busca
todas
imprensa
inteligência artificial
relacionamentos
software
telefonia
vendas
sem categoria

5 dicas para preparar seu e-commerce para atender bem e vender mais no Dia Mundial do Consumidor

Quer saber como criar uma experiência do cliente especial e muito mais rentável para o Dia Mundial do Consumidor? Veja algumas dicas importantes para vender muito mais.

#Relacionamento

12/02/2020 •

Compartilhe:

Comemorado em 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor já é considerado por muitos como a “Black Friday” do primeiro semestre, pois a cada ano cresce a sua importância para o comércio eletrônico. É o que mostram os dados de uma nova pesquisa da Social Miner sobre a intenção de compra do consumidor para essa data em 2020.   

De acordo com o estudo, no ano passado a data registrou no Brasil um aumento no volume de vendas de 76,53% em relação à média dos demais dias do primeiro trimestre de 2019. Porém um detalhe, somente 46,9% dos consumidores conheciam o Dia do Consumidor.  

Para 2020, a pesquisa indica que 64,1% do público já conhece esta que é a primeira grande data comercial do ano. Isso significa uma excelente oportunidade para incrementar os negócios, aumentar o reconhecimento da sua marca, converter e fidelizar mais clientes.

Como surgiu o Dia Mundial do Consumidor?

A data comemorativa foi criada pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy em 1962, porém somente em 1985 foi adotada pela ONU como o Dia Mundial do Consumidor. No Brasil, ela começou a ganhar visibilidade a partir de 2014 e desde então, o dia 15 de março vem se consolidando como sinônimo de boas ofertas e grandes descontos.

Porém isso não basta para diferenciar seu negócio dos seus concorrentes e colher melhores resultados em 2020. Além de ofertas e descontos, atualmente o cliente valoriza e procura se relacionar com empresas que o respeitam através de uma comunicação coesa, clara e honesta e uma excelente experiência de compra. Isso significa entregas rápidas e no prazo, bem como facilidade para realizar trocas, entre outras coisas. 

Por isso, ao invés de focar somente em campanhas de descontos exclusivos e ofertas promocionais, pense no Dia do Consumidor como uma ótima chance para construir e reforçar o relacionamento com o cliente e a reputação do seu negócio. Afinal, qual data melhor do que essa para mostrar que você realmente se importa com o seu cliente e seus direitos? 

Como se preparar para atender com excelência no Dia do Consumidor? 

De acordo com a pesquisa sobre intenção de compra que já citamos, entre as pessoas que já conhecem a data, apenas 53,20% disse já ter aproveitado as ofertas do Dia do Consumidor para fazer compras. Isso significa que ainda há muito dinheiro sobre a mesa e para pegar uma fatia dele, além de bons preços, é preciso atrair, conquistar e fidelizar o cliente por meio de um atendimento de alto nível.  

Mas como fazer isso? Vamos ver 5 dicas para engajar mais e fazer o público lembrar da sua empresa ou marca quando pensar em fazer compras no próximo Dia do Consumidor.

1) Ofereça uma experiência omnichannel  

Uma pesquisa recente do Google sobre o Dia do Consumidor 2020 revela que uma das maiores tendências na intenção de compra dos clientes é a multicanalidade. Com isso surge uma excelente oportunidade de se destacar através de uma experiência do cliente omnichannel excepcional.  

Isso porque a esse tipo de abordagem no relacionamento com o cliente permite monitorar e coletar dados e informações em todas as interações. Dessa forma, é possível antecipar as expectativas dos consumidores e surpreendê-lo com um atendimento personalizado, muito mais relevante e satisfatório. 

Além disso, com uma experiência do cliente omnichannel, independente do canal ou gadget que o consumidor escolhe para se relacionar com você, ele consegue acessar facilmente descontos exclusivos, promoções de frete grátis, pontuação de fidelidade, fazer pedidos, conferir status, entre outras coisas. Tudo isso de forma simples e rápida, por meio de uma jornada de compra sem atritos ou pausas.

2) Utilize uma plataforma de atendimento omnichannel na nuvem 

Para ativar uma estratégia omnichannel e oferecer aos clientes uma experiência consistente, fluida e de alto nível, é preciso investir em tecnologia de ponta. Por isso, um dos melhores jeitos de aperfeiçoar esse processo é utilizar uma plataforma de atendimento omnichannel na nuvem. De acordo com um estudo recente, as empresas que oferecem uma experiência omnichannel têm uma taxa de retenção de 89%, enquanto aquelas que não fazem, apresentam um índice de 33%.

Esse tipo de solução, que hoje está acessível para empresas de todos os portes, é essencial para integrar todos os seus pontos de contato. Assim, a sua equipe de atendimento consegue atuar com excelência, pois tem todas as informações que precisa em um só lugar e atualizada em tempo real. 

Isso permite muito mais agilidade e qualidade no atendimento personalizado, o que vai potencializar as conversões no Dia do Mundial do Consumidor e favorecer a construção de relacionamentos mais duradouros com seus seus clientes. 

3) Conheça seu público

Cerca de 80% das pessoas consideram que experiências personalizadas as tornam mais propensas a fazer negócios com uma empresa, de acordo com estudo de 2018. Mas, para oferecer esse tipo de atendimento com qualidade é necessário conhecer e entender bem quem é o seu público.

Nessa hora, a análise dos dados disponíveis na sua operação oferece informações valiosas para a criação de campanhas muito mais assertivas. Afinal, os insights gerados a partir desses dados permitem criar ofertas e promoções personalizadas de alta relevância, em toda a jornada do consumidor.

Uma boa plataforma de atendimento omnichannel na nuvem facilita esse processo, pois oferece, entre outras coisas, a capacidade de:

Prever como a personalização pode ser feita nos dispositivos que os clientes preferem em seu dia a dia;  Escolher os canais prediletos de cada perfil de cliente. Abordar com mensagens consistentes em todos os canais para evitar atritos enquanto os clientes navegam entre eles;  Visualizar e antecipar possíveis armadilhas como tentar vender novamente um produto que o cliente viu no site, mas comprou na loja física, por exemplo; Definir quais são os clientes mais propensos a aderir à uma determinada campanha; Identificar quais as estratégias que funcionam e aquelas que devem ser modificadas ou descartadas.

4) Ofereça descontos e ofertas de valor para seus clientes

O cliente hoje é bem informado e muito exigente, ainda mais em uma data dedicada a ele. Por isso, a clareza na comunicação com o cliente e na precificação de produtos e/ou serviços é um ponto essencial para o Dia do Consumidor. 

Porém, antes de criar campanhas com preços agressivos para se destacar diante da concorrência e acabar criando impacto negativo em seus rendimentos, preste atenção: é preciso selecionar bem os itens e colocar em oferta produtos que são realmente competitivos. Para isso, deve-se procurar aplicar descontos nos itens mais vendidos, ou naqueles que você adquire em grandes quantidades e consequentemente pode conseguir uma boa margem de negociação com o fornecedor. 

Outras ações possíveis que criam valor para o cliente e que aumentam sua rentabilidade, são os descontos progressivos, assim como a oferta de kits promocionais contendo produtos mais caros, que possuem maior margem de lucro e que podem estar parados, elevando o ticket médio e movimentando seu estoque.

5) Implemente soluções de autoatendimento

Ferramentas automatizadas para o autoatendimento, como Chatbots e URAs inteligentes, apresentam uma série de vantagens para potencializar o engajamento no Dia do Consumidor, bem como aprimorar a experiência do cliente, como por exemplo:

Mais conveniência e eficiência na resolução de problemas, 24 horas por dia, sete dias por semana. Maior agilidade com respostas rápidas, satisfatórias e sem intermediários.  Coletam dados sobre o histórico do cliente e aprendem com seu comportamento identificando excelentes oportunidades para o cross sell e upsell Otimizam recursos, tempo e investimentos em mão de obra e aumentam a produtividade das equipes. 

Os sistemas automatizados são ideais para atender a grandes fluxos de clientes, como ocorre no Dia do Consumidor. Essas ferramentas ajudam a resolver as demandas mais simples, diminuindo as filas de espera. Assim, o atendentes podem se dedicar a cuidar das demandas mais complexas e atuar de forma consultiva, aumentando a qualidade da experiência do cliente. Além disso, as soluções de autoatendimento apresentam outra grande vantagem: elas empoderam o cliente, o que fideliza mais e fortalece o relacionamento dele com a sua empresa.   

Conclusão

Como apontam os diversos dados e pesquisas citados, o Dia do Consumidor em 2020 se apresenta como uma excelente oportunidade, não apenas para o aumento das vendas mas também para a fidelização de clientes e a criação de relacionamentos de longo prazo. Afinal, esse deve ser o objetivo de todo negócio para garantir seu crescimento e sobrevivência no mercado altamente competitivo da era digital.

Para isso, é preciso se preparar adequadamente, investindo em tecnologias que aprimoram a experiência do cliente, como plataformas omnichannel e ferramentas automatizadas, por exemplo. Com elas, é possível não apenas atender bem às expectativas e necessidades dos seus clientes com ofertas e descontos exclusivos, mas até superá-las. E um cliente satisfeito, sempre volta.

Agora que você viu nossas dicas para se preparar para o Dia Mundial do Consumidor, talvez se interesse em nosso post Como definir estratégias para os seus canais de atendimento.

Mais posts

#Imprensa

Zaas participa do Healthcare Innovation Show (HIS) 2019

Healthcare Innovation Show (HIS) reúne tecnologias e inovações que potencializarão o relacionamento entre empresas e clientes da área da Saúde

#Relacionamento

Os impactos da transformação digital no atendimento ao cliente

Conheça mais sobre os efeitos da transformação digital no atendimento ao cliente e veja como iniciar esse processo em seu negócio.

#Relacionamento

Um novo jeito de fazer e-commerce e aumentar seus resultados

Inovações tecnológicas e mudanças no perfil do consumidor exigem um novo jeito de fazer e-commerce. Veja como evoluir na área em 2019.
Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos
e transforme a comunicação da sua marca com os consumidores.
E-mail:*