26. 01. 2023 - Produzido pela Equipe da Code7

5 erros que atrapalham suas vendas on-line

5 erros que atrapalham suas vendas on-line

As vendas on-line estão em baixa por aí? Os clientes olham e pesquisam seus produtos, mas não concluem a compra? ? Sinal de que você precisa pensar na estrutura dos seus canais digitais. Afinal, uma simples falha de comunicação, no processo de compra, pode atrapalhar toda a jornada da sua audiência.  

Quer entender o que pode estar dando errado na sua operação? Então, continue a leitura e venha fazer essa análise com a gente! 

Por que não consigo vender on-line? 5 erros  

Com certeza, em algum momento da sua gestão, você já deve ter feito essa pergunta, não é?  

Manter a constância nas vendas on-line é, de fato, um desafio. A concorrência na web é grande. Contudo, às vezes, uma simples iniciativa pode otimizar esse processo e gerar mais lucros.  

Veja a seguir, 5 erros que atrapalham suas vendas on-line e comece a mudar, agora mesmo!  

1- Site lento e confuso 

O primeiro erro que pode estar afetando as suas vendas on-line, é o seu site. Você já verificou a velocidade de carregamento, bem como a disposição das informações?  

É importante ficar atento a esses itens, pois um site lento e confuso pode prejudicar a jornada de interação dos seus leads e fazer com que eles desistam da compra.   

Imagine entrar em um site e não conseguir realizar uma pesquisa de produto, por exemplo. Simplesmente, por causa de “bugs” no sistema ou pela falta de clareza dos dados? Seria horrível, né?  

Portanto, invista na usabilidade e fique atento à parte técnica do seu site.  

2- Experiência omnichannel inexistente  

Antes de tudo, se você possui uma marca na web, precisa ter uma boa estratégia conversacional. Ou seja, disponibilizar pontos de comunicação convergentes. Não adianta você ter um site e uma rede social, por exemplo, se o seu usuário não consegue ter uma experiência fluída e unificada.  

Nesse sentido, é essencial garantir a constância em todos os canais. Em outras palavras, fazer com que o atendimento seja coeso, sem atritos e fricções, independente da mídia utilizada pelo seu público. Ser omnichannel é fundamental! 

?Quer saber a diferença entre atendimento multicanal e omnichannel? Acesse nosso blog post!  

3- Horário de atendimento restrito  

Você possui atendimento full time na sua empresa? Hoje, os usuários possuem hábitos distintos de compras. Por isso, oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, é imprescindível. Se você não está fazendo isso, sem dúvida, está perdendo vendas. ?  

Mas, você pode mudar essa realidade com a adoção de chatbots. Ao automatizar suas conversas, de forma humanizada, é possível atender com muita qualidade e o melhor: o tempo todo.  

? Saiba mais sobre os bots aqui!  

4- Canais digitais inexplorados, também, atrapalham as vendas on-line  

Será que você atua nos canais digitais certos? É fundamental fazer essa análise, pois, atualmente, o que não faltam são opções de plataformas para você explorar. Entender onde está a sua audiência é decisivo para você determinar quais canais digitais serão utilizados. Assim, será possível criar ações mais direcionadas.  

Um exemplo de estratégia de vendas on-line, é o  live commerce. Trata-se de um formato de comunicação que permite uma interação maior com o cliente, por meio de uma transmissão ao vivo.  

5- Falta de personas definidas  

Outro problema latente, que afeta as vendas on-line, é a falta de personas definidas. Ou seja, aquela personificação dos seus potenciais clientes.  

É essencial, mapear, não apenas, a faixa etária e a região, na qual se encontram os seus clientes. Mas, também, os gostos, as necessidades e os anseios deles. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais completa a respeito das pessoas, com as quais deve interagir, e passa a ser mais assertivo nas abordagens.  

Até aqui você viu quais erros podem estar prejudicando o desempenho das suas vendas on-line, certo? Agora, chega de falar de problemas. Veja a seguir, as principais tendências do setor e prepare-se para ter um ano promissor.

dúvidas sobre redes sociais

3 tendências de vendas on-line para você ficar atento!  

Se você quer ampliar o número de consumidores da sua marca e se consolidar, no mercado de e-commerce, já tira print dessas tendências.  

A Opinion Box e a Dito se uniram para realizar uma pesquisa sobre as tendências do varejo, em 2023. Olha só quantos insight bacanas saíram! ?   

1- Personalização e exclusividade  

Conforme os dados apresentados, 72% dos consumidores esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses.    

Ou seja, a personalização da experiência surge como uma necessidade urgente, neste ano. Sendo assim, aquelas empresas que desejam construir relacionamentos reais com os clientes, deverão investir em ações que superem as expectativas e gerem encantamento.  

2- Social Commerce  

O social commerce ou comércio social, também, chega com força total. Segundo a pesquisa, as mídias sociais deverão ser utilizadas, ainda mais, para vender produtos e serviços. Afinal, grande parte da população está conectada a, pelo menos, um tipo de rede.  

De acordo com o levantamento, atualmente, as mais populares são: WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok. Então, dê uma atenção a mais para esses meios. #ficadica 

Você pode começar obtendo o seu WhatsApp profisisonal, por exemplo. Afinal, o app é um dos mais queridinhos dos brasileiros e está na palma da mão de milhões de pessoas. 

3- Omnicanalidade  

Outra tendência que promete se consolidar, ainda mais, em 2023, é a omnicanalidade. Segundo o relatório, 84% dos entrevistados informaram que gostam quando lojas físicas e on-line estão integradas.  

Portanto, se você possui esse formato de empresa, que atende tanto de forma presencial, quanto digital, precisa investir em estratégias omnichannel. Assim, poderá unificar os pontos de contato da sua marca e centralizar a comunicação.  

 Ser phygital é o grande SEGREDO!  

vendas online e omnichannel

?Quer ficar por dentro de mais tendências? Acesse o blog post “Tendências digitais para o varejo em 2023” e confira todas as projeções para este ano! ?  

Dicas extras! (bônus que fala, né? ?)  

Antes de encerrar, separamos algumas diquinhas extras para ajudar você a turbinar, ainda mais, as vendas on-line da sua empresa. Anota aí!  

?Foque no relacionamento: vender é importante, mas manter um relacionamento ativo com a sua base é mais. Afinal, a partir do momento que você transmite segurança para os consumidores, você tem mais chances de convertê-los e retê-los.  

? Use a prova social: construa cases de sucesso e solicite depoimentos, aos seus clientes, para divulgar nos canais de comunicação da empresa. Isso, certamente, irá aumentar a autoridade da sua marca no mercado.  

? Estimule a compra recorrente: dependendo do produto/serviço que você vende, é possível criar réguas de comunicação recorrentes, para manter o cliente fidelizado com a sua empresa.  

? Mantenha sua empresa em sincronia: as ferramentas digitais são ótimas para estruturar, não apenas, a comunicação externa, mas os processos internos, também. Portanto, busque por fornecedores que atendam às necessidades da organização de forma completa. 

No mais, conte com a gente para fazer a diferença na sua empresa. Conheça a plataforma Code7 e saiba como podemos te ajudar a crescer de verdade. Temos diversos recursos à sua disposição.  

Leia também:


Posts Relacionados

Matrícula escolar: como automatizar com um chatbot?

Simplifique o processo de matrícula escolar da sua instituição de ensino. Conheça todo o poder do chatbot de atendimento.

Tecnologia na educação: 7 exemplos de uso

Saiba como utilizar a tecnologia na educação de forma estratégica e reinvente o relacionamento entre alunos e professores, na sua instituição de ensino.

Experiência do paciente: o que é e como melhorar?

Saiba como melhorar a prestação de serviços, na área da saúde, focando na experiência do paciente.  Descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. O atendimento de qualidade é um dos itens mais valorizados na era digital. Independente do serviço oferecido, uma coisa é certa: as pessoas querem ser bem tratadas.  No [...]