busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria
Aproveite esse período para impulsionar suas vendas na Cyber Monday 2020.

Cyber Monday 2020: inspire-se na Black Friday e venda mais

Aproveite esse período para impulsionar suas vendas na Cyber Monday 2020. Veja como ativar algumas estratégias certeiras para impactar os clientes e lucrar muito mais. 

#Relacionamento

21/10/2020 •

Compartilhe:

 

Apesar de ser menos conhecida do que a Black Friday, aos poucos a Cyber Monday ganhou força no Brasil, entrando definitivamente para o calendário do e-commerce. De acordo com um estudo da consultoria Clear Sale, em 2019, as compras nessas datas movimentaram R$ 5,96 bilhões, gerando um aumento de 35,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por isso, a Cyber Monday 2020, que acontece no dia 30 de novembro, é mais uma excelente oportunidade para incrementar as vendas e se preparar para o intenso movimento do fim do ano, inspirando-se na Black Friday. 

A proximidade entre as duas datas oferece uma ótima chance para negócios de todos os portes otimizar investimentos, queimar estoques e aumentar o faturamento antes do Natal. Conheça um pouco mais sobre a Cyber Monday e depois confira diversas dicas para você potencializar os seus resultados nesta data. 

O que é a Cyber Monday? 

A Cyber Monday foi criada nos Estados Unidos para identificar a primeira segunda-feira após o feriado de Ação de Graças - comemorado na última quinta do mês de novembro – e após a Black Friday. Originalmente, a data tinha o objetivo de incentivar as compras no e-commerce, em especial de produtos eletroeletrônicos, destacando-se por ofertas com descontos de até 80%. 

Enquanto a Black Friday era mais voltada para as lojas físicas e virtuais, o Cyber Monday era exclusivamente online. Porém, hoje uma boa parte das vendas da Black Friday também acontece no e-commerce e a Cyber Monday então tornou-se na prática, uma extensão dessa data. Portanto, é como se fosse uma prorrogação de prazo para vender mais, encantar e fidelizar clientes.  

Na verdade, alguns negócios trabalham atualmente com o conceito de “Cyber Weekend”, que traduzido significa “Cyber Final de Semana” e abrange o período de Black Friday e Cyber Monday. É o momento que muitas lojas aproveitam para limpar estoques, bem como coletar dados e informações úteis para o planejamento das campanhas e ofertas de Natal. 

Agora, confira algumas dicas de como aumentar as suas conversões para deixar os clientes mais satisfeitos e fidelizados por meio de uma excelente experiência de compra nesta Cyber Monday 2020. 

Estratégias certeiras para vender mais na Cyber Monday 2020 

O grande apelo da Cyber Monday sempre foram os grandes descontos, por isso a data é uma ótima chance de vender produtos que sobraram da Black Friday, assim como elevar o ticket médio com boas ofertas. Dessa maneira, para garantir retorno das campanhas e bons resultados, é preciso se destacar em um cenário muito mais competitivo em 2020.  

Por conta da pandemia, muitas empresas migraram para o digital. Esse fato acirrou a disputa pelos consumidores ávidos por fazer bons negócios e usufruir das melhores experiências de compra. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), foram criados 107 mil novos e-commerces somente entre 23 de março e 31 de maio deste ano.  

Por isso, é preciso correr, se planejar bem e aproveitar os investimentos e estratégias usados da Black Friday. Assim, você poderá incrementar a sua Cyber Monday 2020 e lucrar ainda mais. Veja as dicas abaixo: 

  

1) Inspire-se na Black Friday 

Como já vimos, por conta da proximidade entre a Black Friday e Cyber Monday, muitos e-commerces trabalham hoje com o conceito de Cyber Weekend. Nada mais lógico, afinal é uma excelente maneira de economizar esforços para aproveitar as tendências do mercado e incrementar os resultados.                                     

Dessa forma, inspire-se nas estratégias da Black Friday para vender muito mais na Cyber Monday 2020. Analise os dados do ano passado e aproveite as estratégias que deram certo, bem como o que deu errado e que pode ser melhorado ou abandonado. Uma boa dica é identificar os produtos mais vendidos na Black Friday e os dados de tráfego na loja, como origem, dispositivo, taxa de abandono, entre outros.  

Esses índices e informações ajudam na criação de estratégias muito mais assertivas, assim como na definição de uma política de descontos para a Cyber Monday 2020. Assim, você equilibra a satisfação dos clientes com a saúde financeira da sua loja.  

2) Antecipe o seu planejamento para a Cyber Monday 2020 

Para garantir um bom desempenho, comece a planejar já a sua Cyber Monday 2020. Escolha com cuidado quais produtos serão ofertados, defina a sua política de descontos, negocie com fornecedores e desenvolva as suas estratégias de marketing. 

Uma boa ideia é focar em produtos de menor saída. Geralmente são esses que ficam parados no estoque após a Black Friday e que podem receber descontos maiores e mais atrativos. Em contrapartida, você também pode focar nos produtos mais vendidos, porém sem esquecer de identificar seus custos e respeitar uma margem de lucro saudável. 

Depois disso, é essencial que seus clientes saibam que poderão aproveitar excelentes oportunidades de compra na Cyber Monday 2020. Utilize o poder das postagens nas redes sociais e campanhas de anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram, entre outros canais digitais. Coloque a data em evidência, avisando seus clientes e deixe para divulgar as ofertas somente no dia 30 de novembro, criando um clima de expectativa. 

  

3) Crie descontos verdadeiramente atrativos 

Os grandes descontos são a marca registrada da Cyber Monday e seu maior atrativo para o público. Por isso, é preciso se diferenciar com ofertas realmente boas, mas definidas de forma a não prejudicar os negócios. Em outras palavras,isso significa calcular a sua margem de lucro e a partir dela, criar descontos que não causem prejuízo, ao mesmo tempo em que continuem relevantes para os clientes.  

Caso não consiga chegar numa boa margem, use a criatividade e vá além dos preços baixos. Ofereça frete grátis acima de determinado valor ou para determinada região, monte kits de produtos, desenvolva descontos progressivos ou condições especiais de pagamento e parcelamento. Depois, publique as ofertas em destaque no site, otimizando conteúdos para SEO e compartilhe em suas redes ou em campanhas de e-mail marketing, por exemplo.  

Muitos consumidores já se programam e esperam pela Cyber Monday 2020, que consideram ser uma das melhores oportunidades de compras do ano. Portanto, lembre-se que o público conhece bem as ofertas enganosas da Black Friday, do tipo “tudo pela metade do dobro do preço”. Ele está atento e bem informado, com a ponta dos dedos no celular pronto para elogiar e recomendar sua loja ou criticá-la nas redes sociais. 

  

4) Personalize a experiência do cliente  

Lojas que implantaram tecnologias baseadas em Inteligência Artificial para customizar a experiência do cliente estão um passo mais perto de obter excelentes resultados na Cyber Monday 2020. Afinal, o atendimento personalizado é um dos recursos mais eficazes no engajamento, retenção e fidelização de clientes. Esses fatores deixam os consumidores encantados com uma experiência de compra feita sob medida.  

Dados como histórico de compras, pesquisa e navegação, além de interações anteriores, geolocalização, origem, dispositivo de acesso, entre outros, permitem criar experiências de compra inigualáveis e muito rentáveis. Isso, porque quando sua loja conhece o consumidor e o deixa saber que você o conhece, facilitando escolhas e processo de compra. Dessa forma, ele sabe recompensar comprando, voltando para comprar e indicando o seu negócio para as pessoas mais próximas. 

  

5) Ofereça um atendimento omnichannel 

Mesmo que estejamos falando de uma data onde o foco são os descontos atrativos, nunca se deve perder uma chance de encantar um cliente com um atendimento de alto nível. Afinal de contas, uma experiência de compra personalizada, ágil e perfeita é o que traz as pessoas de volta para as compras de Natal. Essa medida também pode incentivar os consumidores a virarem fãs da sua marca. 

Para isso, é necessário investir em uma plataforma omnichannel de atendimento. Com essa ferramenta, é possível acompanhar as jornadas de compra cada vez mais complexas dos clientes. A solução integra todos os seus pontos de contato com o público, com o propósito de criar uma experiência de compra customizada, fluida e consistente. Dessa forma, consumidor pode escolher onde, quando e como quer comprar. 

Além disso, o atendimento omnichannel com uma boa plataforma, permite adicionar soluções automatizadas que oferecem mais economia para as empresas, pois reduzem custos com recursos humanos e infraestrutura, ao mesmo tempo em que ampliam a capacidade e produtividade das equipes – bem como a satisfação dos consumidores. 

Para finalizar, outra vantagem importante do atendimento omnichannel é a geração de métricas e relatórios em tempo real, que possibilitam monitorar toda a operação, por meio de uma visão única e completa. Dessa forma, fica fácil fazer qualquer ajuste ou correção que seja necessária, de forma imediata, reduzindo riscos. 

  

6) Use chatbots no atendimento e vendas  

Em datas como a Cyber Monday, as demandas referentes ao status de pedido disparam. Afinal, muitas pessoas fazem compras de Natal e querem ter certeza de que os presentes vão chegar no prazo. Nessa hora, um chatbot pode responder esse tipo de dúvida com muita agilidade, ou até mesmo enviar atualizações periódicas sobre o status do pedido, sem a intervenção humana. Além disso, os chatbots ajudam a resolver diversas tarefas simples como troca de senha, 2ª via de boleto e FAQ, por exemplo. Tudo isso de forma prática e eficaz.  

Um chatbot pode ser publicado em sites, apps e em alguns dos aplicativos de mensagem prediletos dos brasileiros, como WhatsApp e Facebook Messenger. Dessa forma, você oferece conveniência e satisfação para a experiência do usuário, aumentando as chances de consumidores retornarem para mais compras.

Porém, mais do que diminuir as filas e o tempo de espera e melhorar a Resolução na Primeira Chamada, entre outros índices de desempenho, os chatbots inteligentes também podem ser um excelente canal de vendas na Cyber Monday 2020. Uma pesquisa da consultoria Gartner, mostra que o uso de Inteligência Artificial em estratégias de vendas pode aumentar a conversão em até 30%. 

Na experiência da Code7 temos vários cases que confirmam esse número. Muitos de nossos clientes conseguiram incrementar suas vendas significativamente com a implementação de chatbots que realizam o processo de venda completo. Isso é possível pois um chatbot inteligente é capaz de abordar consumidores de forma personalizada, em qualquer ponto da jornada de compra em que estejam.   

  

7) Venda nos maiores marketplaces 

Datas como a Black Friday e Cyber Monday apresentam uma excelente oportunidade de vender mais em parceria com os maiores marketplaces do país, como Mercado Livre, OLX, Magazine Luiza, Amazon e B2W (Americanas, Submarino, Shoptime). Essas plataformas investem muito em datas como a Cyber Monday para gerar um grande volume de tráfego e vendas, bem como possuem acesso a diversos segmentos de público que podem ser interessantes para as estratégias da sua loja. 

 Portanto, além do seu e-commerce, você pode abrir mais um canal de vendas online, que aumenta o alcance e exposição da sua marca, atraindo novos clientes e potencializando os lucros. Enquanto as plataformas de marketplace emprestam sua enorme visibilidade e cuidam de divulgar seus produtos, ou seja, você só precisa se preocupar em vender. 

  

Conclusão 

Se você quer aproveitar as oportunidades da Cyber Monday 2020, utilize essas dicas e comece agora a mesmo a aprimorar a sua experiência de compra para atrair, reter, vender e fidelizar muito mais clientes satisfeitos. Não esqueça que, mais do que descontos incríveis, essa é a melhor forma de potencializar seus resultados nesta data. Além disso, você poderá criar relacionamentos muito mais duradouros e rentáveis com seus clientes. Assim, você acaba garantindo também o crescimento e a sustentabilidade da sua loja no futuro. 

Aproveite e confira mais dicas para incrementar as vendas por meio de um diferencial valioso para aprimorar toda sua experiência de compra. Saiba mais no nosso post Chatbot para vendas: conheça 7 estratégias certeiras para aplicar no seu negócio. 

Mais posts

#Inteligência Artificial

Inteligência artificial revoluciona a colaboração entre humanos e máquinas

Empresas podem obter melhorias significativas com a inteligência artificial quando humanos e máquinas trabalham juntos de forma planejada.

#Software

Quantos consumidores você não consegue atender?

Você já pensou na quantidade de consumidores e oportunidades que perde por não contar com uma boa gestão de atendimento e a ferramenta certa?

#Relacionamento

Call Back melhore a satisfação dos clientes e reduza custos

Call Back: melhore a satisfação dos clientes e reduza custos

Você quer aumentar a satisfação dos seus clientes e também reduzir os custos da sua operação? Conheça o call back e veja como essa ferramenta pode ajudar.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*