22. 07. 2020 - Produzido pela Equipe da Code7

Quais as vantagens do atendimento digital?

Quais as vantagens do atendimento digital?

Reduza custos, amplie a sua capacidade de atendimento e aprimore a experiência do seu cliente! Confira as vantagens do atendimento digital. 

Se a sua empresa, ainda, não possui uma boa estratégia de comunicação no ambiente on-line, você deve providenciar isso o quanto antes. Afinal, você pode estar perdendo clientes e boas oportunidades de negócios, sabia?

Por isso, no blog post de hoje, vamos mostrar quais são as principais vantagens do atendimento digital, bem como as ferramentas que podem ser utilizadas para alavancar a sua marca. Continue acompanhando!

O que é o atendimento digital? 

O atendimento digital é caracterizado pelo uso das inovações tecnológicas. Nesse sentido, ele compreende toda comunicação realizada no meio on-line. Seja por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens, webchat etc.

A ideia é fornecer suporte ao consumidor via internet e dar a ele possibilidades para efetivar uma compra, tirar dúvidas, se aprofundar em algum assunto e muito mais.

Atualmente, o atendimento digital pode ser feito de diversas maneiras. Em outras palavras, ele pode contar com apoio de agente humano ou, simplesmente, ser automatizado. Tudo vai depender do formato de serviço que a empresa deseja empregar.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre aderir a esse formato de serviço, prepara o bloquinho e a caneta. Listamos abaixo, as principais vantagens de investir nesse tipo de atendimento. Confira!

Quais são as vantagens do atendimento digital?  

Oferecer bons  canais digitais para contato, é básico para atender as necessidade do público na era do imediatismo. Afinal, a sua empresa precisa estar onde o seu cliente está.

Porém, nem todas as marcas conseguem enxergar a importância de utilizar o ambiente on-line como meio de crescimento. Por isso, listamos 5 vantagens que o atendimento digital proporciona.

1) Disponibilidade e conveniência 24/7  

Já parou para pensar que as pessoas possuem hábitos de compras distintos? Algumas preferem comprar em horário comercial, outras em períodos alternativos, como aos finais de semana, por exemplo.

A verdade é que com um atendimento convencional, você acaba perdendo vendas por não disponibilizar contato full time.  Mas, ao aderir a automatização dos processos, é possível ter um atendimento  funcionando 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Esse tipo de estratégia pode ser implementada por meio de um chatbot. Dessa forma, você não precisa contratar uma equipe para ficar de prontidão.  O robô pode fazer todo o trabalho por meio do autosserviço. Legal, né?

2) Redução do tempo de resposta 

Há duas maneiras de melhorar o tempo de resposta, elemento crucial para aumentar a retenção e o nível de satisfação geral com o atendimento. Você pode contratar mais agentes, o que nem sempre é viável, ou investir no atendimento digital.

Desse modo, você vai ganhar mais agilidade nas conversas e, consequentemente, melhorar a satisfação do seu público.

3) Aumento da capacidade de atendimento e redução de custos 

Escalar a comunicação, é sonho de muitos empreendedores. Porém, quando o orçamento é curto, muitas vezes eles acabam desistindo. O que é um erro. Afinal, para ampliar a capacidade de atendimento, não é necessário contratar mais pessoas. Basta, automatizar o atendimento digital.

Desse modo, aquelas demandas repetitivas e diárias, que acabam causando um gargalo no processo, podem ser solucionadas com facilidade.  Assim, além de reduzir os custos operacionais, a empresa consegue utilizar a mão de obra dos funcionários para realizar ações mais estratégicas.

4) Eliminação de erros e mensuração dos resultados

O atendimento digital, quando automatizado, elimina possíveis erros dos agentes na execução de processos rotineiros e repetitivos. Uma vez ativadas, as ferramentas automáticas agem sempre da maneira que foram programadas. Ao contrário dos agentes humanos, elas não tiram férias, não ficam doentes e nunca se cansam.

Além disso, a automação gera relatórios que permitem analisar a operação para identificar e corrigir possíveis falhas técnicas, garantindo uma experiência do cliente mais fluida e satisfatória.  

5) Aumento da personalização  

Com o atendimento digital, é possível customizar as interações. Ou seja, você consegue ter acesso ao histórico de contato do seu cliente na base e tornar a comunicação muito mais direcionada para ele. Isso não tem preço. Afinal, além de fazer o seu cliente se sentir especial, você fica mais assertivo nas suas ações comerciais.

Como implementar o atendimento digital na prática?   

Separamos 3 ferramentas que podem ajudar você a estruturar o seu atendimento digital. Prepara o print e confira cada uma delas!

1- Plataforma omnichannel

Para ter um atendimento digital verdadeiramente eficaz, é importante trabalhar com uma abordagem omnichannel. Isso é fundamental, pois cada demanda pode exigir um canal diferente de comunicação e a sua empresa precisa estar presente em todos eles.   

Portanto, antes de mais nada é preciso ter uma boa plataforma de atendimento omnichannel. É isso que vai garantir a integração entre todas as ferramentas automatizadas em todos os pontos de contato. Em outras palavras, com essa plataforma,  será possível centralizar a sua comunicação e ter acesso a diversos recursos extras, como: histórico das conversas, relatórios e muito mais. 

Descubra como criar um atendimento omnichannel do zero aqui!

2- Chatbot

Atualmente, o chatbot é uma das principais ferramentas do atendimento digital. Seu uso, que vinha crescendo bastante nos últimos anos, disparou após a pandemia da Covid-19. Isso, porque essa é a solução mais eficaz para ampliar a capacidade de atendimento, com custos reduzidos.

Os robôs, além de proporcionarem autonomia para os clientes, são ágeis e eficientes. Ou seja, eles são capazes de atender desde aquelas demandas mais simples, como solicitação de 2ª Via, FAQ, status de pedido…até as mais complexas, como as negociações de dívidas.

Com ajuda da Inteligência Artificial, a ferramenta aprende com cada nova interação e pode ser programada para dar respostas cada vez mais rápidas e completas.

Além disso, os bots podem ser instalados nos canais mais populares e preferidos pelos clientes, como o WhatsApp, sites, aplicativos, redes sociais, etc. 

atendimento digital

3- WhatsApp API

Vamos combinar que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados, tanto por pessoas, quanto por empresas. Você mesmo, utiliza o app quantas vezes por dia? Aposto que muitas! O fato é que ele pode ser um excelente canal de contato e prospecção de clientes.

Mas, para isso é necessário aderir a versão profissional da ferramenta. Com o WhatsApp Business API, você tem acesso a diversos recursos extras, tais como: possibilidade de envio de mensagens em massa, um único número para ser utilizado por diversos atendentes, simultaneamente; entre outros.

Saiba mais sobre essa versão comercial aqui!

Considerações Finais

Independente da estratégia que você vai utilizar no ambiente on-line, uma coisa é certa: é preciso contar com boas ferramentas digitais para tornar o atendimento fluído e conectado.

Aqui na Code7, nós temos uma plataforma conversacional que oferece diversos recursos para turbinar o relacionamento entre a sua marca e os seus clientes na internet.

O melhor de tudo, é que é possível personalizar todas elas, conforme as necessidades do seu negócio. Portanto, se você tem dúvida sobre alguma coisa, fale com um especialista.

Juntos, vamos encontrar a melhor solução para fazer a sua empresa se destacar no mercado digital.

vantagens do atendimento digital

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]