4. 05. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Meta anuncia nova precificação do WhatsApp Business API

Meta anuncia nova precificação do WhatsApp Business API

Você utiliza o WhatsApp de forma profissional? Atenção! ⚠️ A partir do dia 1º de junho de 2023, a Meta irá alterar o modelo de cobrança das conversas. Quer ficar por dentro das atualizações? Então, acompanhe este blog post e saiba tudo sobre a nova precificação do WhatsApp Business API. 

Vem com a gente! ? 

Como será a nova precificação do WhatsApp Business API?

A empresa  Meta, proprietária do WhatsApp, anunciou uma nova forma de cobrança para as conversas iniciadas pelas empresas, dentro da janela de 24h.  

nova precificação do WhatsApp API

Segundo as informações divulgadas, a nova precificação terá como base a categoria de HSM enviado.  

Em outras palavras, as empresas serão taxadas conforme o modelo de conteúdo que for disparado. Confuso? Calma, a gente te explica os detalhes. 

A Meta criou 3 categorias de conversas iniciadas pela empresa. São elas: autenticação, marketing e utilidade. Nesse sentido, todos os HSMs que forem enviados pelas empresas, deverão se encaixar em um desses grupos. O valor cobrado irá variar conforme o modelo utilizado, uma vez que cada categoria terá uma precificação distinta. 

? Mas, como isso vai funcionar na prática? 

Bem, antes de tudo, é importante você entender quais conteúdos pertencem a cada categoria, correto? Afinal, assim será possível utilizar os templates de forma estratégica. Então, veja a seguir as características de cada um deles.  

Conhecendo as novas categorias de conversas iniciadas pela empresa

Primeiramente, é importante você saber que antes de enviar qualquer template de HSM das categorias listadas abaixo, é necessário obter a aceitação prévia do cliente. Ou seja, o opt-in.  

Portanto, não pule essa etapa, ok? Dito isso, vamos conhecer as particularidades de cada categoria! ? 

? Conversas de autenticação

Entram nessa categoria todas aquelas conversas, iniciadas pela empresa, que tem como objetivo autenticar os usuários em determinadas etapas de login. Sendo assim, todas mensagens relacionadas aos códigos de registro ou recuperação de contas e senhas, deverão ser inseridas nesse modelo. 

É importe ressaltar que essa categoria, apresenta regras mais restritas. Não é permitido, por exemplo, o uso de URLs, mídias e emojis nos conteúdos enviados.  

Além disso, ao disparar HSMs de autenticação, a empresa deverá incluir um botão de senha descartável para que o usuário possa copiar ou trocar o código, com um só toque. Tal iniciativa, visa garantir mais segurança nas transações. 

? Conversas de utilidade

Esse modelo está ligado às conversas que resultam de alguma solicitação, transação ou atualização de operações em andamento do usuário. Sendo assim, entram nessa categoria as notificações de pós-compra; extratos de cobranças recorrentes; status de pedidos relacionados a alguma compra; entre outros. 

? Conversas de marketing

Os disparos de mensagens com foco na comercialização de algum produto ou serviço serão encaixados na categoria de conversas de marketing. Nesse sentido, esse modelo pode ser utilizado pelas empresas para enviar promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; convites ou recomendações; entre outros. 

? Vale ressaltar que as conversas que não se enquadrarem nas categorias de utilidade ou autenticação serão consideradas de marketing. 

Agora que você já ficou por dentro das novas categorias de conversas iniciadas pela empresa, chegou a hora de saber como será essa nova precificação no WhatsApp Business API. Acompanhe! 

precificação do WhatsApp Business

Entendendo a nova precificação do WhatsApp Business API

As janelas de conversas iniciadas pelas empresas continuam tendo duração fixa de 24 horas. Porém, o valor cobrado será baseado nas categorias dos modelos utilizados.  

Por exemplo, se a empresa utilizar um modelo da categoria de marketing, ela será cobrada com base no valor estabelecido para essa categoria e assim sucessivamente. 

É válido deixar claro que, dentro desse período de 24 horas, durante a conversa com o cliente, caso a empresa queira enviar um template de outra categoria, será cobrado um novo valor correspondente a esse modelo.

Ou seja, se em uma única conversa, a empresa utilizar mensagens de categorias distintas, será acrescentado valores à cobrança. 

Contudo, vale ressaltar que, caso as mensagens enviadas dentro desse período sejam relacionadas a uma mesma categoria, não haverá custos adicionais.  

E as conversas iniciadas pelos clientes, terão alguma mudança?

As conversas iniciadas pelos clientes passam a ser denominadas conversas de serviço. Elas só serão iniciadas, caso não tenham janelas de conversas iniciadas pela empresa abertas naquele atendimento. As conversas de serviço continuam sendo cobradas da empresa, conforme já ocorria. 

Dentro da janela de 24 horas das conversas de serviço, a empresa poderá responder ao usuário com mensagens de formato livre. Porém, nesse tempo, caso seja enviado algum template de HSM das categorias estabelecidas pela Meta, uma nova conversa será iniciada e haverá cobrança, conforme o modelo utilizado. 

Enfim, agora que você já está por dentro das novidades, o que acha de conhecer alguns templates das novas categorias de conversas? 

Exemplos de templates de autenticação, utilidade e marketing

Prepara o print e confira cada modelo.?

Exemplos de templates de autenticação

template autenticação

Exemplos de templates de utilidade

templates de utilidade do WhatsApp API

Exemplos de templates de marketing

templates de marketing do WhatsApp API

Gostou das dicas? Então, aproveite para ser, ainda mais, assertivo nas suas ações comerciais do WhatsApp. Evite enviar spam para a sua base de contatos, utilizando os templates certos. ?

Ainda não tem o WhatsApp profissional na sua empresa?

Como você pode notar, a nova precificação do WhatsApp Business API, será por conversas. Portanto, não deixe de prestar atenção nas regras!

Se você possui uma empresa e, ainda, não tem uma conta profissional no aplicativo mais popular do Brasil, não perca tempo. Fale, agora mesmo, Falar com vendas/a> e saiba como escalar a sua comunicação e obter bons resultados com o WhatsApp profissional.

Com ele, você consegue otimizar a sua operação de atendimento e atingir muito mais clientes.

Acesse nossa página e descubra tudo que é possível fazer com essa ferramenta digital!

Como ter o ChatGPT no seu WhatsApp?

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]