4. 08. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Como estruturar os canais digitais e aumentar as vendas?

Como estruturar os canais digitais e aumentar as vendas?

Atualmente, você utiliza os canais digitais da sua empresa, para fortalecer o relacionamento com seus clientes ou gerar mais conversões? 🤔 

Independente da sua resposta, o fato é que uma ação leva a outra. Ficou confuso? Calma. A gente te explica. 

No blog post de hoje, vamos mostrar como é possível criar uma jornada de compra integrada nos canais digitais. Acompanhe! 

O que são canais digitais? 

via GIPHY

Antes de tudo, é importante você entender o que significa o termo “canais digitais”, ok?  

Embora, muitas pessoas associem esse conceito ao uso das redes sociais, ele é mais amplo do que isso. Ou seja, os canais digitais representam todos os pontos de contato disponibilizados por uma empresa na internet. Tais como: e-mail, SMS, chatbot, WhatsApp, landing page e muito mais! 

Hoje, eles são a base da comunicação de qualquer negócio. Afinal, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. 

Porém, vale destacar que os canais digitais possuem características específicas. Em outras palavras, eles oferecem recursos distintos. Alguns são voltados para mensagens curtas e diretas, outros permitem adição de áudio, imagens, vídeos etc. 

Portanto, é essencial entender como eles funcionam, para definir a melhor estratégia. 

Além disso, para os canais funcionarem em harmonia, é preciso integrá-los. Desse modo, você consegue oferecer um atendimento omnichannel, de verdade, e garante a satisfação dos clientes. 

Mas, você deve estar se perguntando: como identificar os canais digitais ideais para a minha marca e conseguir vender mais? 

Separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão! 

canais digitais

Como escolher os canais digitais certos para a minha empresa? 

Não adianta você querer estar presente em todos os meios de contato, se os seus clientes não estiverem por lá. Por isso, antes de tudo, é preciso avaliar alguns pontos. Veja abaixo!

1- Objetivos 

Como você pretende utilizar os canais digitais? Será para aumentar a interação, elevar a taxa de retenção, tirar dúvidas, converter mais clientes? 

Primeiramente, você precisa definir qual será a finalidade de cada canal. Hoje, com a ajuda da tecnologia, é possível criar diversas jornadas digitais, conforme os objetivos traçados. Porém, é essencial você listar suas prioridades, antes de desenhar qualquer estratégia. 

2- Personas 

Não basta conhecer o público-alvo. É necessário entender quem são as personas da sua marca. Em outras palavras, quais são os perfis existentes dentro do seu grupo de clientes/leads.  Por exemplo, uma clínica médica possui diversos tipos de pacientes, com idades e necessidades específicas. Sem contar que, ainda, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, administradores etc. 

Ou seja, o atendimento nesse tipo de empresa, seja interno ou externo, precisa ser personalizado. Logo, os canais digitais, também, deverão ser adaptados. Tem pessoas que vão preferir ser atendidas via WhatsApp, outras pessoalmente e por aí vai. 

Portanto, não deixe de mapear o comportamento dos seus usuários. Isso será decisivo. 

3- Concorrência 

Além de identificar os perfis dos seus clientes, você precisa estudar a concorrência. Isso vai ajudar a sua marca a ser competitiva no mercado.  

Portanto, não deixe de verificar quais são os canais digitais mais utilizados pelas empresas que atuam no seu segmento. 

Ao fazer essa análise, você poderá ter novas ideias para aplicar na sua estratégia.  

4- Ações já feitas 

Caso você já tenha realizado ações, em alguns meios digitais, vale a pena avaliar quais foram os ganhos e as perdas. Essa análise, é essencial para evitar erros e desperdiço de recursos. 

Por exemplo, se a sua marca já tentou utilizar e-mail para prospectar clientes e não obteve o sucesso esperado, talvez seja o caso de pensar em outra abordagem. 

e-commerce canais digitais

Como estruturar os canais digitais?

Enfim, após analisar todos esses itens, e definir os canais digitais que serão utilizados, você deverá pensar em uma maneira de estruturar todo o processo.  

Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando nosso conteúdo! 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa integração dos canais. Prepara o print! 📸 

Tenha uma plataforma omnichannel 

Vamos combinar que com a criação dos canais digitais, o volume de atendimento tende a aumentar, né? Portanto, você vai precisar de uma plataforma omnichannel para conseguir gerenciar todos os contatos. 

Dessa forma, será possível centralizar toda a comunicação em um só lugar. Em outras palavras, você vai poder transitar do atendimento de um canal para o outro em uma única interface e, ainda, ter acesso a relatórios e métricas do desempenho. 

Opte por um único fornecedor 

Um dos problemas mais recorrentes das empresas é adquirir ferramentas, distintas, de diversos fornecedores, tais como: URA, WhatsApp, chatbot etc.  

Tal prática, além de gerar custos extras, dificulta a criação de uma jornada de engajamento conectada. Então, quando for adquirir novos canais digitais, pense em todo o processo comunicacional e dê preferência para empresas que fornecem uma solução completa. 

Invista no phygital 

Aproveite o melhor do mundo físico e do digital. Crie uma experiência única para os seus clientes, integrando todos os seus pontos de contato. Ofereça opções de compra híbrida e deixe o seu público decidir qual melhor forma de interagir com você! 

👉 Saiba mais sobre Varejo Phygital aqui! 

Enfim, estruturar os canais digitais, pode ser mais simples do que você imagina. Mas, para isso, é preciso encontrar bons profissionais para te auxiliar nessa empreitada. 

Portanto, se você quer implementar todas as ações que foram listadas nesse blog post, fale com um especialista da Code7. 

Juntos, podemos ir longe! 🚀 

 

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]