14. 07. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Varejo phygital: saiba tudo sobre essa tendência!

Varejo phygital: saiba tudo sobre essa tendência!

Fazer compras por aplicativos e retirar os produtos nas lojas físicas. Essa prática, parece comum para você? Pois, saiba que ela representa, o conceito de phygital. 

Afinal, ações como essas estão sendo, cada vez mais, implementadas no comércio como um todo, e refletem o novo perfil de comportamento dos consumidores. 

Segundo uma pesquisa da e-Bit/Nielsen, apenas, no primeiro semestre de 2020, houve um crescimento de 61% no faturamento das transações que integram canais físicos e digitais.   

Ao que tudo indica, esse percentual continua crescendo. Por isso, hoje, vamos mostrar como você pode aproveitar o melhor dos dois mundos.  

Então, acompanhe nosso blog post e descubra como preparar o seu negócio para a era do varejo phygital. 😉  

Afinal, o que é varejo phygital?  

Antes de tudo, você precisa saber que o termo phygital vem da fusão das palavras physical (que significa físico, em inglês) e digital. Ou seja, ele surgiu para representar a união dos pontos de venda físicos com os ambientes on-line. 

Nesse sentido, o conceito está relacionado ao modelo de negócio, que visa promover uma experiência integrada e fluída para o consumidor.  

Porém, para implementar o varejo phygital é preciso estar atento às inovações tecnológicas, visando oferecer uma experiência totalmente omnichannel ao cliente.  

Afinal, não basta, estar presente em todos os possíveis pontos de contato com o público. É preciso garantir que os diferentes canais de comunicação estejam, de fato, integrados.   

Em suma, os principais desafios de estabelecer um formato de varejo phygital são: 

  • compreender as expectativas e necessidades do consumidor; 
  • vender de forma estruturada; 
  • criar uma jornada de compra unificada; 
  • viabilizar a compra híbrida; 
  • personalizar o atendimento; 
  • utilizar boas ferramentas digitais. 

Por isso, é preciso buscar alternativas para criar uma estratégia comercial completa.  

Listamos abaixo, 6 ações que podem facilitar o aumento das vendas, tanto no mundo físico, quanto no digital. Confira!

Prepare a sua empresa para a era do varejo phygital  

Se você quer entrar para a era do varejo phygital, já prepara o print. A seguir, listamos 6 fatores que podem acelerar esse processo. Então, acompanhe e anote todas as dicas para aplicar no seu negócio, o quanto antes! 📝  

1 – Tenha uma estratégia de venda bem definida e estruture seus canais de contato 

Seja na loja física ou no e-commerce, um plano estratégico de vendas é essencial para alavancar os seus resultados.   

Ou seja, analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio, é o primeiro passo para entender o que pode estar dando errado na integração dos processos internos.  

Além disso, ter os canais de comunicação bem estruturados é indispensável. Afinal, muitas pessoas deixam de concluir uma compra por falta de informação ou de atendimento. 

Problemas com site lento ou com baixa segurança, também, dificultam o fechamento da compra e causam o abandono de carrinho.   

Portanto, anote os itens a seguir para potencializar os seus resultados! Mantenha as informações relevantes do produto sempre visíveis e atualize os certificados de segurança do site, constantemente. 

Varejo phygital saiba tudo sobre essa tendência - ecommerce

2 – Valorize as avaliações do cliente na loja  

No varejo phygital, a reputação da sua empresa continua sendo valiosa! Nesse sentido, a avaliação do cliente sobre o produto e o atendimento recebido é uma etapa essencial no ciclo de vendas.   

Assim, o cliente satisfeito em um ponto de venda físico, também agrega valor para a imagem da marca no ambiente digital. E vice-versa. 

Portanto, procure conhecer o perfil do cliente para antever suas necessidades e realmente ouvir o que ele tem a dizer. Afinal, valorizar os feedbacks do público e se manter sempre à disposição para ajudar é essencial para criar um bom relacionamento.  

 3 – Crie uma jornada de compra fluída 

Com uma estratégia bem definida e conhecendo o perfil do cliente, a sua empresa pode criar uma jornada de compra personalizada. 

Afinal, os dados coletados do usuário, irão te ajudar a traçar melhorias e a identificar gaps na jornada de compra. 

Dessa forma, ao desenvolver ações mais direcionadas, certamente, os resultados do seu varejo phygital irão melhorar.   

4 – Envie notificações personalizadas com base na localização  

Que tal aproveitar a localização do usuário e enviar ofertas personalizadas da loja física mais próxima?  

Desse modo, você pode informar o cliente que um determinado item está em promoção. Ou seja, envie um cupom de desconto, anuncie que determinado produto está de volta ao estoque e muito mais. 

Assim, ao customizar a interação, você cria mais empatia com o cliente e aumenta as chances de fechamento da compra. 

5 – Facilite a compra híbrida 

O seu cliente não quer pagar pelo frete? Uma boa opção é a compra on-line com a retirada em loja física. Afinal, nem todo cliente quer esperar alguns dias para receber o produto em casa.  

Essa prática, já adotada por muitos varejistas, é um exemplo claro do varejo phygital. Nela, o cliente realiza a compra por meio do site ou aplicativo e pode retirar no estabelecimento, em um dia combinado.  

Assim, trata-se de um modelo híbrido, que oferece a possibilidade do cliente transitar entre os dois mundos com total facilidade.

Bem como aumentar o fluxo para a sua loja física. Desse modo, os clientes que vão retirar um produto, podem acabar se interessando por outro item e comprá-lo na loja física. 

6 – Invista em soluções de tecnologia  

Acima de tudo, estar atento às mudanças tecnológicas do varejo phygital garante que a sua empresa saia na frente da concorrência.

Uma pesquisa da Capgemini indica que 46% dos varejistas acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio. O problema é que apenas 36% deles estão munidos de estratégias para esse contexto digital.  

Porém, para se destacar no mercado, a sua empresa precisa ir além do que já é feito. Isso significa investir em ferramentas que facilitem a conexão do cliente com os produtos da loja física.  

Assim, se ele deseja comprar um sapato no aplicativo, um chatbot ou um vendedor – disponível na loja – podem ajudar. Afinal, o que importa é facilitar o processo de compra e responder qualquer dúvida rapidamente. 

Mas, como a Code7 pode ajudar a sua empresa no varejo phygital?  

Como já vimos, o cliente omnichannel está em busca de transparência, rapidez e praticidade em suas compras. 

Nesse sentido, criar conexões é essencial na hora de ofertar uma boa experiência. A sua empresa não sabe por onde começar para se destacar no mercado? Veja como a Code7 pode ajudar nas ações internas de varejo phygital. 

Segurança no atendimento ao cliente  

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a responsabilidade sobre as informações dos clientes aumenta. Portanto, primeiramente, você deve optar por ferramentas que viabilizem um gerenciamento de dados eficaz e seguro. 

Afinal, o público espera que a sua empresa tenha bons mecanismos para proteger suas informações pessoais.  

Com a plataforma Code7, isso é possível, pois todos os módulos oferecem recursos para facilitar esse controle, com total proteção. 

Varejo phygital saiba tudo sobre essa tendência - lgpd

Gestão em uma única plataforma   

Com o Módulo Omni, você consegue gerenciar todos os seus canais de atendimento em uma única tela. Além disso, tem acesso ao histórico de conversas (independente do meio de contato utilizado) e pode customizar, ainda mais, as interações. 

Sem contar que pode monitorar o desempenho dos seus vendedores e ter acesso a relatórios e métricas de atendimento. 

Aumento da produtividade  

O Módulo Bot possibilita a construção de um chatbot com Inteligência Artificial. Além da ferramenta ser intuitiva e simples de configurar, ela permite a integração com diversos canais de contatos. Tais como: WhatsApp, Messenger do Facebook, Instagram (em breve) e muito mais. 

Ou seja, você pode ter um chatbot atuando em “diversas frentes”. Fazendo triagem para conectar o cliente ao vendedor certo, qualificando leads, tirando dúvidas etc.  

Assim, pode desafogar o atendimento on-line do seu negócio, por meio do autoatendimento. E, ainda, oferecer uma jornada integrada para o seu público.  

Foco no comércio conversacional  

O comércio conversacional já é uma realidade! Isso significa que a sua empresa deve transformar os seus canais digitais em canais rentáveis de vendas.  

Afinal, é o que indica uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a All In. De acordo com os dados,71% dos brasileiros usam as redes sociais para fazer compras. 

Nesse sentido, a Code7 é especialista em e-commerce e pode te ajudar a gerar mais engajamento com os clientes! Assim, a plataforma oferece diversos recursos para você atuar, de forma integrada, na loja física e digital.   

Viu só? O varejo phygital já é uma realidade! Então, se você quer fazer a diferença no seu segmento, fale com um especialista e conheça nossa plataforma. 😉  

Chegou a hora de assumir o controle do seu atendimento!  

Por fim, continue acompanhando nosso blog. Por aqui, você confere muitas dicas para alavancar os resultados da sua empresa! 

Leia também:

chatbot e tendências

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]