21. 11. 2018 - Produzido pela Equipe da Code7

Perda de clientes no e-commerce: como evitar?

Perda de clientes no e-commerce: como evitar?

A perda de clientes no e-commerce é um problema recorrente para você ? Então, vem com a gente e descubra o que fazer para acabar com isso de uma vez!

Afinal, como ocorre a perda de clientes no e-commerce?

A perda de clientes pode ocorrer por diversos motivos. Mas, sobretudo, pela falta de atendimento adequado. Isso mesmo. Muitas empresas quando migram para a internet, ou iniciam um novo negócio on-line, não dão a devida atenção para os canais de contato. Ou seja, apenas, criam uma página e uma rede social para utilizarem como vitrine digital.

Na maioria das vezes, o processo de jornada de engajamento que o cliente vai percorrer até efetuar, de fato, a compra, não é pensado. Em outras palavras, o relacionamento com o consumidor, por incrível que pareça, é deixado em segundo plano por muitas organizações. O que é um erro.

Afinal, cada interação perdida é uma oportunidade de venda jogada fora, também. Toda vez que um cliente tenta entrar em contato e não consegue ter um retorno adequado, a reputação da marca é colocada em dúvida. Isso pode gerar um ciclo vicioso e afastar outros potenciais clientes.

O processo de criação de um e-commerce envolve diversas etapas. É preciso pensar no todo para garantir um atendimento satisfatório. Desde o contato inicial com o cliente, passando pelo momento da escolha do produto, do pagamento, da logística etc. Tudo precisa estar conectado e em harmonia.

👉Saiba como criar um e-commerce do zero aqui!

Por isso, é tão essencial buscar ferramentas para ajudar a otimizar essas etapas e fazer as integrações necessárias, para tudo ocorrer dentro do previsto.

Listamos 5 dicas para ajudar você a traçar novas estratégias de retenção no seu e-commerce.

perda de clientes e-commerce

5 dicas para melhorar a retenção de clientes no e-commerce

Então, confira, agora, as melhores ações que podem ser feitas para evitar a perda de clientes no meio digital!

1- Pense na jornada

Primeiramente, você precisa entender como o cliente chega até a sua loja e busca pelo seu produto. Ou seja, é necessário saber o comportamento do seu público, bem como os canais de comunicação mais utilizados por ele. Assim, será possível desenvolver um atendimento personalizado.

Portanto, faça uma pesquisa para conhecer o perfil dos seus clientes e mapeie todo o processo.

2- Transforme seus canais de comunicação em canais de vendas

Tudo é estratégia e você pode, sim, aproveitar os meios de comunicação para gerar mais conversão, sabia?

O WhatsApp, por exemplo, pode ser utilizado para intensificar as ações de relacionamento. Dessa forma, você pode enviar tanto informações importantes relacionadas a uma compra, por exemplo, quanto conteúdos que agreguem valor a sua marca. Mas, para isso é preciso utilizar a  versão profissional do app e saber construir as mensagens de forma inteligente.

Do mesmo modo, o Instagram, o Menssenger, o Telegram etc., podem ser utilizados para dar suporte nas vendas.

3 – Estruture seu funil de vendas e acabe com a perda de clientes no e-commerce

Lembre-se que você vai ter leads e clientes. Portanto, você precisa criar ações para atender as duas frentes. No funil de vendas, em especial, você vai precisar: atrair, engajar, converter e reter. Para isso, será necessário buscar ferramentas digitais que facilitem a criação das ações.

Ter uma plataforma omnichannel é essencial. Afinal, por meio dela, é possível gerenciar todos os contatos e, ainda, criar ações específicas para cada grupo de clientes.

4- Seja phygital

Aproveite o melhor do mundo físico e do digital. Se você possui uma loja convencional, faça a integração com a sua loja virtual. Ofereça possibilidades para o seu cliente comprar da melhor forma.

Quer um exemplo? O seu consumidor pode obter um produto via WhatsApp e retirá-lo no estabelecimento físico, sem nenhum problema.

Facilidades de acesso, como essas, geram comodidade e satisfação para o cliente.

👉🏻​ Varejo phygital: saiba tudo sobre essa tendência!

5- Monitore suas ações

Ter acesso a relatórios de desempenho do seu atendimento, é fundamental para traçar melhorias. Afinal, esses indicadores irão apontar onde estão os erros no processo de venda. ​😉​

Gostou das dicas? Então, bora colocar em prática!

Você pode executar todas essas estratégias em uma única plataforma, sabia? Isso mesmo, na plataforma Code7.  Fale com um especialista e saiba como podemos te ajudar.

Entre para a era do  comércio conversacional e acabe com a perda de clientes do seu e-commerce, agora mesmo.

Por fim, não deixe de conferir nosso blog. Por lá, você encontra diversos conteúdos para alavancar seu negócio no digital.

e-commerce Code7

Posts Relacionados

Televendas vai morrer! Saiba como migrar para o digital!

Você, ainda, prospecta clientes por telefone? Então, é melhor pensar em novas estratégias comerciais. Afinal, a televendas vai morrer e se a sua empresa não quer ir junto, é melhor começar a migrar para o digital hoje mesmo!  Não sabe por onde começar? Então, já salva este conteúdo. Vamos mostrar como você pode fazer essa […]

6 Dicas para personalizar chatbot no WhatsApp

Os chatbots vieram para ficar. Os usuários podem falar com eles a qualquer momento, sem filas de espera, e isso transforma o atendimento digital em uma experiência melhor. E ter essa ferramenta no WhatsApp, ou seja, na plataforma que 80% dos brasileiros usam para se comunicar, é necessário para todas as empresas! Mas, desde a […]

8 motivos para ter um chatbot no varejo

Já pensou em reforçar o seu time de atendimento com a ajuda de um robô? Pois saiba que, atualmente, isso é possível. O chatbot no varejo pode ser utilizado de diversas maneiras para impulsionar os negócios e otimizar o relacionamento com os clientes.  Quer conhecer os principais motivos de utilizar um bot ? Então, acompanhe este […]