20. 10. 2022 - Produzido pela Equipe da Code7

Comércio varejista: confira as principais tendências para 2024

Comércio varejista: confira as principais tendências para 2024

Reunimos as principais tendências para o comércio varejista, em 2024. Saiba como a sua empresa deve se preparar para ter um ano próspero.

A maneira como as pessoas compram e interagem com as marcas mudou e continua em processo de transformação constante. A pergunta que fica é: o seu varejo está preparado para ser competitivo no mercado atual?

No conteúdo de hoje, vamos mostrar como você pode ficar à frente da concorrência e se antecipar às mudanças que ainda estão por vir, de forma estratégica.

Já clica para salvar este post e confira as principais tendências do varejo para o próximo ano.?

Afinal, como as pessoas estão comprando?

Entender o comportamento dos consumidores, sem dúvida, é um dos primeiros passos para saber qual caminho seguir. Afinal, quais critérios as pessoas estão utilizando para realizar suas compras? Como o varejo físico e on-line estão coexistindo em plena era digital?

Pensando em responder essas e outras perguntas, a Opinion Box realizou uma pesquisa e trouxe uma perspectiva do setor para o próximo ano.

Logo de início, o levantamento traz dados relacionados à preferência do modelo de consumo. Olha só!

  • 46 % dos entrevistados preferem comprar em lojas on-line;
  • 18% em lojas físicas;
  • e 36% não abrem mão de um formato em razão do outro.

Os números comprovam que, embora as compras pela internet estejam liderando a preferência dos brasileiros, o formato híbrido, também, segue forte

Portanto, as marcas precisam, mais do que nunca, criar ações para atender as expectativas dos clientes em todas as esferas. 

Continue acompanhando nosso conteúdo e confira outros insights mostrados nesse estudo. Prepare-se para crescer em 2024. ?

Quais as principais tendências digitais para o comércio varejista em 2024? 

Veja o que está em alta e promete continuar no próximo ano.

#insight 1 – Comportamento Omnichannel

Segundo o levantamento apresentado pela Opinion Box, as pessoas estão cada vez mais adaptadas a consumirem de forma omnichannel. Ou seja, 70% gostam que lojas físicas e online estejam integradas para terem uma experiência completa. 

Entre as estratégias mais utilizadas pelos consumidores, destacam-se:

  • pesquisa de preço na loja online e compra na loja física (ou o contrário);
  • compra online e retirada presencial;
  • compra na loja física e entrega em casa;
  • compras em caixa self-checkout; 
  • entre outros.

Diante desse cenário, as marcas deverão continuar construindo uma comunicação consistente, em todos os pontos de contato, para não perder clientes.

varejo phygital

#insight 2 – Marketplaces

Os  marketplaces continuam crescendo! ?Entre os mais de 2 mil consumidores entrevistados, 90% disseram ter o hábito de comprar nesses locais. Ou seja, em plataformas online que fazem a venda de produtos de uma rede de lojistas.    

Em suma, 72% revelaram consumir nesses espaços por ter uma variedade de vendedores e marcas cadastradas.  
Então, se você possui ou está pensando em criar uma loja virtual, já pode pensar na possibilidade de se associar a um marketplace, ok?  

#insight 3 – Social commerce

Pega mais essa tendência. ?O social commerce, que se refere às marcas que utilizam as mídias sociais para venderem seus produtos e serviços, segue em alta. De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados gostam de fazer compras pelo Instagram. Além deste canal, destacam-se:

– Facebook, com 33%;
– Youtube, com 20%;
– e TikTok, com 10%.

Contudo, não podemos esquecer do WhatsApp. Afinal, uma outra pesquisa, intitulada Panorama de Vendas, aponta que o app é utilizado por 86% das empresas, como principal meio de comunicação dos vendedores do país.

Portanto, se você ainda não investe nesses pontos de contato, é melhor repensar a sua estratégia. Mais do que gerar engajamento, eles podem ser utilizados como canais de vendas.?

#insight 4 – Live commerce  

As lives cresceram no mercado durante a pandemia de Covid-19, lá em 2020. O formato arrebatou milhões de espectadores e gerou muito entretenimento. Afinal, cantores, influenciadores e artistas em geral, encontraram um meio de interagir com as pessoas em tempo real. O que foi ótimo!   

O mais legal é que esse formato se estendeu ao meio comercial e ganhou um novo objetivo: vender. Atualmente, muitas marcas já fazem lives para potencializar as vendas e 42% dos consumidores disseram já ter comprado algo durante esse tipo de transmissão.   

Embora, alguns segmentos, como o de vestuário e educacional, tenham gerado melhores resultados, a tendência é que tudo passe a ser vendido por meio das lives, de agora em diante. ?Saiba mais sobre esse formato de venda aqui!

#insight 5 – Personalização da experiência

Já printa esse dado para não esquecer. Afinal, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. 

Portanto, a personalização da experiência continua sendo fundamental para atrair, converter e fidelizar os clientes. Em meio a concorrência, será preciso buscar alternativas para encantar o público, transmitir valores e construir relacionamentos reais.   

Em outras palavras, você deverá utilizar os dados coletados da sua base, de forma inteligente, para oferecer bons conteúdos, ofertas customizadas e muito mais.  

Sobre os canais que as pessoas preferem se relacionar com as lojas, destacam-se: WhatsApp (63%), Chat on-line (46%), e-mail (29%) e telefone (28%).

#insight 6 – Tecnologia no processo de compra  

Os consumidores estão mais conectados do que nunca. Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 79% concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra. Embora, eles não conheçam muitas ferramentas, eles acreditam que as inovações podem otimizar diversas etapas. Ou seja, a tecnologia pode ser empregada como uma facilitadora do comércio eletrônico e físico.    

Dentre os recursos apontados como mais utilizados, destacam-se: QR Codes; Carteiras digitais para pagamentos; Chatbots; Provadores virtuais e Realidade aumentada ou virtual.   

Portanto, fique atento a essas ferramentas e procure incrementá-las em suas jornadas de compra.  

Como se antecipar e se adaptar às tendências?  

Como você pode notar, 2024 será um ano de muitas oportunidades. Afinal, será possível criar diversas estratégias integrando o meio físico com o digital.  

Por isso, separamos algumas dicas para você se antecipar e começar essa adaptação às novidades, agora mesmo. Confira!   

Estruture os canais digitais
Primeiramente, você precisa estruturar os seus canais digitais. Quais são os pontos de contato existentes na sua empresa, atualmente? WhatsApp, Instagram, Messenger do Facebook… É importante você fazer esse mapeamento e, ainda, verificar quais são os mais utilizados.   

Dessa forma, será possível traçar ações específicas para cada um deles e, sobretudo, promover uma  integração. Ao manter uma conexão entre eles, você vai conseguir oferecer uma experiência mais fluida para o seu público.  

Invista em uma plataforma conversacional  
Você deve estar pensando: como vou conectar todos os meus canais de atendimento, certo? Pois bem, para isso você precisa ter uma plataforma conversacional, ou seja, uma interface omnichannel. Assim, será possível centralizar toda a sua comunicação, em uma única tela, e ter uma gestão de atendimento mais eficaz.   

Além disso, ao obter esse tipo de ferramenta, você tem acesso a relatórios completos e pode mensurar o desempenho de cada campanha realizada nas diferentes mídias.  

Aposte na Inteligência Artificial (IA) Generativa
ChatgGPT surgiu para revolucionar a comunicação no mundo virtual. Hoje, muitas empresas já estão utilizando essa inovação na produção de conteúdo e no atendimento ao cliente. Afinal, por meio dela é possível otimizar e personalizar várias etapas do processo de compra, via chatbot, URA etc. Portanto, não deixe de introduzir esse tipo de IA na comunicação do seu varejo.

curso ChatGPT

Enfim, o que não faltam são opções de crescimento. Então, se você quer começar 2024 de forma promissora, conte com a Code7. Aqui, nós temos uma Plataforma de Comunicação Completa que pode simplificar todas as etapas de compra do seu varejo. Desde a prospecção até a venda.  Fale com um especialista e saiba mais detalhes.

Faça a diferença na sua área de atuação e seja visto pela sua audiência! ? 

Leia também:  

Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]