21. 11. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Mobile commerce domina as compras on-line no Brasil

Mobile commerce domina as compras on-line no Brasil

Você tem um negócio on-line? Então, precisa investir no mobile commerce. Afinal, esse formato de venda tem crescido, e muito, no Brasil. No blog post de hoje, vamos te explicar como ele funciona.

O que é mobile commerce?

Antes de tudo, você precisa entender esse conceito, certo? Pois bem, o mobile commerce está relacionado as transações comerciais que são realizadas via aparelhos eletrônicos (smartphones e tablets). Essas interações podem ocorrer por meio de aplicativos, sites adaptados, redes sociais e muito mais.

Embora esse formato não seja tão novo assim, ele se intensificou durante a pandemia de Covid-19. Afinal, as pessoas mudaram seus hábitos de consumo e passaram a realizar compras à distância com mais frequência.

De olho nos dados

De acordo com o  relatório da consultoria AppAnnie, somente em 2021, os usuários no Brasil passaram em média 5,4 horas por dia nos smartphones. Entre os canais digitais com maior tempo de uso, destacam-se: WhatsApp e TikTok.

Vale ressaltar, que a pesquisa da plataforma AppAnnie, considerou apenas celulares com sistema Android.

De acordo com o levantamento, a quantidade de horas diárias que brasileiros, em média, têm gastado no celular têm crescido nos últimos anos. O país passou das 4,1 horas diárias em 2019, para 5,2 horas diárias em 2020. Em 2021, esse aumento chegou  a 5,4 horas diárias. A tendência é que esses números cresçam, ainda mais.

Logo, as empresas que desejam melhorar a performance no digital, precisam investir em alternativas voltadas para o mobile commerce, a fim de melhorar a experiência do cliente e vender mais.

Por que investir no mobile commerce?

Alguns pontos importantes, que você precisa saber!

1º) As pesquisas apontam para um crescimento constante do uso dos apps. De acordo com a  pesquisa da Mobile Time/Opinion Box, 99% dos smartphones tem o WhatsApp instalado. Ou seja, é um número bem expressivo, concorda?

2º) A entrada dos consumidores jovens no mercado, reforçam essa ideia de que o mobile commerce tende a crescer mais. Sem contar que , atualmente, crianças e adolescentes já crescem conectados. Portanto, eles sustentarão esse formato de comércio nos próximos anos.

3º) Os smartphones estão o tempo todo na palma da mão das pessoas. Independente do lugar, eles nunca ficam de lado. Então, é uma forma de você se aproximar do seu público com mais facilidade.

Como trabalhar o mobile commerce?

Listamos algumas maneiras de adaptar a sua loja on-line no mobile commerce. Confira as dicas!

Tenha uma estratégia omnichannel

Primeiramente, é importante implantar uma estratégia omnichannel. Ou seja, estruturar os canais digitais e garantir a fluidez da comunicação em todos os pontos de contato. A sua marca precisa oferecer a melhor experiência possível, caso o cliente deseja migrar de um canal para o outro. Por isso, uma boa  plataforma omnichannel vai te ajudar a organizar e centralizar esse atendimento.

📌​Leia, também: Como estruturar os canais digitais e aumentar as vendas?

Disponibilidade

Você não pode perder oportunidades de venda. Atualmente, o consumidor com acesso aos aplicativos podem realizar compra a qualquer hora do dia. Por isso, você precisa estar presente em todos os períodos. A adoção de um chatbot, certamente, irá ajudar nessa questão. Afinal, os robôs de atendimento podem ficar disponível 24h por dia, 7 vezes na semana.

Personalização

Quanto mais você conseguir gerar conversas personalizadas, mais especial o seu cliente vai se sentir. Logo, você vai poder criar ofertas específicas para fidelizá-lo. Hoje, o que conta é a experiência que você proporciona ao seu público e não, apenas, o preço. Portanto, invista na customização e conquiste mais engajamento.

Jornada de venda simples

O cliente que decide comprar por meio de smartphones, deseja ter mobilidade. Ou seja, facilidade para comprar  um produto a caminho do trabalho, na fila de espera do consultório e em tantas outras ocasiões. Mas, para que essa compra seja funcional, você precisa criar  um fluxo de vendas simples e rápido.

Então, não deixe de pensar nessa jornada que o cliente irá percorrer.  Mensagens curtas, linguagem simples e objetiva, bem como botões de comando, são sempre bem-vindos.

Quer ajuda para construir o seu mobile commerce? Fale com um especialista de Code7 . Temos as melhores ferramentas para fazer o seu negócio se destacar no mercado.

mobile commerce