14. 04. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Tudo que você precisa saber sobre voicebot e o discador automático

Tudo que você precisa saber sobre voicebot e o discador automático

Acima de tudo, automatizar os atendimentos de voz da sua empresa nunca foi tão necessário. Agora, já imaginou se existisse uma forma simples de fazer isso? Então, você precisa conhecer mais sobre o voicebot e o discador automático.  

Sendo assim, preparamos esse conteúdo para ajudar você a entender melhor o uso dessas ferramentas com diversas funcionalidades e vantagens. ?  

Além disso, você irá descobrir como aumentar a produtividade do seu negócio e personalizar o seu atendimento. Acompanhe! ? 

Antes de tudo, o que é um voicebot?  

Primeiramente, você deve saber que voicebot é um robô de voz. Desse modo, ele consegue automatizar aqueles processos repetitivos que geralmente acontecem no atendimento ao cliente das empresas. Assim, é possível atender mais em menos tempo!

Porém, diferente do chatbot, o voicebot é direcionado a ações que utilizam a voz como principal meio de comunicação.  

Dessa forma, fica muito mais fácil personalizar a comunicação da sua empresa. Afinal, tudo depende da forma que o robô é programado para interagir e responder o consumidor. Mas, como essa conversa acontece? ?  

Pois bem, basta utilizar a Inteligência Artificial para identificar a pergunta do cliente e direcioná-lo para a melhor resposta.  

De uma maneira otimizada, você consegue, por exemplo, realizar cobranças de forma rápida e efetiva, sem precisar contratar novos atendentes.  ? 

E não para por aí, com uma série de funcionalidades, é possível escolher qual modelo se adequa ao seu negócio. Afinal, vale tudo para personalizar as interações e fidelizar o cliente 

Mas, como funciona um voicebot?  

Agora que já sabemos a definição de voicebot, chegou a hora de entender mais sobre o seu funcionamento na prática. Antes de tudo, um robô de voz pode encontrar o cliente certo sem grandes problemas.   

Isso mesmo! Em outras palavras, ele consegue confirmar a identidade da pessoa procurada antes de transferir a chamada para um atendente. ?  

Essa funcionalidade garante o aumento das taxas de CPC (Contato com a Pessoa Certa) da sua operação. Assim, as conversões só tendem a aumentar! Demais, né?  

Agora, se você é do segmento de vendas, a demora em auditar contratos não deve existir mais! Com o voicebot, é possível validar as vendas ou processos e eliminar a necessidade de novos operadores humanos.  

Assim, você fica livre de fraudes com as gravações de áudio realizadas. É muito mais segurança para as suas operações! ?  

Realizar cobranças é um processo delicado, não é mesmo? Com a ajuda de um voicebot tudo fica mais simples!

Assim, é possível oferecer alternativas de pagamento de débitos e negociar acordos com os devedores. Além disso, ele pode receber solicitações dos clientes para envio de segunda via de boletos.    

Nesse sentido, os índices de conversão aumentarão e as ações de cobrança serão bem mais assertivas.  

Lembrando que os voicebots são geralmente utilizados por operações de call center. Porém, não é necessário ser uma empresa desse ramo para utilizá-los e aproveitar seus benefícios. 

Nesse sentido, o atendimento ao cliente é um ponto central em qualquer segmento. Por exemplo, em uma venda, eles localizam o cliente, anunciam a oferta e tiram as dúvidas.   

No pós-venda, ainda é possível continuar acompanhando a jornada do cliente. Viu como o seu voicebot pode ser versátil?   

Agora, queremos te mostrar quais os modelos de voicebot mais conhecidos e utilizados pelas empresas. Acompanhe!   

Conheça 4 tipos de voicebot  

Como já vimos, os voicebots podem ser utilizados em diversos segmentos, não é mesmo? Para isso, é preciso verificar qual modelo melhor se adequa a necessidade do seu negócio. Vamos lá!  

Localizador  

Esse tipo é feito para empresas com uma alta demanda e poucos atendentes. Nesse caso, o voicebot localizador interage com a pessoa que atendeu a chamada e confirma a sua identidade.   

Logo depois, ele verifica se a pessoa corresponde ao contato está na base. Caso positivo, ele transfere a ligação para um operador humano continuar com o atendimento.  

Mas, e se outra pessoa que não está na base atender a chamada? O operador pode confirmar se o número discado realmente é do cliente que está na base. 

Se a resposta for positiva, ele agenda uma nova ligação para outro horário. Mas se não, ele finaliza o telefone na base de contatos. Tudo isso de uma forma rápida e prática!

Negociador  

Esse modelo é muito utilizado no segmento de cobrança. Desse modo, após a localização do contato é possível oferecer alternativas na negociação de débitos.   

Além disso, é possível realizar acordos e enviar o código de barras dos boletos por e-mail ou sms, por exemplo. Tudo isso com uma comunicação humanizada e interativa. ?  

Preventivo  

O voicebot preventivo é utilizado para repassar informações específicas aos contatos da base. Tudo isso sem usar o tempo de um atendente humano, já imaginou?    

Aliás, seja para informar sobre uma nova promoção ou lembrar que a data de vencimento do cartão está próxima. O que importa é que as possibilidades são infinitas!

Auditor  

Ninguém gosta de esperar, né? Pensando nisso, esse último modelo é essencial para validar aquele processo burocrático e repetitivo.   

Ou seja, após o fechamento da venda, é possível realizar a auditoria via voicebot diretamente com o cliente em linha. Tudo isso sem intervenção humana! Basta transferir a ligação para o voicebot que ele realiza a confirmação dos dados.  

E mais, se ele não conseguir entender algum dado, ele pode retornar a chamada para um especialista continuar a auditoria. Demais, né? 

Isso mesmo! Dessa forma, não é necessário entrar novamente em contato com o cliente. Ou seja, o voicebot consegue realizar a validação dos dados e a confirmação do interesse da compra. Tornando o processo mais assertivo! 

usar voicebot na boteria

Afinal, o que é um discador?  

Não podemos falar do voicebot sem falar de um discador automático. Isso porque a combinação dessas duas ferramentas serve para potencializar o seu atendimento.  ? 

O discador consegue automatizar todo o processo de discagem telefônica de uma operação. Portanto, essa solução é fundamental para garantir o aumento da produtividade dos atendentes.   

Com mecanismos inteligentes, não é preciso perder tempo procurando contatos ou aguardando que algum cliente atenda (desde que utilizado o modo de discagem preditivo).  

? E tem mais, com estratégias de discagem, o gestor da operação pode coordenar, de forma digital, como tudo deve funcionar.   

Então, se o objetivo é verificar o desempenho das equipes e de cada colaborador, isso é possível sim! Basta acompanhar em tempo real tudo que acontece por meio de dashboards. Você não perde nenhum detalhe!   

Assim, com o processo automatizado, é possível priorizar o que realmente importa: a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente. Logo, tudo depende do modo de discagem que melhor se adequa à realidade da sua empresa.  

Modos de discagem: qual devo escolher?   

Ter um discador automático não é o suficiente se o modo de discagem escolhido não faz sentido para o seu negócio.   

Conhecer as funcionalidades de cada modelo é essencial na hora de decidir a estratégia das suas chamadas telefônicas, não é mesmo?   

Pensando nisso, compare o objetivo da sua empresa com a descrição de cada modo de discagem abaixo.  

Preditivo   

Com o modo preditivo, o discador consegue prever a duração média de cada atendimento. Dessa forma, antes mesmo do fim da ligação, ele sabe quando deve começar a discar para outros números. 

Do mesmo modo, ele consegue calcular a quantidade de ligações que são necessárias para não deixar o agente esperando. Demais, né? ?  

Esse modo de discagem é indicado se a sua empresa possui mais de 10 atendentes na operação. Assim, o agente não fica ocioso em momento algum, aguardando os atendimentos. Ou seja, a sua operação atende mais em menos tempo.  

 ➡ Mas, e se algum número estiver ocupado? O discador no modo preditivo pensa em tudo! Ele entrega apenas as ligações com atendimento humano para os operadores.   

 Logo que uma ligação for finalizada, lá estará outro cliente pronto para ser atendido.  

Power   

 O modo de discagem power realiza ligações apenas quando os operadores estão disponíveis. Dessa forma, diferente do modo preditivo, ele aguarda o fim de um atendimento para realizar novas discagens.  

Nesse sentido, existem dois tipos diferentes de power: o power simple e o power by hit rate. 

No power simple, o gestor da operação estabelece quantas chamadas serão atendidas por agente. Nesse caso, é recomendado quando existe apenas um ou dois operadores no atendimento, ou quando a empresa não quer incomodar o cliente.  

Já o power by hit rate verifica a taxa de atendimento das ligações. Com base nisso, é possível calcular automaticamente a quantidade de chamadas por agente. Já imaginou? ? 

Assim, a contagem é realizada de acordo com o fluxo de atendimento da sua operação. Desse modo, se a empresa possui menos de 10 operadores, o power by hit rate certamente consegue suprir a sua necessidade.  

Por fim, resta a organização analisar quais os seus objetivos e qual modo de discagem atende as suas necessidades.   

Afinal, são diversas possibilidades para testar! Agora que já escolhemos o modo de discagem, vamos conhecer os benefícios de aderir um voicebot a sua estratégia de negócio.  

4 motivos para você ter um voicebot  

 Ter um voicebot nos atendimentos da sua empresa pode ser um super diferencial no relacionamento com o cliente. 

Além disso, os robôs de voz oferecem uma grande vantagem competitiva na hora de vencer a concorrência. Aliás, nessa disputa acirrada, você não pode ficar de fora, hein? Nesse sentido, é preciso estar preparado para oferecer aquilo que o consumidor deseja e procura.   

Desse modo, separamos os principais benefícios que a utilização de um voicebot pode trazer para o seu atendimento. Olha só!  

1 – Aumento da produtividade  

Aumentar a produtividade pagando pouco por isso! Certamente esse é o objetivo de muitas empresas. Para ajudar nisso, temos os voicebots que auxiliam na hora de ter um atendimento mais rápido e eficiente.   

➡ Com o apoio do discador, é possível realizar atendimentos mais efetivos, de acordo com a necessidade e estratégia do seu negócio. Afinal, tudo isso pode ser configurado e contribui para uma experiência maior e melhor para o cliente.   

2 – Redução de custos  

Quem não quer reduzir os gastos, e mesmo assim, ter um atendimento de qualidade? Se essa for a sua realidade, a melhor opção é direcionar os esforços dos seus atendentes humanos para atividades estratégicas.  

Desse modo, utilizar um voicebot naquelas atividades menos complexas ajuda otimizar os recursos e manter a qualidade nos processos.   

➡ Outra vantagem é que os voicebots estão disponíveis durante todos os dias da semana, a qualquer hora. Mesmo sem precisar contratar mais colaboradores, o seu cliente sempre terá com quem falar.  

Já pensou que super economia? No final das contas, os seus operadores terão descanso, mas o seu atendimento de qualidade sempre estará disponível.  

3 – Atendimento humanizado e customizado  

Sabe aquele atendimento feito especialmente para o cliente? Com um voicebot, você pode cuidar disso também! 

Esse super diferencial garante uma interação cada vez mais humanizada e interessada nas necessidades de cada pessoa.   

Se o seu público prefere uma voz feminina e um tom de voz mais espontâneo, tudo isso pode ser configurado! Afinal, customizar o atendimento de acordo com a persona do seu público ajuda a personalizar a experiência e fidelizar o cliente.  

➡ Mas, e se a estratégia mudar? Não tem problema, sempre é possível reordenar os seus fluxos de atendimento de acordo com o objetivo escolhido para o momento.   

Assim, você pode escolher o melhor horário para entrar em contato com o cliente, conforme o perfil disponível em cada base. É tudo questão de planejamento!  

4 – Aproximação com o consumidor  

Ninguém gosta de receber ligações de cobrança, não é mesmo? Até porque esse é um assunto bem delicado e que exige um tratamento específico.   

Dessa forma, para evitar constrangimentos, um robô de voz evita um possível desgaste entre o consumidor e empresa.  

Como já vimos, um voicebot negociador ajuda até mesmo no pagamento do boleto.   

➡ Assim, embora o objetivo final seja o mesmo, a relação é fortalecida simplesmente por causa da mudança na abordagem.  

Viu só quantas boas razões para ter um voicebot na sua empresa? Todos saem ganhando!  

Se você tem alguma dúvida depois desse conteúdo, entre em contato agora mesmo com o nosso time comercial e conheça mais sobre o Code7 Voicebot.   

Certamente temos o melhor plano, aquele feito especialmente para o seu negócio! 

CRM de cobrança e discador

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]