7. 07. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Como gerar mais vendas com o bot do WhatsApp?

Como gerar mais vendas com o bot do WhatsApp?

Já pensou em ter um bot do WhatsApp ajudando você a conseguir mais clientes, fechando vendas e resolvendo problemas? Hoje, isso já é possível, graças a tecnologia ?? . Inclusive, diversas empresas já estão investindo nessa estratégia para se destacarem no mercado.  

Chegou a sua vez de melhorar a performance do seu negócio no ambiente on-line. Então, acompanhe esse blog post e saiba como utilizar esse recurso a seu favor. 

Leia também:

Por que investir no WhatsApp? 

via GIPHY

De acordo com o último relatório da We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp é a rede social mais utilizada no Brasil. Estima-se que 96,4% dos brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas, diariamente. O que corresponde a 165 milhões de pessoas. Bastante, né?  

Seja para se comunicar com amigos e familiares, se informar sobre produtos ou serviços, saber das notícias… o fato, é que o app é o meio de comunicação mais popular no Brasil, atualmente.  

Ou seja, os dados comprovam que investir nesse canal é fundamental para gerar, ainda mais, engajamento com os clientes. 

Mas, o que é necessário para vender com um robô pelo WhatsApp? 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o WhatsApp possui 3 versões distintas. Cada uma delas, é destinada para uma finalidade específica. Confira!  

✅ WhatsApp Pessoal: é a versão gratuita e mais comum de ser encontrada. Por meio dela, é possível enviar mensagens de texto e voz, fazer videochamadas, enviar imagens e muito mais! 

✅ WhatsApp Business: é o modelo destinado a contas comerciais. Esse formato, também, é gratuito. Com ele, é possível criar catálogos, etiquetas com horário de funcionamento, entre outros. 

✅ WhatsApp Business API: é o formato pago, mais completo e profissional do mercado. Essa versão, permite a utilização de um único número para vários atendentes, a automatização das mensagens etc. Em outras palavras, é dele que você precisa ter para vender via bot.  

E como funciona a API do WhatsApp? 

O grande diferencial da API do WhatsApp é que ela permite a integração entre sistemas. Nesse sentido, você pode conectá-la a CRMs, softwares de cobranças, chatbots e muito mais. Ou seja, apenas, com essa versão, é possível potencializar os resultados e ter um gerenciamento de contatos mais eficaz.  

E tem mais! Para o seu cliente final, a experiência de uso não muda. Em outras palavras, ele não consegue identificar qual versão do app você está utilizando. Portanto, todo processo de engajamento flui de forma natural. O que é ótimo! 

Então, primeiramente, você precisa desse modelo para começar a vender, de verdade, com o bot no aplicativo, ok? 

bot do WhatsApp API

Quais são os benefícios de utilizar um bot? 

Você pode ter muitos GANHOS ao optar por esse recurso extra. Olha só!  

  • Maior alcance  

Sem dúvida, contratar mais pessoas para realizar atendimento, pode ser muito caro. Mas, a verdade é que você pode ter, apenas, um bot para realizar o trabalho de uma equipe inteira. Ou seja, você consegue escalar a sua comunicação com a ajuda de um assistente virtual. Demais, né?  

  • Retorno mais ágil  

Ao inserir um bot, na jornada de compra dos clientes, você irá promover interações instantâneas. Dessa forma, o tempo de resposta de cada conversa, será rápido. Logo, aquela fila de espera por atendimento, tende a sumir!  

  • Personalização  

O atendimento via bot, permite que diversos dados possam ser coletados, logo no primeiro contato. Inclusive, o nome do cliente. Isso facilita a customização das conversas.  

Contudo, esse processo pode ser, ainda mais, intensificado com a adoção da inteligência artificial. Por meio dela, é possível reconhecer a intenção de busca do usuário com mais agilidade. O que contribui para o desenvolvimento de diálogos mais humanizados e conectados. 

  • Melhor experiência do cliente  

Se a maioria das pessoas utilizam o WhatsApp, diariamente, com certeza elas preferem ser atendidas por esse meio de comunicação, também. Portanto, ao aderir a esse recurso, você tende a melhorar a experiência do cliente naturalmente. 

bot do WhatsApp perfeito

5 dicas para vender com o bot do WhatsApp 

Agora que você já viu os principais benefícios do bot do WhatsApp, vamos às dicas para turbinar as vendas!  

  1. Faça captação de leads: não deixe os visitantes do seu site escaparem. Você pode integrar o bot do WhatsApp na sua plataforma e começar um relacionamento com os seus leads em tempo real. Dessa forma, você consegue pegar dados importantes e aumentar sua base de contatos
     
  2. Realize abordagens proativas: você pode nutrir seus leads com conteúdos relevantes, cupons de descontos, promoções e muito mais. Além disso, o bot pode ser utilizado para lembrar os consumidores sobre os itens esquecidos no carrinho de compras.
     
  3. Faça vendas automáticas: você pode acelerar as vendas e a tomada de decisão dos clientes, enviando fotos dos produtos, bem como link de pagamento. Isso, sem nenhuma intervenção humana. Ou seja, é possível inserir a opção de autoatendimento e proporcionar mais comodidade para o seu público.
     
  4. Ofereça atendimento 24/7: as pessoas possuem rotinas diferentes, isso é fato. Mas, elas desejam ser atendidas a qualquer momento. Nem sempre é fácil disponibilizar uma equipe física para realizar esse trabalho. Contudo, com o bot do WhatsApp, você pode oferecer atendimento em tempo integral. Assim, você não perde nenhuma venda. 
     
  5. Colete feedbacks: entender os desejos e anseios dos clientes, é primordial. Afinal, só assim, é possível identificar gaps na jornada de compra e traçar melhorias, não é? Pois, saiba que com o bot, pegar essas informações fica muito mais fácil. Tudo é feito de forma automática. Bem legal, né?  

Em suma, invista no relacionamento com os clientes. Isso, certamente, irá trazer bons resultados. 

Por fim, caso queira saber mais detalhes sobre o bot do WhatsApp, Falar com vendas. Ajudamos você a estruturar a sua comunicação no aplicativo mais amado do Brasil. 

Bot WhatsApp fazer


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]