15. 04. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Conheça as vantagens do PABX na nuvem para o seu negócio

Conheça as vantagens do PABX na nuvem para o seu negócio

Sua empresa busca reduzir custos com telefonia e aumentar a qualidade e eficiência no atendimento? Conheça as vantagens do PABX na nuvem para cumprir essas metas.

Os custos com telefonia sempre representaram um dos maiores gastos dentro das operações de atendimento. Por isso, com objetivo de economizar recursos, porém sem perder qualidade e eficiência no relacionamento com o cliente, muitas empresas estão trocando os antigos sistemas tradicionais de PABX físicos pelo PABX Virtual. E as vantagens vão muito além da redução de custos, principalmente no cenário atual.

Com a pandemia causada pelo coronavírus, esse tipo de solução vem sendo adotada com mais velocidade por pequenas, médias e grandes empresas. Como o PABX Virtual trabalha na nuvem, ele oferece mobilidade e flexibilidade para ativar e gerenciar uma operação remota de Contact Center, centrais de atendimento e escritórios. Dessa forma, é possível continuar operando durante a quarentena e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes. 

Tendências e oportunidades para o PABX Virtual 

De acordo com uma pesquisa de março de 2020 feita pela consultoria Nielsen, após o anúncio do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, houve um crescimento de 32% na média de consumidores que compraram online pela primeira vez. Portanto, o comércio eletrônico, que já vinha em um crescimento constante no país, deve acelerar. A tendência é que haja um aumento de fluxo no atendimento, uma vez que novos clientes normalmente têm mais dúvidas e dificuldades para efetuar uma compra, por exemplo. 

É a hora de ativar estratégias para aproveitar as oportunidades, bem como manter a continuidade dos negócios, através da satisfação dos consumidores. Por esse motivo, investir em soluções para o atendimento em home office, como um PABX Virtual, tornou-se urgente e essencial. Uma pesquisa feita entre os dias 16 e 17 de março com mais de 300 empresas, mostrou que mais da metade delas adotou rapidamente o trabalho remoto em suas operações e, para garantir o sucesso do trabalho em home office, investiu em soluções tecnológicas para comunicação.

Nesse novo cenário, o PABX na nuvem é uma das melhores ferramentas para realizar e receber chamadas com total mobilidade, assim como incrementar resultados. Além de acessível para empresas de todos os portes, ele apresenta diversos outros benefícios em comparação com o PABX tradicional, como vamos ver a seguir.

As vantagens do PABX na nuvem

Através da tecnologia da nuvem, o PABX Virtual oferece uma série de recursos inovadores de integração, automação e personalização, como:  

1) Mobilidade

Essa é certamente a maior vantagem de um PABX Virtual nos dias de hoje. Ele oferece todas as funcionalidades de um PABX físico, em qualquer lugar, a qualquer hora, basta o acesso WEB. Assim fica mais fácil reduzir as filas de espera, bem como garantir que todas as chamadas sejam atendidas, o que aumenta os índices de satisfação do cliente e as taxas de retenção e conversão.

Além do mais, isso significa também que o PABX na nuvem torna possível ativar uma operação de atendimento de forma 100% remota, com toda qualidade e eficiência. Ou seja, o PABX Virtual viabiliza o atendimento em home office, que atualmente passou de apenas uma tendência em crescimento para peça fundamental na continuidade de diversos negócios durante a pandemia de Covid-19. E tudo indica que, após esse período, essa prática vai continuar a fazer parte da rotina das empresas, cada vez mais.

2) Redução de custos  

Em comparação aos serviços de telefonia tradicionais, o PABX na nuvem apresenta diversas vantagens para a economia de recursos

  • Dispensa investimentos em infraestrutura; 
  • Tem baixo custo de inicialização e configuração;
  • Os gastos com manutenção e operação são responsabilidade do provedor de serviços;  
  • O gerenciamento da telefonia fica sob responsabilidade do provedor do serviço;
  • Os custos com telefonia são menores e a gestão de todas as ligações está disponível para os gestores com apenas um clique.

3) Usabilidade

Uma plataforma de PABX em nuvem pode ser acessada pela internet através de um navegador e possui interface totalmente amigável. Atendentes e gestores podem usar e realizar suas configurações iniciais e upgrades de forma simples. Não é preciso um especialista técnico para gerar relatórios e coletar dados e informações. É o caso do PABX Virtual da Code7, que tem a visão única de toda a operação, permite cadastrar ou excluir usuários e configurar a URA de atendimento em poucos cliques, por exemplo. 

4) Escalabilidade

O PABX na nuvem permite escalar uma operação de atendimento de maneira muito simples e ágil, com baixo custo. Com ela, sua empresa pode planejar de forma segura suas estratégias, com a garantia de que, caso seja necessário, pode ampliar e reduzir rapidamente o número de ramais e linhas telefônicas. Tudo isso com qualidade de telefonia e atualizações frequentes, sem custo extra. 

5) Integração entre plataformas  

O PABX Virtual permite integração com os principais CRMs do mercado. Assim, todas as ligações e interações realizadas no PABX na nuvem ficam registradas no seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Com isso, é muito mais fácil realizar a comunicação e a colaboração entre as equipes. Todas as informações ficam disponíveis na plataforma que o atendente usar, o que facilita o trabalho e melhora a experiência do cliente. Todos podem compartilhar e acessar facilmente qualquer arquivo, chamada ou pedido de venda, por exemplo, tendo sempre à mão o histórico do consumidor para agilizar o processo.

Além disso, a integração realizada pelo PABX Virtual possibilita uniformizar e otimizar diversos processos internos, como por exemplo, encaminhar mensagens automáticas para outros ramais quando o principal estiver ocupado e redirecionar chamadas após determinado horário para chatbots, entre outras ações possíveis. 

6) Monitoramento em tempo real 

Um sistema de telefonia na nuvem oferece acesso a dados e estatísticas em tempo real, com o monitoramento de todas as atividades, inclusive chamadas em andamento ou perdidas. O PABX Virtual permite fazer a gestão online com acesso a diversos tipos de relatórios com informações como: 

  • Número e dados de chamadas feitas, recebidas e perdidas;
  • Quais atendentes estão disponíveis ou ocupados; 
  • Tempo de espera e tempo de atendimento; 
  • Gravações das chamadas; 
  • Histórico do cliente. 
  • Monitoria online das chamadas.

O software de PABX Virtual apresenta de forma amigável todas essas e outras informações facilitando a visualização, análise e controle de toda a operação.

7) Qualidade de chamadas telefônicas

As tecnologias do PABX na nuvem estão em constante evolução, aproveitando rapidamente as inovações e investimentos em melhorias nas telecomunicações, que refletem em mais qualidade de telefonia

Por conta da popularização da banda larga e o consequente aumento da velocidade de transmissão de dados, a maior parte das empresas trabalha com uma conexão VoIP. Mas, essa tecnologia ainda apresenta uma grande desvantagem: a influência da estabilidade de rede e velocidade de conexão. Isso significa que redes oscilantes geram ligações oscilantes. Ou seja, com o VoIP a qualidade das ligações é diretamente proporcional à estabilidade da rede e à velocidade de conexão. Portanto, para garantir a qualidade na telefonia é preciso investir em pacotes de dados mais robustos – e consequentemente mais caros.

Por isso, para garantir ligações sem picotamento ou quedas, algumas empresas como a Code7, utilizam outras tecnologias. O uso de canais de telefonia convencional (TDMA), por exemplo, garante a alta qualidade nas chamadas. Isso proporciona mais segurança, eficiência e qualidade de voz, com os custos e mobilidade que só uma plataforma na nuvem oferece. 

8) Criação de valor para a marca  

Por último, talvez umas da vantagens mais importantes e pouco citada do PABX Virtual é sua capacidade de criar valor para sua marca. A ligação telefônica é na maioria das vezes o primeiro contato dos clientes com seu negócio. O sistema na nuvem e seus recursos tecnológicos de automação permitem criar uma ótima impressão nessa hora, agregando mais seriedade e profissionalismo à sua imagem, através de um atendimento telefônico personalizado de alto nível e repleto de soluções inovadoras.

Conclusão

Se você quer tornar sua comunicação por telefone mais moderna e eficiente, bem como melhorar resultados e economizar recursos, o PABX Virtual é a solução ideal para seu negócio. Essa ferramenta agrega recursos inteligentes que oferecem a mobilidade e flexibilidade essenciais para empresas de todos os portes e segmentos. Principalmente nesse momento em que o atendimento remoto tornou-se fundamental para a continuidade de milhares de negócios. 

Agora que você entende mais sobre as vantagens do PABX na nuvem, descubra como trocar seus ramais fixos pela mobilidade do Code7 PABX Virtual.  

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]