13. 07. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Inteligência artificial revoluciona a colaboração entre humanos e máquinas

Inteligência artificial revoluciona a colaboração entre humanos e máquinas

Empresas podem obter melhorias significativas com a inteligência artificial quando humanos e máquinas trabalham juntos de forma planejada.


Vivemos em uma era de grandes transformações, onde a inteligência artificial (AI) evoluiu ao ponto de desempenhar diversas tarefas de forma igual ou melhor do que humanos. Com isso, o mercado passa por uma mudança profunda semelhante à que ocorreu na revolução industrial. Agora, porém, o maior impacto das novas tecnologias está em complementar e potencializar as capacidades humanas, e não em substituí-las.

 

Uma pesquisa recente da Universidade de Harvard revelou que empresas que automatizam processos apenas com o intuito de substituir funcionários obtêm somente vantagens na produtividade de curto prazo. Os resultados mais significativos surgem quando elas passam a estudar como os humanos podem ajudar as máquinas e vice-versa de forma efetiva, para então redesenhar todos seus processos com essa visão.

 

Neste novo modelo de trabalho, cabem aos humanos três tarefas essenciais:

1) Treinar máquinas para executar determinadas funções;

2) Analisar, interpretar e explicar os resultados dessas atividades;

3) Garantir o uso seguro, correto e responsável das máquinas. Já as máquinas inteligentes ampliam nossas forças cognitivas; interagem com clientes e funcionários e aumentam nossas capacidades físicas para nos liberar para as tarefas de alto nível que só nós podemos executar.

 

Algumas atitudes devem ser assumidas para se colher as melhores vantagens da parceria entre humanos e máquinas. Entre elas, redesenhar processos de negócios incluindo a AI; cultivar as habilidades dos funcionários relacionados e coletar dados com responsabilidade. As respostas oferecidas então pelas soluções de AI podem ser customizadas após a análise e interpretação dos comportamentos de navegação/interação da base de clientes. Assim são construídos algoritmos mais eficientes e precisos. Quanto mais cedo essas atitudes forem adotadas, melhores serão os resultados em termos de velocidade, redução de custos, aumento de receitas e criação de valor para a marca e o negócio.

 

Longe de extinguir a necessidade de trabalho ou supervisão humana, a automação surge como uma importante estratégia para otimizar recursos. As vantagens serão colhidas por quem focar na reconstrução de seus processos de negócios e assim transformar suas operações, seus mercados e, principalmente, sua força de trabalho com a inteligência colaborativa. E essa revolução, é claro, também pode incluir o seu atendimento a clientes.

 

Com o Zaas, a Flex traz inovações em inteligência artificial que antes eram exclusivas dos laboratórios de tecnologia de grandes corporações para a realidade de pequenas e médias empresas. O Zaas é um Call Center na Nuvem, acessível e de fácil instalação, com atualizações em tempo real, integração completa entre suas equipes e integração de todos os canais de atendimento, analógicos e digitais.

 

Conheça mais sobre o Zaas, e peça uma demonstração. Ele pode ser aquela inteligência a mais que o seu negócio está precisando.