28. 10. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Omnichannel de verdade: como melhorar a experiência do cliente?

Omnichannel de verdade: como melhorar a experiência do cliente?

Veja como garantir a melhor experiência para o seu consumidor por meio de um atendimento omnichannel de verdade.

Se nós relembrarmos como as empresas se comunicavam com os seus consumidores alguns anos atrás, conseguiríamos perceber que o avanço da tecnologia gerou uma grande mudança nesse cenário. Afinal, antes os recursos disponibilizados para contato do cliente, eram bem reduzidos. Ou seja, o atendimento era pouco funcional.

Porém, atualmente, esse universo tem atingido outro patamar. Isso mesmo. O setor de atendimento tem sido visto com outros olhos. Se antes, ele era apenas um serviço responsável por suprir demandas e responder dúvidas, hoje, ele assume o papel mais importante na jornada de compra como um todo: o de garantir uma excelente experiência de compra.

Nesse sentido, é preciso buscar alternativas para garantir uma boa comunicação com o público. Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar qual a importância de investir no atendimento digital e ser omnichannel de verdade.

Qual a importância de um atendimento digital eficaz?

As pessoas estão mais conectadas do que nunca. O que isso significa? Que elas estão atentas a tudo. As opções que as marcas oferecem no mercado, a forma como são tratadas e muito mais. Em outras palavras, elas têm o  poder nas mãos. Sendo assim, qualquer experiência de compra ruim, pode gerar consequências desastrosas e afetar a reputação das empresas.

Afinal,  com a facilidade de acesso a canais digitais, como WhatsApp, Reclame Aqui, Instagram etc; o público consegue manifestar a opinião e influenciar outras pessoas de forma positiva ou negativa.

Portanto, é fundamental buscar meios de garantir que a jornada do cliente seja, de fato, satisfatória em todas as etapas. Ou seja, as empresas devem ser omnichannel de verdade.

Um atendimento digital de qualidade faz toda a diferença e garante a retenção dos clientes na base

 

omnichannel de verdade

Transformação digital e as mudanças no atendimento 

Com a variedade de canais disponíveis,  são os clientes que estão determinando o canal por onde preferem se comunicar. Sendo assim, as empresas precisam se preparar para estabelecer um bom relacionamento com o público.

Pensando nesse cenário, é essencial ficar atento, pois não adianta disponibilizar múltiplos canais de contato sendo que eles podem ser ineficazes e ruins. Isso só tende a potencializar os problemas e a insatisfação do cliente. 

Portanto, antes de tudo, é necessário conhecer o seu público-alvo e definir personas para a sua marca. Desse modo, será possível entender quais são as preferências e o comportamento dos seus consumidores. Logo, será mais fácil traçar uma estratégia.

De forma geral, é preciso investir em ferramentas digitais. Com uma plataforma omnichannel, por exemplo, você consegue unificar os seus canais de contato em uma única interface. Dessa forma, é possível ter um gerenciamento mais eficaz.

Sem contar, que com esse recurso, você tem acesso ao histórico das conversas de cada canal, a métricas de desempenho e muito mais.

Atendimento omnichannel de verdade 

Uma coisa é certa, independente do porte da empresa, todas elas precisam se adequar as novos hábitos de consumo e entender o atual mercado.

Leia, também: Varejo phygital: saiba tudo sobre essa tendência!

Escolher o meio ideal para se comunicar com os clientes e permitir que eles entrem em contato em todos os canais disponíveis, com eficácia e qualidade, é um fator essencial para obter sucesso. 

Ser omnichannel de verdade é, sobretudo, criar uma experiência única e memorável para os clientes. É fazer com que ele inicie uma interação  via chatbot do WhatsApp, por exemplo, e termine no instagram, sem que as informações fiquem perdidas pelo caminho.

Em suma, se você deseja fidelizar a prospectar novos clientes, precisa se diferenciar da concorrência. O primeiro passo para isso, é investir em um bom atendimento. Portanto, não fique parado no tempo. Fale com um especialista da Coe7 e saiba como podemos te ajudar.

 

omnichannel

" )