12. 09. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Experiência omnichannel: 3 elementos chave!

Experiência omnichannel: 3 elementos chave!

De acordo com a pesquisa All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 60 % do público já consome de forma híbrida. Portanto, mais do que nunca, as empresas precisam criar boas estratégias conversacionais para oferecer uma experiência omnichannel de verdade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue acompanhando este blog post.

Afinal, o que é a experiência omnichannel?

Antes de tudo, você precisa entender que oferecer uma experiência omnichannel, atualmente, é essencial para conquistar novos clientes e manter os mais antigos na base. Afinal, por meio dela é possível oferecer um atendimento de qualidade em todos os canais e, também, mapear os dados dos usuários em todas as suas interações.

Em outras palavras, ela permite antecipar e atender as expectativas da imensa maioria do público que valoriza experiências de compras mais significativas e  personalizadas.

O objetivo principal dessa abordagem é garantir que, independente dos canais escolhidos – online ou offline –  os clientes possam verificar preços, descontos, promoções,  pedidos etc., com total fluidez. Em suma, ela visa oferecer uma jornada de compra impecável.

No entanto, apesar da popularidade do omnichannel, atualmente poucos varejistas oferecem uma experiência completa e satisfatória para o cliente. Por isso, escolhemos 3 elementos chave que devem orientar uma estratégia de sucesso. Confira abaixo!

3 passos para criação da experiência omnichannel

Se você, ainda, não sabe por onde começar. Fique atento aos tópicos listados a seguir!

1) Consistência entre os canais 

As mensagens que você cria, em todos os pontos de contato, precisam ser coesas. Ou seja, é importante alinhar as informações, para não haver atrito de comunicação. Afinal, as pessoas esperam encontrar a mesma qualidade de atendimento em todos os canais.

Portanto, fique atento a esse ponto e verifique se o discurso que você utiliza, atualmente, está, de fato consistente.

2) Disponibilidade e conveniência 

Os clientes querem poder escolher quando e onde irão interagir com uma marca. Em outras palavras, eles querem encontrar todas as transações disponíveis e informações relevantes no canal certo, no momento certo.

Nesse sentido, quanto mais opções você oferece e quanto mais completo for o seu atendimento, melhor.  Os chatbots podem ser ótimos aliados nessas horas, uma vez que podem ser utilizados em diversas mídias, para muitas finalidades. Sem contar que possuem a capacidade de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3) Neutralidade 

Não significa somente fornecer o mesmo conteúdo em todos os canais. Trata-se de entendê-los como um todo, trabalhando-os para alcançar o mesmo objetivo. Por exemplo, podem haver canais que não estejam gerando vendas, mas que estejam orientando usuários em potencial para as lojas.

Por último, devemos lembrar que à medida que o número de canais aumenta, a responsabilidade de garantir a satisfação do cliente aumenta, também.

Por isso uma experiência omnichannel de sucesso requer uma estrutura digital completa. Ou seja, ferramentas estratégicas para auxiliar em todo o processo da jornada.  Aqui na Code7, nós temos o Módulo Omni que apresenta diversos recursos para tornar esse gerenciamento mais eficaz e preciso.

O que acha de saber mais detalhes sobre ele? Fale com um especialista da Code7 e saiba como podemos ajudar você!

Leia também:

 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]