2. 06. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Saúde digital: como criar um atendimento automatizado?

Saúde digital: como criar um atendimento automatizado?

A saúde digital já é uma realidade. Afinal, as inovações tecnológicas já estão presentes em clínicas, consultórios e hospitais. Porém, ainda, existem muitas dúvidas relacionadas à automação dos processos. Por isso, hoje, vamos explicar como é possível construir um atendimento automatizado e humanizado, de forma equilibrada, para os pacientes.  

Já clica para salvar esse conteúdo! ? 

Afinal o que é saúde digital? 

Então, você já ouviu falar em saúde digital? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito está relacionado ao uso seguro de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas rotinas de trabalho dos profissionais da saúde. 

Em outras palavras, é uma maneira de oferecer assistência e suporte, aos pacientes, de forma eficaz e remota. Nesse sentido, a saúde digital engloba a emissão de laudos à distância, bem como prontuários eletrônicos, teleconsultas, integrações entre sistemas e muito mais! Bem legal, né?

Hoje, as empresas precisam ter um olhar mais apurado para esse formato de serviço. Afinal, com a pandemia de Covid-19, as pessoas ficaram muito mais conectadas. 

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), mais de 2,5 milhões de teleconsultas ocorreram entre abril de 2020 e junho de 2021. Além disso, 90% desses pacientes conseguiram resolver seus problemas sem precisar sair de casa.  

Ou seja, a demanda por esse tipo de atendimento digital cresceu bastante. Segundo as previsões, ela tende a aumentar, ainda mais, nos próximos anos. Isso é fato!

saúde digital_atendimento digital

Mas, quais os benefícios da saúde digital? 

Embora, muita gente pense que a saúde digital está relacionada à troca dos agentes humanos por agentes digitais, ela está muito além disso, sabia?

Veja abaixo, os principais ganhos gerados por esse formato de atendimento. ? 

Autonomia para o paciente 

Com a ajuda da tecnologia, o paciente pode ter acesso a dados e a conteúdos importantes sobre a sua condição de saúde em um aplicativo, por exemplo. Dessa forma, ele passa a ter mais autonomia e autoconhecimento sobre os problemas enfrentados. Sem contar que pode se prevenir melhor contra novas doenças. Isso é um GANHO!

Agilidade no atendimento 

A demora no atendimento é um problema constante. Às vezes o paciente só precisa tirar uma dúvida, mas tem que cumprir todas as etapas do processo para ser atendido. Mas, ao utilizar a tecnologia, é possível ampliar os canais de comunicação e reduzir o tempo de espera por informações. O que é ótimo!

Mais eficiência na gestão 

Ao digitalizar os processos operacionais, toda a dinâmica de trabalho da organização fica mais otimizada. Afinal, com as informações conectadas, fica bem mais fácil fazer o agendamento de consultas, verificar o histórico de contato de cada paciente, entre outros serviços.  Quer flexibilidade maior que essa?

Mais acessibilidade 

A tecnologia ajuda a reduzir distâncias. Ou seja, o paciente pode ter um atendimento de qualidade, sem sair de casa, e estando em qualquer lugar, como em cidades do interior que possuem recursos reduzidos. Em outras palavras, a saúde digital democratiza o acesso das pessoas aos serviços existentes, proporcionando maior qualidade de vida. Tem coisa melhor?

Como criar um atendimento automatizado? ?

É o que você vai descobrir agora! Confira as 4 dicas que separamos para ajudar você!

1º) Utilize Chatbots ? 

Por meio dos chatbots você consegue se comunicar com os seus pacientes a partir de mensagens de textos. Dessa forma, pode realizar a marcação de consultas e exames, aplicar pesquisas de satisfação, receber cópias de solicitações médicas e muito mais! 

Além disso, você pode utilizá-los para fazer as triagens iniciais e direcionar os pacientes para atendimentos especializados. O mais legal é que os bots podem atuar em diferentes mídias, tais como: site, WhatsApp, Messenger do Facebook etc. 

Ah, eles também podem oferecer assistência contínua. Ou seja, eles podem ficar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2º) Utilize Voicebots ?️ 

Os robôs de voz, também, são ótimos para criar uma comunicação mais engajada. Inclusive, eles são indicados para serem utilizados em atendimentos de pessoas que possuem dificuldades em interagir com sistemas digitais. Um exemplo, são os idosos.

Basicamente, eles possuem as mesmas funções dos chatbots. Porém, as abordagens são feitas a partir da voz. Os voicebots são capazes de reconhecerem e interpretarem a voz humana. Com isso, as interações ficam mais naturais. Demais, né?

saúde digital e voicebot

3º) Invista na Inteligência Artificial ? 

A Inteligência Artificial já está presente no nosso dia a dia. Seja por meio do reconhecimento facial, dos algoritmos do Google etc. Mas, nem todo mundo sabe que é possível utilizá-la, também, do atendimento digital. 

Ao adotar chatbots e voicebots, você pode deixar os robôs mais inteligentes com o uso da IA. Afinal, ela é capaz de simular o raciocínio humano e ir se aprimorando com as interações. Desse modo, as conversas tendem a ficar mais rápidas e fluídas. 

4º) Utilize uma Plataforma Omnichannel ?️ 

Com uma plataforma omnichannel, você pode gerenciar todo o seu atendimento de saúde digital em um único lugar. Assim, pode ter acesso ao histórico das conversas de todas as mídias, as métricas e relatórios de desempenho etc; de forma simples e rápida. 

Sem contar que pode monitorar toda a equipe interna. Afinal, ela permite a centralização de toda a comunicação da empresa em uma única interface. Bem legal, né? 

Saúde digital: atendimento que aproxima e gera mais cuidado! 

Viu, como existem diversas ferramentas para ajudar você a construir um atendimento automatizado eficaz?  A saúde digital é uma tendência que veio para ficar. Portanto, prepare-se para investir nesse mercado e saia na frente da concorrência! 

Comece mapeando seus processos internos, conhecendo o seu público-alvo e alinhando as expectativas com a sua equipe.  Acredite, vale a pena!

Por fim, não deixe de adotar boas soluções tecnológicas para executar as suas estratégias. Falar com vendas e tire todas as suas dúvidas a respeito do tema!

Esteja mais perto dos seus pacientes e proporcione mais comodidade a cada um deles! 

saúde digital

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]