3. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Atendimento multicanal: o que é?

Atendimento multicanal: o que é?

O atendimento multicanal é uma estratégia que utiliza diversos meios de contato para estabelecer uma comunicação com as pessoas. Ele é adotado por muitas empresas e tem como objetivo melhorar a experiência do cliente. Saiba mais detalhes ao longo do texto.

O comportamento do consumidor mudou nos últimos tempos e vai continuar mudando nos próximos anos. Afinal, ele acompanha o ritmo do avanço tecnológico e , ao que tudo indica, o progresso digital vai continuar evoluindo. Por isso, as empresas devem investir em novas estratégias de comunicação.  Nesse sentido, o atendimento multicanal surge como uma alternativa de melhorar a experiência do cliente.

Mas, você sabe o que, de fato, ele representa e como implementá-lo? Não? Confira o blog post e fique por dentro de tudo!

O que é atendimento multicanal?

O atendimento multicanal é um modelo que disponibiliza diversos meios de contato para o público se relacionar com a empresa em questão. Em outras palavras, ele permite que o consumidor escolha qual meio deseja utilizar para resolver problemas, tirar dúvidas etc.

Dessa forma, o cliente não fica restrito a uma maio, apenas. Ele pode buscar informações via WhatsApp, Instagram, e-mail, Messenger, chat e muito mais.

De acordo com dados do e-commerce Brasil, 97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas. Contudo,  84%  afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line.

Ou seja, as empresas precisam investir em estratégias para atender o consumidor da melhor forma possível, uma vez que isso vai impactar na percepção do cliente, na forma como ele é tratado.

Para construir uma percepção positiva, é necessário manter um contato assertivo e personalizado. Uma boa experiência de abordagem, na hora certa, com a proposta certa, vai impactar diretamente na imagem da marca, nas taxas de fidelidade e de conversão de vendas.

Como fazer um atendimento multicanal?

Quer saber como criar um atendimento multicanal na sua empresa? Confira as dicas abaixo!

Entenda onde seus clientes estão

Será que você, realmente, sabe onde seus clientes costumam buscar informações? Antes de tudo, é preciso mapear esse processo. Às vezes, o seu público está mais acostumado a falar nas redes sociais e a sua marca não faz nenhum tipo de ação por lá. Portanto, tente verificar quais são esses meios, ok?

Estruture o atendimento

Ter um atendimento multicanal é ótimo. Mas, você já pensou em como estruturar tudo isso? Afinal, você deverá oferecer atendimento em diversos meios, né? Por isso, contar com a ajuda de boas ferramentas digitais é fundamental. Com um chatbot, por exemplo, é possível automatizar as interações em vários maios e atender muitas pessoas ao mesmo tempo. Saiba mais!

Mantenha os canais atualizados

Lembre-se, você vai ter diversos canais de atendimento, por isso é importante mantê-los atualizados. Principalmente, as páginas das redes sociais.  Então, não deixe de manter as constância de publicações. Assim, o seu engajamento não diminui.

Faça pesquisa de satisfação

De fato, para cada canal, é necessário adotar uma linguagem diferente. Ou seja, adaptada para aquele meio. Por isso, é fundamental você fazer pesquisas frequentes para saber o que o seu público está achando do atendimento. Dessa forma, será possível traçar melhorias e ser mais assertivo.

Como a Code7 pode ajudar a sua empresa a ser multicanal?

Como falamos, anteriormente, é preciso ter uma estrutura para receber os contatos. Aqui na Code7, nós temos várias opções para ajudar você a construir as suas ações comerciais, tais como: chatbots, WhatsApp Oficial, SMS, discador automático e muito mais.

Nossa plataforma é personalizável. Ou seja, adepta as necessidades dos clientes. Então, se você deseja mudar a realidade do seu atendimento, fale com um especialista no assunto.

Empresas que levam a sério a experiência do cliente se destacam, conquistam maiores taxas de conversão de leads e fidelizam.

Leia também:


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]