29. 06. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

Como vender todos os dias na internet?

Como vender todos os dias na internet?

Você possui uma loja no meio digital? Então, certamente, em algum momento, já deve ter se feito a seguinte pergunta: como vender todos os dias na internet? ?Esse é o desafio da maioria dos gestores. Afinal, não é fácil construir uma jornada de compra que leve à conversão no ambiente on-line.  

Mas, a verdade é que adotando as ferramentas certas, é possível facilitar esse percurso e deixar tudo mais fluído. No blog post de hoje, vamos te dar dicas valiosas para você alcançar bons resultados na web. Vem com a gente!  

10 dicas para vender todos os dias na internet   

O mercado de e-commerce está em alta. Prova disso, é uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que aponta um crescimento significativo do setor, neste ano de 2023. Segundo o estudo, as lojas on-line terão um faturamento de R$ 185,7 bilhões. A tendência é que, nos próximos anos, esses números cresçam, ainda mais. ? 

Por isso, se você quer fazer parte dessa expansão, precisa investir em boas práticas para otimizar as suas vendas, o quanto antes. Não sabe por onde começar? Então, confira a lista que preparamos, logo abaixo.  

Dica 1 – Conheça o seu público   

Pode parecer clichê, mas saber com que você está falando é essencial para estabelecer o perfil do cliente ideal. Afinal, é a partir dele que você vai definir a linguagem que será utilizada, bem como os canais de contato que serão adotados. Portanto, não deixe essa etapa de lado. Faça pesquisas e procure saber quais são as preferências, as dores e as principais características do seu público. Dessa forma, será possível criar ações direcionadas e que geram maior conversão.  

Dica 2 – Tenha canais de vendas bem definidos   

Atualmente, você diversifica as opções de compra para os seus clientes ou restringe a um só canal? A internet é um ambiente dinâmico. Nesse sentido, oferecer mais de um meio de contato, é importante para atender às preferências dos usuários. É claro que tudo vai depender do perfil dos consumidores da sua marca. Porém, quanto mais facilidade você proporcionar no momento de compra, melhor.  

Hoje, é possível transformar as redes sociais, por exemplo, em canais de vendas potentes. Basta utilizar as ferramentas certas.   

Dica 3 – Invista no bom atendimento ao cliente  

A experiência de compra passou a ser fator decisivo no mercado. Portanto, além de você ter os canais de vendas bem definidos, é necessário oferecer um atendimento integrado. Ou seja, omnichannel. Desse modo, você consegue proporcionar uma experiência fluída para os clientes em qualquer canal.  

?Descubra como criar um atendimento omnichannel do zero aqui.  

Dica 4 – Utilize um chatbot e ofereça atendimento full time   

Ao contrário do mundo físico, o virtual não “fecha”. Isso quer dizer que a sua empresa precisa estar disponível o tempo todo, 24h por dia. A melhor forma de fazer isso, não é contratando mais pessoas, mas automatizando o seu atendimento.   

Com um chatbot, é possível atender diversos consumidores, ao mesmo tempo, a qualquer hora. Sem contar que você consegue otimizar várias etapas da jornada de compra. Exemplo: pagamentos, acompanhamento do pedido, lembretes de carrinhos abandonados etc. Todas essas informações, podem ser fornecidas via robô, de forma humanizada. Portanto, não deixe de investir nessa ferramenta! Faça, agora mesmo, o seu bot de GRAÇA! 

case - vender todos os dias

Dica 5 – Aposte no ChatGPT e venda todos os dias  

Você pode intensificar o desempenho do seu bot, fazendo a integração com o ChatGPT. Desse modo, você consegue ampliar o repertório de conteúdo do seu robô e criar conversas mais engajadas. Além disso, pode utilizá-lo em outras aplicações, fazendo integrações com sistemas de agendamentos e serviços, por exemplo. Saiba outros detalhes aqui!  

Dica 6 – Tenha acesso à relatórios   

Como foi dito anteriormente, a qualidade do atendimento impacta, diretamente, nas vendas. Por isso, mensurar o desempenho de cada estratégia é fundamental. 

Então, a dica é: dê preferência por soluções que disponibilizem relatórios personalizados. Assim, você poderá filtrar os dados que desejar, conforme os períodos selecionados, e traçar ações para melhorar a jornada do cliente.   

Dica 7 – Construa bons argumentos 

Que tipo de narrativa você constrói com seu cliente? O modelo de conversa que você estabelece, é essencial para fazer o usuário realizar determinada ação. Portanto, mesmo que você automatize as suas mensagens, não deixe de pensar na estrutura das frases que o seu bot irá dizer. Seja cordial e busque sempre priorizar a fala do cliente. 

Afinal, cada consumidor possui uma necessidade específica. Por isso, é tão importante personalizar cada atendimento para conseguir atender às expectativas de quem está do outro lado da tela. 

Dica 8 – Não esqueça do pós-venda   

Melhor do que fazer uma venda, é reter o cliente na sua base e transformá-lo em um “lovemark”. Ou seja, em um defensor da sua marca. Mas, para isso, você precisa investir no seu pós-venda. Manter um relacionamento saudável, com o consumidor, faz toda a diferença. Além de criar confiança, você estabelece um vínculo afetivo e faz com que aquele cliente se sinta especial.    

Com o nosso construtor de jornadas digitais, o Journey Builder, é possível acompanhar o cliente em todas as fases. Conheça a ferramenta aqui.  

Dica 9 – Esteja sempre presente   

Não deixe de investir no marketing. Você precisa aparecer para os seus clientes e existem diversas maneiras de fazer isso. Uma delas, é investindo na estratégia de WhatsApp Marketing, já ouviu falar? Trata-se de um conjunto de práticas que visa prospectar, converter, encantar e reter o público, utilizando recursos, exclusivos, do app.   

Mas, para isso é necessário obter uma conta no WhatsApp Business API. Quer saber como implementar essa ferramenta no seu e-commerce? Acesse a nossa página e descubra.   

Dica 10 – Fique de olho nas tendências   

Se tem algo que muda o tempo todo, é o meio digital. Sempre tem alguma novidade surgindo. Por isso, a última dica é: fique de olho nas tendências. O mercado digital está vivendo a era conversacional, na qual as conversas estão sendo mediadas, principalmente, por meio dos aplicativos de mensagens. Portanto, aproveite esse momento para criar interações dinâmicas e continue estudando para inovar sempre no atendimento e nas vendas.  

Seguindo os passos acima, certamente, você terá mais facilidade para vender todos os dias na internet. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, fale com um Falar com vendas 

Juntos, podemos transformar o seu e-commerce em um ímã de vendas! ? 

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]