 

Portanto, experimente criar ações mais customizadas, de acordo com os perfis dos seus clientes.

5- Aposte no phygital

Uma outra dica para intensificar as vendas no varejo, é criar uma  estratégia phygital. Ou seja, aproveitar o melhor do mundo físico e digital.

Englobe toda a jornada de compra do seu cliente e ofereça uma experiência integrada. Utilize ferramentas mobile e ofereça opções de compra nos dois formatos.  Por exemplo, você pode disponibilizar a opção de comprar no site e retirada na loja. Deixe os seus clientes decidirem a melhor forma de consumo.

6- Simplifique o processo de venda

Quanto mais integrado for seu atendimento, mais simplificado será o processo de venda. Portanto, a dica é: dê preferência por ferramentas digitais que são fáceis de serem integradas. Assim, você poderá criar fluxos de conversas mais completos, utilizando diversos tipos de recursos, sem ter prejuízo na sua comunicação.

Aqui na Code7, nós temos uma solução completa para o seu varejo crescer de verdade. Conheça agora mesmo.

Caso queira tirar alguma dúvida sobre esse assunto, fale com um dos nossos especialistas.


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]