12. 05. 2021 - Produzido pela Equipe da Code7

Cobrança digital: como automatizar a negociação de dívidas com canais digitais?

Cobrança digital: como automatizar a negociação de dívidas com canais digitais?

Entenda como a cobrança digital pode melhorar o problema de inadimplência da sua empresa. Confira também quais os canais são fundamentais para esse trabalho. 

A cobrança é um assunto que ainda gera um certo tabu, quando colocada em pauta nas empresas. Apesar de ser de extrema importância para os negócios, ainda há algumas barreiras que precisam ser superadas para acabar com esse problema.  

Atualmente, negócios de variados segmentos ainda precisam entender melhor como acabar com a situação de inadimplência, que, inevitavelmente, acaba afetando os resultados.  

Por conta disso, a implementação de processos digitais no departamento de cobrança pode trazer muitos benefícios para a empresa, como, por exemplo, maior produtividade dos profissionais do setor e a redução dos índices de descumprimento de pagamento. 

Para auxiliar as empresas nessa tarefa, desenvolvemos esse conteúdo para explicar detalhes sobre a cobrança digital e mostrar como automatizar a negociação de dívidas por meio dos canais digitais.  

A transformação digital e a cobrança digital 

A transformação digital ajudou o setor de cobrança das empresas a se desenvolverem, pois, dessa maneira, as marcas conseguiram se aproximar muito mais de seus clientes. Investir em tecnologia, automatizar processos e disponibilizar comunicação eficaz, sem violar as leis de proteção ao consumidor, ajudam na redução do tempo gasto nas atividades operacionais, podendo direcionar o foco, cada vez mais, em estratégias para reduzir inadimplências. 

Empresas de diversos segmentos e portes estão optando pela cobrança digital. Afinal, além de representar menos custos, a eficácia na recuperação do crédito é maior. Com um sistema de cobrança eficiente, a empresa não precisa gastar com acordos judiciais, protestos ou mesmo ações na Justiça.  

Quem opta por trabalhar com este modelo de cobrança, consegue realocar as equipes de atendimento para executar outras funções relevantes no negócio, conseguindo, assim,  aprimorar os seus resultados como um todo.  

Por fim, empresas que adotam a cobrança digital sofrem menos com as taxas de rotatividade, que costumam ser altas no setor de cobranças, por conta do desgaste que a própria função traz ao colaborador. 

Afinal, o que é cobrança digital? 

A cobrança digital é uma forma de enviar faturas e contas, utilizando ferramentas online para realizar todos os processos. Dessa forma, as empresas podem usar canais e dispositivos digitais para realizar essa demanda de forma muito mais prática. 

As soluções mais modernas do mercado permitem à empresa administrar a cobrança de dívidas de forma organizada, mantendo o controle de todo o processo. Mesmo para quem opta por terceirizar a cobrança de dívidas, esse tipo de organização é essencial.  

Afinal, todo negócio precisa estar no controle do faturamento e, claro, dos valores devidos.

O faturamento digital também significa custos de negócios mais baixos. Assim, as despesas do setor de cobrança acabam sendo menores – e a empresa pode movimentar parte da equipe para promover a aquisição de novos clientes, por exemplo.  

Vantagens de utilizar a cobrança digital

A cobrança digital é uma solução eficaz e moderna, estando cada vez mais utilizada pelas empresas. Dessa forma, com resultados mais efetivos, tanto na recuperação de créditoquanto na manutenção de uma carteira de clientes, a tendência é que essa forma de cobrança continue a ser cada vez mais presente no mundo dos negócios.  

É importante salientar que a cobrança digital não substitui a necessidade de profissionais que atuem frente ao setor de cobrança. No entanto, ela surge de forma complementar, auxiliando na gestão e promovendo melhores resultados. Confira quais são as vantagens da automatização do processo de cobrança e negociação: 

  • Aumento da produtividade;
  • Atendimento 24 x 7 por meio de bots; 
  • Possibilidade de atender diversos clientes simultaneamente;
  • Diminuição do tempo de espera dos clientes;
  • Integração da empresa aos hábitos e comportamentos dos consumidores modernos;
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Como automatizar o processo de cobrança? 

Toda empresa que faz esse tipo de processo deve contar com uma régua de cobrança, que,  nada mais é, do que a sistematização de todos os procedimentos que devem ser realizados. O objetivo dela é organizar as ações de cobrança de forma estratégica, evitando que o cliente se transforme em inadimplente.  

Hoje, as melhores soluções digitais presentes no mercado possibilitam que todo o processo de cobrança seja automatizado de forma automática, por meio das ferramentas disponíveis no sistema. Utilizando essas funções, o cliente realiza todos os processos de cobrança de forma automática. 

Quais meios de cobrança utilizar? 

Por meio dos canais digitais, a empresa pode enviar notificações de cobrança por SMS ou e-mail, tornando a comunicação com o devedor mais efetiva. Além da utilização da tecnologia de uma plataforma omnichannel, a empresa pode contar com recursos, como, por exemplo, um portal de negociação que facilita o acordo com o cliente e o pagamento de valores em aberto. 

Além disso, as soluções de automação podem trazer maior eficiência, reduzir a quantidade de retrabalho e dar suporte às métricas de uso. Confira abaixo os principais tipos de cobrança digital para implementar em um negócio: 

Chatbots 

chatbot é uma das principais ferramentas do atendimento automatizado da atualidade. O seu uso, que já apresentava crescimento nos últimos anos, disparou após a pandemia de Covid-19. Isso porque, essa é a solução mais eficaz para ampliar a capacidade de atendimento, com custos reduzidos e satisfação para os clientes.   

WhatsApp  

Por meio do atendimento via WhatsApp, uma empresa pode ter em mãos um canal excelente para se aproximar dos clientes. Tudo isso de uma forma conveniente, prática e instantânea, atingindo um público amplo, com baixo custo e eficiência. Afinal, somente no Brasil, o aplicativo de mensagem está instalado em cerca de 99% dos celulares e possui mais de 120 milhões de usuários.   

Além de ser uma ferramenta rápida e de acesso mais fácil, ela permite uma comunicação humanizada, bem como fazer simulações de pagamentos, negociações, além da diminuição do atrito entre a empresa e o cliente.  

Voicebot 

O voicebot permite automatizar todo o processo de cobrança, localização, abordagem, negociação e auditoria da sua operação. Tudo isso de forma humanizada e interativa. Dessa forma, os agentes humanos não precisam mais se preocupar com as tarefas repetitivas e previsíveis do processo de cobrança, podendo focar em assuntos mais complexos e com maior valor agregado. 

Portanto, o robô de voz pode atuar também na prevenção de atrasos de pagamento, realizando avisos e lembranças da data de pagamento, além de enviar segunda via de boletos. 

SMS 

O SMS é um dos canais mais velozes e de maior alcance que existem, além de ser um forte meio de cobrança para as empresas. Segundo uma pesquisa, mais de 90% das mensagens enviadas são lidas imediatamente após o recebimento e a taxa de retorno chega até 45%. Portanto, o envio de mensagens se enquadra como uma estratégia poderosa para sanar o problema de inadimplência.

Outra vantagem é que as mensagens por esse canal são mais diretas. Por isso, é comum o envio de código de barras de boletos para pagamento, segunda via de boletos e lembretes de data de vencimento de compra.

 



Conclusão 

Falar sobre cobranças de dívidas atrasadas e lembretes de pagamentos, realmente, é um assunto delicado para os negócios. O tema é muito comum na vida das empresas, porém, ainda recebe resistência por parte dos consumidores, gerando problemas para ambos.  

Para evitar esse tipo de situação, é preciso ampliar os canais de atendimento e deixar que o cliente escolha a melhor forma para negociar dívidas. Dessa forma, automatizar todo o processo de cobrança pode ser fundamental para ajudar uma empresa a aprimorar a sua comunicação com o cliente inadimplente, tornando-a mais personalizada e interativa. 

Para você entender qual solução pode funcionar melhor para a sua empresa, disponibilizamos uma demonstração instantânea, e exclusiva, para você. Não perca tempo e faça agora mesmo!